TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zooterapia

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Curso de Pedagogia-Licenciatura

Polo (Dr. Armando Pannunzio)

Disciplinas: - Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem

 - Redes Sociais e Comunicação

DESAFIO PROFISSIONAL

Projeto de Intervenção Pedagógica a partir da Zooterapia

Adriana Bueno Ribeiro Lopes –RA 2813836752

Camila Faustino de Toledo – RA 2865961575

Eliene Neves da Silva Domingues – RA 2872899947

Kátia Nogueira – RA 2816739108

Lauren Suelen Martins Machado – RA 2856909237  

                   Sorocaba – SP,  2015[pic 2]

INTRODUÇÃO[pic 3]

Esse trabalho tem a finalidade de mostrar a importância de estarmos abertos a novos conceitos na forma de aprendizagem dos alunos. Analisa a terapia com utilização de animais como instrumento facilitador para a aprendizagem, e convivência. Veremos que a terapia assistida por animais (TAA), é usada como método de ensino, onde animais e alunos, em sala de aula ou em seu ambiente familiar, interagem a fim de promover um melhor desempenho escolar e pessoal.

 

A Zooterapia, é uma ciência que visa estuda a interação do aluno com o animal, sob o ponto de vista terapêutico e educacional.

Esse método, começou a ser usado, no final do século 19, na Bélgica, quando médicos perceberam que pacientes, que sofriam de algum distúrbio psicológico, passavam a se socializar melhor após o convívio com os animais. No Brasil,  em 1950, a professora Nilse da Silveira, - célebre psiquiatra e psicoterapeuta – começou a tratar pacientes com cães e gatos, batizando esses animais de coterapeutas.

Animais podem ser usados em escolas para que os coordenadores e profissionais de psicologia possam melhorar sua comunicação com alunos que têm alguma dificuldade de aprendizado e até mesmo socialmente. Aqui no Brasil, já existem alguns grupos que vão até a escola para auxiliar neste processo e ensinando também a posse responsável (Projeto VidadeCão nas escolas, Dra. Silvia Parisi e projeto Zooterapia em São Roque).

                                                        “Há uma grande semelhança entre as relações das crianças e dos homens primitivos com os animais. As crianças não demonstram sinais de arrogância que faz com que os homens civilizados adultos tracem uma linha rígida entre a sua própria natureza e a de todos os outros animais. A criança não tem escrúpulos em permitir que os animais se classifiquem como seus plenos iguais.” Sigmund Freud.


Postagem sobre a TAA ( Terapia Assistida por Animais)

http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2012/04/zooterapia-ajuda-no-tratamento-de-criancas-e-adultos-no-interior-de-sp.html

Objetivos da terapia assistida por animais (TAA) na página pesquisada

 - Desenvolver habilidades a partir da relação com cavalos, beneficiar aqueles alunos que possuem dificuldades de aprendizagem, apresentam dislexia, déficit de atenção, e problemas de comportamento. Esse método, utiliza exercícios que desenvolvem habilidades tais como memória, percepção e atenção.

 - Despertar no aluno o aspecto da higiene pessoal, por meio da escovação dos cavalos, seguindo uma rotina de limpeza.

Principais comentários, dos internautas em relação a terapia Assistida por animais (TAA)

 

... esse tipo de tratamento são geralmente realizados por Terapeutas Ocupacionais... inclusive por se tratar de crianças com déficit de atenção ... autistas... e com falta de concentração ...

                                                   Lorrayne Perdigão

...é incrível como um animal faz diferença para o estado de espírito de qualquer um, com sua simples troca de afeto e atenção com a gente. Esse trabalho é lindo, e sempre leio e ouço falar que dá uma diferença enorme no ânimo das crianças, e de idosos, em tratamento.                                       Barb Wire

Principais benefícios, riscos, ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais (TAA)

Toda prática zooterapêutica, agrega fatores psicológicos, físicos,e sociais aos seus beneficiados.Na questão pedagógica, pode–se destacar a melhorada socialização dentro e fora do ambiente escolar, a redução da depressão, da ansiedade, e da solidão, o desenvolvimento da concentração, motivação para a realização de atividades, inclusão, e melhora nas capacidades motoras, sensorial e cognitiva, auxilio no ensino-aprendizagem de disciplinas curriculares, educação comunitária, desenvolvimento do senso de responsabilidade e respeito, incentivo á curiosidade e á criatividade,

Dentre inúmeros outros benefícios, que dependerão também da atividade a ser realizada, fato que justifica importância do planejamento prévio, de acordo com o público a ser atendido, e os resultados que buscam alcançar. Para isso, também o animal utilizado, deve ser como anteriormente mencionado, criteriosamente selecionado, não apenas em questões comportamentais, mas também função da atividade, que será desenvolvida, faixa etária, público alvo, empatia com a espécie animal, local a ser realizada a terapia, e objetivos a serem alcançados. Para que a terapia possa funcionar sem riscos, os animais participantes precisam ser calmos, ter um mínimo de adestramento e a saúde rigorosamente controlada com vacinação e vermifugação completa. 

Escola Bom Sucesso

Ano ou Série : 1ª ano

Número de alunos:  18

Meninos: 08

Meninas: 10

Descrição do perfil da turma

 - A maioria da turma tem interesse de aprendizagem, um dos alunos tem mais dificuldade que os demais da sala.

  - Alguns alunos tem problemas comportamentais e psicológicos,que acabam afetando o desenvolvimento da classe, fazendo que eles percam a concentração e prejudicando a sala de um modo geral,ainda a maioria da classe são obedientes e respeitam as regras.


Descrição detalhada dos problemas comportamentais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com