TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA DE TRABALHO CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  28/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

     ANHANGUERA INSTITUCIONAL – UNIDERP SANTANA - CM

EIDY APARECIDA DA SILVA SOLER FONSECA              RA: 24060841-7

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PROJETO DE PESQUISA DE

TRABALHO CONCLUSÃO DE CURSO I

SÃO PAULO

2020

ANHANGUERA INSTITUCIONAL – UNIDERP SANTANA - CM

PROJETO DE PESQUISA DE

TRABALHO CONCLUSÃO DE CURSO I

Projeto de Pesquisa como critério de avaliação referente Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social.

 Tutora a distância: Valdicéia Nogueira da Silva Gamba

Tutora Presencial: Claudia C. de Melo Ferreira

Maio/2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................................04

1 – DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA...................................................05

2 – FORMULAÇÕES DO OBJETIVO GERAL......................................................................05

3 – FORMULAÇÕES DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS......................................................05

4 – JUSTIFICATIVA................................................................................................................06

5 – METODOLOGIA...............................................................................................................09

6 – REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................................10

7 – CRONOGRAMA................................................................................................................11

8 – ORÇAMENTO...................................................................................................................11

9 – RESULTADOS ESPERADOS...........................................................................................12

REFERÊNCIAS........................................................................................................................13

INTRODUÇÃO

A presente atividade visa a apresentação de um projeto de pesquisa referente problemática da gravidez precoce de adolescentes estudantes da rede pública de ensino e da atuação do assistente social frente a essa problemática. Com vistas realizar a futura pesquisa citaremos a posição do Brasil nessa escala comparado a outros países, da criação de legislação que autoriza assistentes sociais e psicólogos atuarem a educação e um arcabouço  teórico ( pesquisa bibliográfica) onde foram elencados as possíveis origens, causas da gravidez precoce, suas consequências, quais as possíveis intervenções que poderiam ser realizadas pelo Serviço Social para a orientação prévia e mediação da problemática relacionada. Será abordado também como o ambiente familiar pode favorecer esse cenário ou ser um fator protetivo.

Dentre o arcabouço teórico, também será pesquisado sobre a violência doméstica que, muitas vezes favorece para que as adolescentes optem pela gravidez idealizando formar um lar diferente.  

 


1 - DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Problemática da gravidez precoce de adolescentes estudantes da rede pública de ensino e a atuação do assistente social frente a essa problemática. Nesse sentido questionamos por que a gravidez na adolescência ainda é um tabu a ser enfrentado dentro da escola pública e qual a função do Assistente Social na intervenção desta realidade?

2 - FORMULAÇÃO DO OBJETIVO GERAL

Tendo como principal objetivo, a Pesquisa teórica (bibliográfica) referente gravidez de adolescentes nas escolas públicas e a intervenção teórica metodológica do Assistente Social nessa realidade. Buscando entender a gravidez na adolescência, causa e consequências e o trabalho dos assistentes sociais na elaboração de projetos interventivos e mediadores das ocorrências relativas.

3 - FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Dentro da pesquisa bibliográfica busca-se:

  • Compreender a adolescência desde a descoberta do sexo, grupo social, família e a escola como ponto de apoio a essa realidade. .
  • Entender as políticas sociais de acesso à educação, saúde e assistência.
  • Verificar como se configura o campo de atuação do Assistente Social na intervenção dessa realidade objetivando a pesquisa em elaboração de projetos interventivos junto aos adolescentes da rede pública, (faixa etária majoritária de 11 a 19 anos); mediação com as famílias e articulação das redes socioassistenciais correspondentes a gravidez precoce.

4 - JUSTIFICATIVA

Alguns dados que justificam a necessidade de se buscar mais conhecimento sobre o assunto são, por exemplo, o Relatório da ONU/2018 onde se constatou que o número de adolescentes grávidas no Brasil está acima da média mundial e diante disso foi sancionada a Lei 13.798/19 que cria a “Semana Nacional de Prevenção da gravidez na Adolescência”, com o propósito de inserir o assunto na pauta de orientações dos espaços de vida do adolescente, tomando o dia 1º de fevereiro como referência (Prevenção de Gravidez na adolescência, tema de uma campanha nacional).

A lei 13.798/19 acrescenta ao Estatuto da Criança e do adolescente o artigo 8ºA instituindo a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, com o intuito de disseminar informações com medidas preventivas e educativas com o propósito de reduzir a incidência de gravidez na adolescência. Assim, no dia 03 de fevereiro foi lançada a campanha para reduzir gravidez na adolescência. Compondo-se a esta pesquisa, nos deparamos com a Lei 13935/2019 que autoriza psicólogos e assistentes sociais em escolas públicas que será um grande aliado na manutenção do direito das adolescentes em situação de gravidez precoce.

Com a descoberta do sexo, da arte da sedução até mesmo do “querer ser feliz”, os adolescentes não se preocupam nas consequências dos seus atos que acabam ocasionando as DST’s (Doenças sexualmente transmissíveis) ou a gravidez indesejada, tema que iremos aprofundar na futura pesquisa. Os principais elementos que influenciam o afastamento das jovens brasileiras da escola são: questões familiares, trabalho, gravidez e filhos (IBGE, 2019, pg.45).

Partindo dessa premissa, percebeu-se a necessidade de aprofundamento do assunto, unindo os tópicos gravidez + educação pública + serviço social a fim de se firmar os direitos e qualificar o trabalho do Assistente Social no atendimento a população adolescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (250.2 Kb)   docx (119.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com