TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA NO EMPREENDEDORISMO: O LADO A E O LADO B PARA OBTER SUCESSO

Por:   •  12/11/2019  •  Resenha  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

ÉTICA NO EMPREENDEDORISMO: O LADO A E O LADO B PARA OBTER SUCESSO

Fome de Poder (2016), 1h e 55min, do diretor John Lee Hancock um filme que conta a trajetória de expansão da maior rede de fastfood do mundo, o conhecidíssimo Mac Donalds. Os irmãos Dick MacDonald (Nick Offerman) e Mac MacDonald (John Carioll Lynch), depois de várias tentativas falidas de abrir um negócio dos sonhos, tiveram a ideia de elaborar uma lanchonete que entregaria os pedidos em 30 segundos, sem atendente, sem precisar de utensílios para comer o lanche e com a difícil tarefa de fazer os clientes ir até o balcão fazer seu pedido, nada comparável com o que existia no mercado no ramo de lanchonetes naqueles dias. Em ano de 1937 e os irmãos MacDonald conseguiram depois de muitos método do Fordismo com cada funcionário trabalhando em uma etapa da produção. O vendedor de misturadores para milk-shakes de lanchonetes Ray Kroc (Michael Keaton) de Illinois rodava o estado da Califórnia para revender seus produtos e quando recebeu um pedido grande dessa lanchonete foi verificar se havia algo de errado com a grande quantidade de peças solicitadas.

Chegando ao seu destino na cidade de Arcádia no sul da Califórnia ele se deparou com esse modelo diferente e rápido de fazer os itens do cardápio que eram hambúrgueres, batatas fritas e milk-shakes. Ele pagou um jantar aos donos da lanchonete e nessa conversa Dick e Mac contaram como chegaram até ali. Ray sendo um homem de negócios e visionário voltou no outro dia na lanchonete e fez a proposta de que abrissem franquias desse negocio, pois seria um negócio rentável que muitos investidores gostariam de aplicar seu dinheiro.

No primeiro momento os irmãos negaram o pedido alegando que já tinham tentado outras vezes, mas que o negócio não foi para frente por não ter eles administrando a lanchonete e com isso diminuía a qualidade do produto. O vendedor com muita experiência nessa profissão colocou vários argumentos a eles, inclusive comparou que as estruturas com arcos amarelos seriam como igrejas que as famílias iriam querer frequentar, para se encontrar e se distrair e assim os convenceu. Com isso começou a elaboração do contrato entre as partes e Ray aceitou todas as clausulas desse documento, inclusive ganhar um percentual baixo de cada nova franquia construída.

O filme relata passo a passo como se deu essa construção com muito esforço e até mesmo a penhora da casa de Ray para que ele conseguisse empréstimos para a consumação de seus projetos. Com vários imprevistos durante a implantação das franquias como, por exemplo, atrasos nas construções, má qualidade dos produtos prontos e administração de alguns investidores ele apurou que se colocassem famílias para administrar as franquias esses problemas diminuiriam. Dentro de um curto espaço de tempo não era o vendedor que se desdobrava para conseguir vender uma franquia, mas sim os investidores que viam esse negócio como lucrativo e pediam para fazer parte.

Com o MacDonalds em expansão começaram a surgir os conflitos entre Dick, Mac e Ray. Os irmãos fundadores de detentores da marca não aceitavam as propostas de alterações dentro das franquias, como mudar o milk-shake de sorvete para um instantâneo que diminuiria o custo, colocar refrigerantes para vender dentro das lojas, fazer alterações nas plantas dos imóveis em construção entre outros.

Ray se vê endividado no banco e fechando suas contas no vermelho e tentas mais empréstimos no banco, ele pede um aumento do percentual que ganha em contrato e não consegue obter êxito nesse pedido. Com isso conhece um consultor que vai remodelar seu estilo de administrar seu negócio. Ele começa a construir e ser dono dos terrenos e dos prédios onde ira funcionar as lanchonetes e cria sua própria empresa fora do contrato assinado com os irmãos MacDonald. Quando eles descobrem esse passo do sócio deles tentam barrar mais uma vez, portanto ele alega ser constitucional o passo dado, os conflitos aumentam com o decorrer do tempo tornando incapaz de continuar a parceria entre eles.

O ex-vendedor cria uma multinacional para expandir os negócios, faz as alterações que gostaria para que o negócio seja mais rentável e diminua os custos e faz uma oferta aos irmãos para comprar deles a marca e todos os direitos sobre os negócios, prometendo pagar por fora os royalties sobre as vendas, o que não foi cumprido após o acordo. Os irmãos ficaram com o pagamento U$ 2,7 milhões cada um pela venda da marca, isso causou uma grande tristeza neles, pois nem no restaurante próprio deles não pode mais utilizar o sobrenome dos verdadeiros donos da marca. Entraram na justiça anos mais tarde para receber os royalties combinado de maneira informal, mas nunca ganharam na justiça por não estar no contrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com