TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Programada

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

ALUNA: Edilaine Aparecida de Lima

RGM: 15376541

CURSO: Serviço Social

POLO: São Sebastião Do Paraíso- MG

TUTORA: Nádia Alcântara

ATIVIDADES PROGRAMADAS I

  1.  Na entrevista a assistente social aponta o que faz um assistente social, relate os principais pontos:

O assistente social trabalha em um campo totalmente amplo, com todas as áreas que envolvem questão social:

Política social, pública e privada;

Política de assistência à saúde, previdenciária e habitacional, ONGS, empresas, movimentos sociais...

O profissional precisa gostar muito de lidar com o ser humano, portanto a pessoa que escolhe fazer Serviço Social se sente inconformada com as políticas sociais do nosso País, com tanta indiferença e injustiças

  1.  Enquanto a segurança alimentar um programa coordenado por uma assistente social o que o vídeo apontou?

A casa da sopa mostrada no vídeo foi criada com o objetivo de oferecer refeições aos pobres. Contamos com a política pública de segurança alimentar e nutricional atuando para alimentar as famílias carentes. E além das pessoas receberem o alimento, ainda conta com o atendimento do assistente social que busca atender as necessidades de cada um, para inseri-las também nos programas e projetos juntamente à rede de serviços sócio assistencial de cada Município.

O vídeo também apontou que o trabalho do assistente social dentro de uma instituição é um elo muito importante mantido entre os profissionais, a família e o paciente. Encaminhando-o quando necessário para atendimento fora da instituição, podendo ser estes sociais ou de saúde, instruindo os familiares em quais atitudes tomar, em relação ao auxílio necessário que cada um necessita.

  1. Relate a importância das bases teóricas da profissão, o que foi passado na entrevista?

Foi passado através da entrevista, que no acolhimento de pessoas, tanto crianças, jovens ou adultos que se encontram em situações de risco, é feito todo um procedimento, para que se sintam seguras no novo ambiente. É reunida toda a equipe técnica juntamente com o psicólogo e o assistente social, para fazer o trabalho de acompanhamento deste paciente, juntamente com a família.

Tem que ser conciliado todo o conteúdo teórico e metodológico para se identificar as demandas e ter um bom desempenho no trabalho.

Encontra-se ai à perspectiva de ser um agente transformador, fazendo com que nossa sociedade seja mais solidária, igualitária e que tenha justiça social. Ver que o trabalho que o assistente social está fazendo, é algo real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com