TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO SOCIAL DE SUCESSO

Por:   •  19/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.848 Palavras (20 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Chistyherle Pinheiro Ribeiro

EMPREENDEDORISMO SOCIAL DE SUCESSO

Disciplina: Metodologia Científica.

Professora: Kamila Sampaio.

São Luís

2021

Chistyherle Pinheiro Ribeiro

Empreendedorismo social de sucesso

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina

Metodologia cientifica, sob a orientação da Profª

Kamila Sampaio.

São Luís

2021

Sumário

Introdução...............................................................................04

2.0 Justificativa........................................................................05

3.0 Problematização................................................................06

4.0 Objetivos............................................................................07

4.0 Gerais.................................................................................07

4.1 Especificos........................................................................07

5.0Referencial teórico.............................................................08

6.0 Metodologia.......................................................................13

7.0 Cronograma.......................................................................14

8.0 Bibliografia......................................................................

        

INTRODUÇÃO:                          

                                                                                     

  Os empreendedores sociais no mundo inteiro buscam soluções criativas para muitos males   da sociedade e novas maneiras para promover o bem-estar social e restaurar o meio ambiente.

  O   setor   cidadão   tem   um   amplo   campo   de   atuação   e   hoje   em   dia   preocupa-se   mais   em capacitar   pessoas a   se desenvolverem   e   criar oportunidades   de   trabalho   e   renda do que fazer caridade.  

  O   desenvolvimento   consiste   na   eliminação   de   privações   de liberdade   que   limitam   as   escolhas   e   as   oportunidades   das   pessoas   de   exercer ponderadamente sua condição de cidadão. Nesse   contexto   as   ações   sociais   deixam   de   ser   assistencialistas   e   passam   a   se   concentrar   no auto   desenvolvimento   do   indivíduo.   Nessa   área   atua   o   empreendedor   social   com   ideias criativas   para   resolver   problemas   da   sociedade   em   grande   escala   e   ao   mesmo   tempo   gerar lucro   para   expandir   o   negócio   de   forma   autossustentável, um   exemplo   são   as   corporações   e associações onde todos os envolvidos empenham-se pela empresa social.  Surge   então um   contratempo:   Como encontrar   oportunidade   nos problemas sociais   para   além de resolver a situação gerar lucro para seu próprio desenvolvimento?

2.0 JUSTIFICATIVAS

   A crescente necessidade de projetos sociais autossustentáveis, além de traçar um perfil de sucesso para o empreendedor social em sua atual construção.

  Existe uma certa urgência para que medidas sustentáveis sejam adotadas, as ongs, para muitos, não viável visto a ausência de lucratividade. O empreendedorismo social traz uma contrapartida que preenche essa necessidade universal de benfeitorias sociais ao mesmo tempo que eleva a lucratividade empresarial, não havendo buracos em nenhum dos lados.

  Esse tipo de empreendimento busca soluções para problemas sociais, com a lógica de mercado, oferecendo produtos e/ou serviços de qualidade, ajudando a combater ou diminuir desigualdades, promovendo inclusão e geração de renda, sendo também economicamente rentáveis. Segundo o IBGE, no Brasil, cerca de 168 milhões de pessoas se enquadram na camada de rendas consideradas as mais baixas, um argumento mais do que claro para a necessidade de maturar ideias que diminuam este impacto severo em nossa sociedade

  Dessa forma, esse tipo de empreendimento busca soluções para  problemas sociais, com a lógica de mercado, oferecendo produtos e/ou serviços de qualidade, ajudando a combater ou diminuir desigualdades, promovendo inclusão e geração de renda, sendo também economicamente rentáveis.

3.0 PROBLEMATIZAÇÃO

  Todo empreendimento social nasce a partir da identificação de um problema na sociedade – seja ele de educação, saúde ou lazer, como exemplos – e propõe uma forma de corrigi-lo.

  Portanto, se o empreendedor não identificar corretamente o problema social e se sua ideia de solução não for realmente uma oportunidade, o negócio será todo planejado e estruturado em bases frágeis, o que pode comprometer o seu futuro e desempenho.

  Sendo assim, a identificação de problemas, a geração de ideias e a análise de oportunidades deve ser a primeira e mais exaustiva etapa do processo empreendedor.

4.0   OBJETIVO GERAL  

 

  O foco principal deste artigo é pesquisar      o   perfil   do   empreendedor   social de sucesso nos projetos sociais de forma autossustentável.

O estudo sobre empreendedorismo social é importante porque é um negócio lucrativo que traz desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes   das ONGs ou de empresas comuns, utilizam   mecanismos   de   mercado   para, por   meio   da   sua  atividade   principal, buscar soluções   de   problemas   sociais.  

  Esse   artigo   irá   analisar características   importantes   de   empreendedores   sociais através de uma   pesquisa bibliográfica, exploratória   e   descritiva.   Também   será   analisado   a   história um empreendedor social que desenvolveu   um projeto.

4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  Definir quais as características do empreendedor social, averiguando como emergiram   ideias   bem-sucedidas   no   setor   cidadão abrangendo   questões   comerciais   e   administrativas   de   uma   estrutura empresarial em uma organização social de   uma   estrutura empresarial em uma organização social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com