TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Antropologia

Por:   •  7/6/2022  •  Exam  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 9

1) Sobre a estruturação da Antropologia enquanto ciência, explique o contexto histórico no qual o surgimento desta ciência está relacionado.

A antropologia veio para entender as diferenças de etnias dos seres humanos. No século 19, em estudos de história e geografia modernos, a antropologia surgiu com um objetivo, servir como meios de ajuda para o capitalismo industrial, a revolução industrial que a Europa passou nesse século colocou uma nova necessidade para a economia europeia. A precisão de recursos naturais, que seriam matéria-prima para a produção. Para realizar tal objetivo, os países europeus de potência na época, em especial Inglaterra, França e Alemanha, começaram um novo processo de colonização de países não desenvolvidos, na África, Oceania e também na Ásia; países que possuíam recursos naturais em muita quantidade

Então com o movimento colonizador observados nas grandes navegações ocorridas a partir do final do século XV, se colocou um europeu em contato com um tipo humano que seria jamais visto por ele dentro disso mostraria a cultura,o modo de vida,a religião e as estruturas sociais que eram bem distintas uma da outra causando os espantos europeus, havendo então um movimento de tomadas de terras e dos bens naturais que se tinham os nativos .

então nisso os colonizadores apresentaram a lógica religiosa como legitimação da colonização.

O século XIX tinha vivenciado a revolução científica do século XVI e caminhava para um positivismo cientificista que necessitava de explicações científicas e não religiosas para justificar o domínio do povo além de partilha de terras, os europeus precisavam de matéria prima para suprir a necessidade imposta pela expansão industrial do século XIX.

colocando então os europeus com o domínio de outros povos e contato com culturas diferentes .

2) De acordo com o texto de Laplantine, “O campo e a abordagem antropológicos”, responda:

Explique o método antropológico, denominado pelo autor como “o estudo do homem inteiro”;

Laplantine diz que só pode ser considerada uma abordagem integrativa que se leva em consideração a mente,a maioria das abordagens de Laplantine consiste em não parcelar o homem, mas abordá-lo a partir de todas suas dimensões de forma integrada.

Apresenta os principais argumentos do autor em sua crítica ao etnocentrismo e à naturalização do social.

Suas principais justificativas seriam que em uma distância de cultura com a outra faz então que não enxergamos e criamos vários questionamentos , quando enxergamos novas culturas é provável que tenhamos o “ estranhamento" e que por isso é necessário a mudança no olhar .

Laplantine diz em seu texto que “ se estamos presos em uma só cultura não somos apenas cegos à dos outros , mas míopes quando se trata da nossa.” consiste em reconhecimento juntamente com a compreensão de uma humanidade plural.

Isso decorre de uma abordagem que provoca assim uma revolução epistemológica, tendo uma revolução no olhar e então uma ruptura da idéia que se existe um centro do mundo e trazendo uma ampliação no saber mudando uma ideia criada por você mesmo.

Laplantine deixa claro que acredita que tais gestos dentro da cultura o faz desenvolver hábitos e comportamentos de acordo com o contato de cada cultura.

3) Com base no texto de Roberto da Matta, “A Antropologia no quadro das Ciências”, explique a distinção feita pelo autor sobre “dois problemas fundamentais”: “as Ciências Naturais estudam fatos simples” e “as Ciências Sociais estudam fatos complexos”.

Roberto da Matta enfatiza em seu texto “ A Antropologia no Quadro das Ciências” sobre os dois problemas de fundamentos sobre “as Ciências Naturais estudam fatos simples” e “as Ciências Sociais estudam fatos complexos”.

A Ciências Naturais se diz que estuda os fatos simples, eventos que presumivelmente têm a causa simples e que são facilmente isoláveis da ciência natural, é todo um conjunto de fatos que se repetem e se tem constância verdadeiramente sistêmica , onde se podem ser vistos isolados sendo reproduzidos dentro de condições de controles razoáveis num laboratório.

Além disso, a simplicidade, a sincronia e a repetitividade asseguram um outro fato que seria a prova ou um teste, dada a teoria possa ser feita dentro de dois observadores diferentes em lugares diversos e até perspectivas opostas se chamando tal modo tal condição de objetividade.

E a chamada de Ciência Sociais se estuda fenômenos complexos e se situa em causalidade e determinação complicadas, sendo nada fácil isolar tais causas e motivações exclusivas , esses eventos servem de foco ao cientista social são fatos que não estão mais ocorrendo entre nós ou que não podem ser reproduzidos em condições controladas e então as situações sociais são complexas e de difícil controle.

No caso das ciências sociais, as condições de percepção, classificação e interpretações são complexas mas o resultado em geral não tem consequências na mesma proporção da ciência natural.

em geral, o resultado do trabalho do cientista social é visto de fora do domínio científico e tecnológico dentro da região da artes: como nos filmes , peças de teatro , novelas, romances e contos , onde se tem idéias de certas pesquisas que pode ser aplicadas , produzindo e modificadas no comportamento social sendo assim os fatos sociais são não reproduzíveis em condições controladas e, por isso, quase sempre fazem parte do passado.

Então como evento complexo como a revolução russa ou o problema de incesto são fatos sociais que nós podemos conhecer bem , mas que mantemos sempre tais relações complicadas comos e houvesse uma zona conhecida entre o acontecimento e nós , nossas recontruçoes é diferente daquelas realizadas pela ciencia naturais sendo sempre parcias seja dependendo do documento , observaçoes, sensibilidade e perpectivas . o'que forma os eventos consequentes onde possa ter varios contextos e com potencial de mudanças dependendo das relações citadas e em determinado momento.

4) Tendo como referências o filme "Capitão Fantástico" e o texto "Consumo como prática cultural", identifique e analise, no mínimo, três passagens do filme que representam:

o imbricamento das dimensões da existência humana (material, social e simbólica);

as diferentes formas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com