TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia - Ciências E Normas Tecnicas (uni II)

Por:   •  9/2/2015  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

0,25 em 0,25 pontos

Nos quadrinhos de Dilbert, o Chef é o pior pesadelo dos empregados, não nasceu mau e sem escrúpulos, mas lutou arduamente para conseguir tais características. Catbert é o Gestor de Recursos Humanos e diverte-se com as manobras sádicas.

Observe um diálogo entre os dois, primeiro fala o Chef e depois o Catbert:

Considere a situação exposta por Dilbert na “tirinha” acima e a possibilidade de se desenvolver uma pesquisa relacionada com o tema “A relação entre o modelo de gestão e a produtividade na empresa”. Dentre as sentenças propostas abaixo, qual delas poderá ser considerada um objetivo corretamente proposto para a pesquisa com o tema acima:

Resposta Selecionada:

Correta e. Averiguar a relação existente entre o modelo de gestão adotado na empresa e a produtividade de seus empregados.

Resposta Correta:

Corretae. Averiguar a relação existente entre o modelo de gestão adotado na empresa e a produtividade de seus empregados.

Feedback da resposta:

Objetivo de uma pesquisa é o que se pretende fazer para obter resposta para o problema formulado, portanto na pesquisa irá se “Averiguar a relação existente entre o modelo de gestão adotado na empresa e a produtividade de seus empregados”. Esta é a alternativa correta.

Não deve ser confundido com as contribuições da pesquisa que indicam o que poderá ser feito com os seus dados.

Pergunta 2

0,25 em 0,25 pontos

Em uma pesquisa na qual o autor* analisa o comportamento de consumidores dealimentos orgânicos, na Introdução de seu trabalho, escreveu o texto abaixo.

“O consumidor, a cada dia dispõe de mais opções de alimentos, com uma oferta avassaladora promovida pela indústria alimentícia. São fórmulas de novos produtos, extensões de linha e de marcas de alimentos, uma infinidade que são lançados a todo o momento. Com relação à linha dos chamados alimentos alternativos, quanto aos orgânicos, verifica-se que já começam a estar presentes em alguns pontos de venda como os supermercados, feiras e lojas de produtos naturais. Nas feiras existem ainda os alimentos sem certificação, que são expostos e vendidos como orgânicos.

Num cenário de mercado tão competitivo como o alimentício, espera-se que os produtos orgânicos possam concorrer diretamente com outros produtos de linhas diferentes como ligth, diet, naturais e principalmente os tradicionais, que conta com toda uma estrutura de comercialização consolidada através das grandes indústrias do consumo. O esperado é que os orgânicos tenham um grau de qualidade na comercialização e posicionamento no mercado próximo ao dos seus concorrentes, sobretudo nas informações das embalagens e demais estratégias de comunicação.

Uma busca na literatura nota-se que ainda existe pouca informação sobre como se comporta o consumidor de alimentos orgânicos, quais são as suas preferências, qual o processo de decisão de compra, que atributos são mais valorizados. A literatura sobre comportamento do consumidor destaca os fatores que influenciam os consumidores para a compra, como aspectos culturais, sociais, pessoais e psicológicos, a reação dos consumidores após a compra.

Estudos realizados no Brasil e no exterior, mostram que consumidores procuram por alimentos orgânicos para obter mais bem estar através da segurança que tais alimentos possibilitam.

A relevância da presente pesquisa é subsidiar políticas públicas orientadas para conservação do meio ambiente, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo, a pesquisa pode oferecer subsídios à iniciativa privada interessada em atuar o mercado de alimentos orgânicos, além do aprofundamento dos estudos acadêmicos por outros pesquisadores que queiram continuar a investigação.”

*CASEMIRO, Aroldo Dias. Alimentos orgânicos: estudo de fatores que interferem na decisão de compra do consumidor. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) – Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus. 2007.

Pode-se afirmar que o texto se refere:

Resposta Selecionada:

Corretac. Às justificativas da pesquisa.

Resposta Correta:

Corretac. Às justificativas da pesquisa.

Feedback

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com