TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Por:   •  15/4/2015  •  Dissertação  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Francieli Daboit Salvaro  -  Técnico em Estética  -  28/05/2014  -  Professora: Carol Rutz Mick

ÉTICA DAS RELAÇÕES HUMANAS – AULA 01

O ser humano e sua constituição social

O ser humano adequa-se a partir das relações que estabelece com os outros sujeitos, que são importantes auxiliares, modelos e interlocutores. O ser humano é um ser social.

Uma criança recém-nascida apresenta a busca e sucção para a sua alimentação, que é essencial para a função nutritiva, mas diferentemente dos animais que já nascem praticamente preparados para a vida, os seres humanos, quando nascem, são incapazes de sobreviver sem a ajuda externa. Quando a criança chora, é um pedido que traz até a criança alguém que vai ajudar na sua satisfação, ao eliminar a tensão que sente devido à fome ou à sede.

A primeira ligação afetiva do bebê é com a mãe. Ao longo do crescimento da criança, outras pessoas vão ajudar na sua relação com o mundo, ajudando-a assimilar as habilidades como falar, fazer contas, escrever, sentar-se à mesa ou comer com talheres. A criança aprende a amar as pessoas que a ajudam em seu desamparo e satisfazem suas necessidades.

        A criança realiza ações investigativas, internalizando as funções psicológicas superiores que permitem, por exemplo, a compreensão das relações entre as coisas e a utilização da lógica para resolver problemas.

Desde o nascimento, somos inseridos em um processo histórico que nos oferece dados e visões sobre o mundo. Através deles, construímos uma visão pessoal sobre o mesmo a partir de nossas ações. Somos seres ativos e históricos.

Através de práticas culturais, criamos a nossa existência social, econômica, política, religiosa, intelectual e artística. Utilizamos instrumentos variados, que nos permitem agir sobre a realidade, organizando as funções psicológicas superiores. O modo de funcionamento psicológico superior, típico da espécie humana, é mediado pelo sistema simbólico básico de todos os grupos: a linguagem.

Cidadania, Direitos Humanos e Sociais

Na Grécia, comerciantes, artesãos, escravos, mulheres e estrangeiros não eram cidadãos.

Apenas em agosto de 1962 foi sancionado o Estatuto da Mulher casada, que garantiu que a mulher não precisava mais de autorização do marido para trabalhar, receber herança e em caso de separação ela poderia requerer a guarda dos filhos.

A palavra cidadania tem sido empregada referindo-se aos direitos. Ela, na verdade, é a ação para afirmar os direitos sociais garantidos na Constituição.

O cidadão possui direitos e deveres, dispostos na legislação do meio em que vive. Sem os direitos humanos, o ser humano não consegue participar plenamente da vida em sociedade. Direitos sociais consistem em garantir as condições mínimas para que os cidadãos possam desfrutar plenamente de seus direitos civis e políticos, mas a desigualdade social acaba não permitindo o exercício pleno da cidadania, por isso, direitos são violados.

A evolução dos direitos humanos

Os direitos humanos são históricos, que evoluem ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com