TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUTOCRACIA BURGUESA E O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA – MG

A AUTOCRACIA BURGUESA E O SERVIÇO SOCIAL

A s relações entre o movimento global do ciclo autocrático burguês e o serviço social não podem ser visualizados em aspectos que, embora indicadores do caráter profundo da ditadura  são efetivamente adjetivos. A origem  do Serviço social se dá no contexto de expansão do capitalismo monopolista no país. Os militares queriam, o desenvolvimento econômico do pais, incentivando as empresas internacionais, gerando uma grande ampliação no mercado de trabalho para os assistentes sociais, com isso o serviço social moderniza  e seus recursos para atender as instituições. A criação de um mercado nacional de trabalho para o assistentes sócias, tem seu mecanismo originais deflagrados  em meados dos anos 40.

No final da década de 50 e na entrada dos anos 60, o mercado de trabalho expande, porém trata _se de um mercado de trabalho emergente  e ainda em processo  de consolidação. O tradicional grande empregador dos assistentes sociais, tem a estrutura reformulada(1966-1967). Teve uma serie de reforma  tendo de alterar  o conjunto de instituições e aparatos governamentais através dos quais se interfere na “ QUESTÃO SOCIAL”.  Com as reformulações os assistentes sociais   tiveram sua inserção nos serviços públicos.

 A consolidação de mercado de trabalho para os assistentes sociais , não derivou apenas  da reorganização  do Estado , que ao que indica mantém _ se ainda hoje o principal empregador desses profissionais. O espaço empresarial não se abre ao serviço social apenas em razão do crescimento industrial, mas determinado também pelo pano de fundo sociopolítico em que ele ocorre e que instaura necessidades peculiares  de vigilância e controle  da força de trabalho no território de produção .

Até o final da década de 60 entrando pelos anos 70, no discurso e na ação governamentais há um claro componente de validação e reforço do que em outro lugar , caracterizamos como “serviço social  tradicional .“

O serviço social se ingressa no circuito da universidade justamente no lapso da vigência da autocracia burguesa. As escolas isoladas mantidas por organizações confessionais ou leigas, contava com um numero reduzido de alunos, e pouco recursos. O conjunto de seqüela que o ciclo ditatorial imprimiu ao quadro educacional e cultural do pais , rebateu com imensa força  sobre a formação dos assistentes sociais. A modernização conservadora  , redefine –se a base  da legitimidade profissional , ao se redefinirem as exigências do mercado e o quadro de formação para ele.

FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA – MG

SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS HISTORICOS TEORICOS METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

A AUTOCRACIA BURGUESA E O SERVIÇO SOCIAL

SHIRLEY COELHO CHAVES DUARTE

4º PERIODO

FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA – MG

SERVIÇO SOCIAL

Trabalho elaborado sob a coordenação dos Profª Lívia da disciplina de Fundamentos Históricos Teóricos do Serviço Social do curso de Serviço Social, para fins avaliativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com