TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps psicologia e serviço social etapa 1

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

O que define a diferença do ser humano em relação aos animais é o segmento de desenvolvimento, já que o critério de avanço do homem é melhor que dos animais irracionais. Desta forma nos deixando dominante a eles, só o homem possui cultura e tradição. Além de que o homem com sua habilidade e sabedoria expressa entendimento e capacidade a fim de observar os seus gestos, diferente dos animais que atua exclusivamente por causa dos seus instintos.

Sobressai a ideia que o homem é uma criatura admirável, à frente dos outros animais sua transformação é contínua. A palavra ”razão” é o que impera em seu vocabulário, ele deve construir e praticar o respeito perante todos os animais e seres vivos. Diante da obra Tropa de Elite assistimos que o homem ao longo das suas complexidades defronta-se com o seu próprio eu. Contudo os seres humanos são coerentes, mas nem sempre pensam de forma correta, cometendo erros terríveis, são violentos, dependendo de sua profissão até matam como no caso dos policiais do BOPE. Tornando os assim parecidos com os animais.

No que se refere à cultura pode se dizer que é motivada a partir da inteligência humana, Ela está vigente desde os habitantes primitivos em seu comportamento, estratégias, normas, religião, em seus dons artísticos, conhecimento, fé, mitos, princípios morais e em tudo aquilo que envolve o acreditar, o filosofar e o atuar das pessoas. Um legado obtido da sociedade.

O individuo nasce com uma cultura adquirida no âmbito familiar, podendo ser transformada a partir do convívio social ou ser influenciada no meio em que vive.

As manifestações culturais exibidas no filme Tropa de Elite são ás expressões verbais, as vestes o gênero musical como o funk. Os referidos são comportamentos que fazem parte do hábito daquela comunidade.

 Da mesma forma é possível identificar as manifestações culturais na atitude e na linguagem  das pessoas que ocupam este local da comunidade, uma espécie de malandrice carioca, ainda que  engraçada pelo jeito de empregar jargão e envolver as pessoas, que passam a imitar tais atitudes e denunciam uma perigosa cultura de rua atraída pelos criminosos.

É possível concluir que no interior das favelas as pessoas estão acostumadas a viver dentro do seu mundo. Com isso os traficantes usam essas brechas deixadas pelo Estado em proveito pessoal, cuidando das dificuldades sociais dos moradores, que seria dever do Estado.

WWW.brasilescola.com/cultura

 .

Acesso em: setembro 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com