TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zooterapia

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

O objetivo deste nosso desafio profissional foi o de se desenvolver um trabalho contemplando uma classe de alunos onde teremos como foco para dar prosseguimento a ele, três alunos, dos quais dois possuem problemas comportamentais e um dificuldades de aprendizagem.

Em razão disso a orientação foi utilizar a terapia assistida por animais como ferramenta para estimular e despertar nos alunos valores como responsabilidade, generosidade, equilíbrio emocional e principalmente respeito por todos os seres vivos.

A interação das crianças com os animais na escola estimula e motiva a aprendizagem, instiga o aluno a buscar conhecimento sobre seus hábitos, alimentação e comportamentos, permitindo que se fortaleça sua autoconfiança e socialização, gera também uma troca de conhecimentos entre eles (alunos), pois cada um trará “na sua bagagem” experiências que serão compartilhadas no grupo, gerando assim um novo conhecimento.

Nosso primeiro passo foi fazer uma vasta pesquisa na internet sobre a Terapia assistida por animais, tendo em vista que ela tem se destacado como grande coadjuvante para melhorar as relações interpessoais.

Com a intenção de demonstrarmos como os animais podem ser nossos aliados para obtermos resultados positivos numa intervenção pontual, selecionamos uma matéria que demonstra com clareza os processos de sua utilização e eventuais benefícios terapêuticos.

De acordo com McNICHOLAS, COLLIS (2000), os animais podem agir como poderosos catalisadores sociais, facilitando o contato social. Este efeito é igual em diversas localidades e com animais e donos diferentes na aparência.

Endereço da página na internet que apresenta a terapia assistida por animais

https://www.youtube.com/watch?v=9tIxQrGr2JQ

Objetivos da terapia assistida por animais na página pesquisada É um procedimento terapêutico que tem como objetivo promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social do indivíduo através de sua interação com o animal, promovendo uma qualidade de vida melhor.

Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais Muito favoráveis em sua maioria, pois o funcionamento da terapia tem ótimos resultados. Porém alguns profissionais na área da saúde alertam que o animal deve estar limpo e em perfeita saúde para não transmitirem nenhuma doença.

Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais Benefícios: eficaz no desenvolvimento cognitivo, da socialização, autoestima e do comportamento, porém deve-se atentar para as condições de saúde do animal que será utilizado e analisado se não há fobias, aversões ou alergias por parte de quem estará recebendo a terapia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com