TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política de Saúde e Social

Por:   •  26/12/2018  •  Resenha  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

A protençao social reside na assistencia social teve um lugar socioecomico que infantizou o mercado com a capacidade de cada um de adquirir os bens e serços de que precisam.

Bem, as açoes assistencias devem dirigir ao foco da pobreza ou em grupos de vulnerabilidade, dessa forma se faz necessario apresentar uma prova de enexistencia de meios, que ateste sua imcapacidade financeira para tornar-se beneficiarios.

O fato de receber um beneficio, ainda que tendo em carater mais permanente, beneficis não transforma o individuos em possuidor de um direito. Na caso de beneficios, para serem aprovados é necessarrio que o beneficio comprove suas condições financeiras dessa forma eles passaram por um processo de avalição que é realizado por um fucionario que ira analisar a solicitação.

Muitas gente fala do papel do assistente social, pois bem ele tem um papel de prevenir, punir e de garantir os direitos da cidania o que deixa evidenciado nos rituais de desqualificação dos envolvidos nessa pratica. O assistente social tambem tem como papel garantir o direito dos meninos de rua e prostututas que impicam ate a perda de outros direitos da cidadania, como o direito de ir e vir.

Segundo Fleury (1994), ele denominou todas as caracteriscas citadas acima com uma relação social o ‘’ cidadania invertida’’, ou seja, os individuos ou os grupos passam a ser objetos da politica como consequencia de seu proprio fracasso social. Então para superar essas condições,os proissionais do serviço social vem travando muitas e importantes lutas para assegurar a assistencia como parte dos direitos da cidadania.

O assistene não tem apenas o objetivo de definir poiticas efetivas é necessario que ele tambem faça compreender os probemas setoriais e assim o mesmo desenvolva ferramentas concretas de açao. Dessa forma surge uma outra forma de enfatizar esses aspectos de defenir as politicas de saude que tomam como uma estrategia concreta, organizada e especificamente orientada por meio de recortes das ações e programas que se situam em diferentes setores, reconhecidos como saude.

Assim a politica de saude é definida por tomar decições, montar estrategias, instrumentos e ações ( programas e projetos) que se orientam para cumprimento de determinadas metas delimittadas para cada campo de atuação das politicas citadas como, por exemplo, politicas nacional de saude no campo, da mulher, da população negra, de saude do trabalho etc.

Sendo assim, a politica de saude tem tambem um forte vinculo com o ambito econimico, pois contribui para a manuteção do nive economico e a aceleração do ritmo das atividades produtivas, ao causar efeitos sobre outros setores como quimico e farmaceutica etc. As relações entre piliticas de saude, como as demas politicas sociais, e economica é na maiorias das vezes, uma relação tensa, pois os governos constumam ver as politicas sociais como areas de gasto, e não de produção.

Enfim, as areas de poiticas sociais deveriam ser tambem vistas como areas produtivas, pois são geradoras de inumeros empregos e tem acentuada capilaridade, já que as redes de saude é educação estão espalhadas por todo o país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com