TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agente Social

Por:   •  19/6/2018  •  Ensaio  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

AGENTE SOCIAL

São denominados agentes aqueles que agem, não ficam parados, faz junto com os outros, aquele sujeito que age na história.

Social porque age no coletivo, pensa junto, discuti, toma decisões e faz junto com a coletividade.

Agente pode ser todas as pessoas críticas, com capacidades de desenvolver ações descentralizadas, que não apenas fala, mas faz junto. Ex.; Assistente Social, Padre, Político, Sindicalista, Um líder comunitário. Professor entre outros. Necessariamente não precisa ter formação universitária, mas sim um determinado aprendizado para socializar com demais sujeitos, com o objetivo de transformação de uma determinada realidade, com organização e participação de uma comunidade e com avanço da democracia.

Tipos de Agentes: Externo e interno

Externo: Pessoa ou agencia de fora que vai trabalhar com um determinado território.

Interno: Surge do próprio grupo, se torna capacitado para passar a ser um agente externo, ou seja, trabalhar com outros territórios, desenvolvendo um papel educativo e político.

Papel do agente Social: pedagógico (educativo e político) e de empreendedorismo social, englobando as funções de crescimento integral do território, pois, fundamentam papéis de transformações globais.

Para tanto necessita trabalhar a questão das habilidades (competência, saber fazer), de motivação (querer fazer) e de criatividade (fazer mais com menos), desde que sejam claras, desafiadoras, mas, exequíveis, pois, terá que:

Ativar energias internas, despertar, suscitar;

Animar, estar no meio, fazer-fazer;

Servir, ajudar, reforçar; contribuir e assessorar;

Dar condições, facilitar, dar lugar, fazer espaço;

Coordenar forças, articular agenciar.

Logo, o agente social deverá ter conhecimento e clareza da dimensão teórica e metodológica de sua ação, uma vez que dela prescindirá sua opção e prática de classe. Alem do que, o empreendedorismo social, parte do conhecimento de si próprio, de alguém que define por si mesmo o que vai fazer e em que contexto será feito. Para isso, leva em considerações seus sonhos, desejos, preferências, necessidades, atitudes, aprendizado e estilo de vida tendo conectividade com a comunidade e garantindo assim o plano de Desenvolvimento Social para o fortalecimento coletivo integrado da comunidade.

Atitudes ou qualidades exigidas:Atenção, ausculta e abertura; Cuidado, respeito e paciência; Fineza e tato.

Novo paradigma: Toda ação profissional hoje requer suscitar a participação popular para ampliar o o societário, não mais como cumpridores de tarefas, mas como cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com