TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zooterapia

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 8

 [pic 1]Universidade Anhanguera-Uniderp

                                                          Polo:  Criciúma

                                                 Curso:   Pedagogia e Letras

                                      Fernanda de Farias Sartor 2833321286

                                      Luzia Honorato da Rocha   1028479588

                                      Vera Lúcia Freitas               1600358926

                                     Creanice Aparecida Alieví   1057543397

                                     Luciele de Sousa Bernardino 1817562714

                                               Desafio profissional

                   Implantação da técnica de zooterapia assistida

                                    Tutor: Rosiane Duarte de Albuquerque Behenck

                                                     Criciúma

                                      24 de Setembro de 2015

         Introdução

    A técnica de zooterapia ainda não é muito divulgada mas já tem seus benefícios comprovados, nas escolas proporciona as crianças um grande interesse além dividir seus aprendizados com outros colegas e assim colocando em prática seus benefícios.

     Essa técnica os constitui na utilização de animas para fins terapêuticos . Sendo assim os animais não serão apenas PETS, mas sim um elo entre a criança e o aprendizado.

    Com os animais em sala de aula ajuda professores a conhecer melhor os seus alunos e compreender qual a situação e dificuldade de cada um. O uso de animais nas escolas  pode ser considerado um rico auxilio no trabalho pedagógico tanto com as crianças com dificuldades quanto com as que não tem. Na elaboração da proposta pedagógica consiste na mudança de atitudes desses alunos, trazendo à eles responsabilidades com os cuidados do animal, como alimentação e higienização.

           

Desenvolvimento

“Há uma grande semelhança entre as relações das crianças e dos homens primitivos com os animais. As crianças não demonstram sinais de arrogância que faz com que os homens civilizados adultos tracem uma linha rígida entre a sua própria natureza e a de todos os outros animais. A criança não tem escrúpulos em permitir que os animais se classifiquem como seus plenos iguais.” Sigmund Freud.      

Endereço da página na internet que apresenta a terapia assistida por animais

https://www.portaleducacao.com.br/veterinaria/artigos/54822/zooterapia-o-homem-como-coadjuvante

Objetivos da terapia assistida por animais na página

pesquisada  

 Utilizar os animais para o lado medicinal, ajudando no tratamento e na recuperação dos pacientes.

Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais

 Uma única internauta resolveu expôr sua opinião onde alega achar interessante a técnica utilizada, porém se preocupa com a tentativa de novamente usar os animais sem pudor em favor dos humanos.

Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por

animais

 Os benefícios são visíveis já que as pesquisas apontam que a interação entre humanos e animais protege o coração, facilita no reforço do sistema imunológico, alivia o stress, auxília o desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais. Ajuda no combate a depressão, diminui a ansiedade, melhora a coordenação motora entre muitos outros benefícios.

Mapeamento do perfil da turma

     Escola Imigrante José 5° ano turma com 20 (vinte) alunos 11 meninos e 09 meninas com faixa etária de 11 anos. Uma turma de turno vespertino , onde (dois) alunos são especiais com deficiência intelectual, alunos com falta de  disciplina, higiene, respeito e concentração. Essa turma é de zona rural, onde alguns são de baixa renda e de famílias numerosas. Alunos que não tem paciência com os colegas especiais, não usam uniforme, não levam materiais didáticos  além de faltosos e tímidos

Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

      O aluno Antônio com idade de onze anos tem muita indisciplina, pois o mesmo  se recusa a fazer as atividades propostas pelo professor, ele pertence a uma família composta pelos pais e quatro filhos, onde ele é o terceiro filho . Já o aluno Bruno é o filho mais velho de uma família com três filhos, ele tem doze anos e é repetente, não usa seus óculos de grau nem uniforme e não leva o material didático. Ambos chegam em sala de aula com cheiro forte de suor e suas unhas são compridas e sujas. A menina Luciana é a filha mais nova de três irmãos. Ela é muito faltosa e tímida e essa timidez acaba prejudicando seu aprendizado, porque não faz perguntas e não tira suas dúvidas levando pra casa a incerteza.

Implementação do projeto

      Desenvolver a disciplina, responsabilidades, respeito, amizade e hábitos de higiene e aos alunos tímidos mais interação com o grupo é a proposta pedagógica desse projeto.

      O  animal utilizado é um hamister por se tratar de um animal de porte pequeno e de fácil transporte. Ele ficara em sala de aula por 60 dias onde os alunos serão responsáveis pelos cuidados dele tal como a alimentação, higiene, brincadeiras entre os outros cuidados onde o mesmos possam participar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (784 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com