TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética: Origens e distinção da Moral

Por:   •  4/6/2018  •  Resenha  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  2.050 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha - Ética: origens e distinção da Moral (Antônio Macena Figueiredo)

A existência humana se da por meio de seus relacionamentos, o homem sem a convivência social é uma abstração, algo que não faz sentido. E através das relações sociais no qual o homem se envolve, é vivenciada a ética. Ética que tem um dos seus significados derivado do grego Ethos, significa modo de ser; caráter; a forma de vida de um indivíduo que demonstra suas atitudes, virtudes, vícios, qualidades que se adquirem ao longo de uma existência. Um segundo significado para ética vem também do grego Éthos, significando hábitos; costumes; tradições. Por meio da junção desses significados e conceitos, a ética tem por objetivo, conduzir as ações humanas a respeito de sua conduta  e  formação de senso moral.

Porém há uma grande confusão a respeitos dos termos ética e moral, fazendo assim com que muitas pessoas utilizem os mesmos com total similaridade. Isso ocorre pelo fato do vocábulo possuir a mesma derivação de “costumes”, dando a entender que as duas palavras possuem o mesmo sentido, razão pela qual as palavras êthos e éthos não haviam tradução no latim, ou seja, se perdeu a diferenciação dos termos, fazendo com que as duas palavras fossem traduzidas para “mores". Entretanto, o termo moral originado do latim mores, que significa “comportamento” é utilizado com maior freqüência para indicar hábitos; costumes e conduta de uma pessoa ou de um grupo, representando suas relações sociais como regras básicas de convivência e atitudes desenvolvidas pelo grupo.

Assim como o a palavra ética, a moral também possui alguns significados, porém o principal a saber é que a moral se refere as regras de conduta em uma sociedade, ou seja, um fato moral é determinado para uma sociedade de acordo com os seus costumes e sua realidade. Com isso, é possível afirmar que a moral é a matéria prima da ética, pois a mesma investiga o sistema moral, suas regras, normas, proibições e sua sustentação humana criados pelo homem, enquanto a moral visa compreender a conduta dos indivíduos, organizando suas relações interpessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (296.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com