TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ação de Artigo Científico

Por:   •  12/3/2023  •  Artigo  •  6.258 Palavras (26 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2]

FACULDADE EDUCACIONAL ANHANGUERA UNIDERP

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO EM SERVIÇO SOCIAL

CRISTIANO JESUS DOS SANTOS                RA: 5380253397

PROJETO DE PESQUISA:

 AÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL EM COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Porto Seguro

2021

CRISTIANO JESUS DOS SANTOS                RA: 5380253397

Trabalho de Pesquisa apresentado ao curso de Serviço Social do Centro de Educação à distância (CEAD), da Universidade Anhanguera/UNIDERP, referente ao 8º Semestre, com objetivo de fortalecer a aprendizagem da disciplina:  Trabalho de Conclusão de Curso II ( TCC ). Tutor: Marcio Ronald Sella. Coordenadora do Curso: Prof.ª Ma. Valquíria Apª Dias Caprioli

Porto seguro

2021

DEDICATÓRIA

Dedico a Deus pela força nessa longa caminhada, a minha e esposa pelo incentivo e apoio na realização desse trabalho.

AGRADECIMENTOS

        Agradeço a Deus minha formação acadêmica. Por Ele todas as coisas foram possíveis; Em especial a conclusão deste trabalho.

        Agradeço por ter amparado minha família, que por ventura da forte rotina de trabalhos estive ausente.

Agradeço pela oportunidade de vivenciar esta vitória.

        Agradeço, porque Ele acompanhou toda a caminhada e sabe o quanto foi árdua, honrada e digna a vitória que almejei e se hoje colho frutos foi porque sua companhia se fez presente em todos os momentos.

        Obrigado pela generosidade em minha vida.

RESUMO

Este trabalho debate a temática violência contra crianças e adolescentes. Todavia, aponta os diferentes tipos de violência e reflete sobre as modificações que as configurações familiares vêm padecendo nos últimos anos. Realizando o desempenho dos avanços apresentados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que distinguiu crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e dignos de proteção absoluta e aprovou a criação de uma norma de Segurança e garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além disso, assinala determinados dados acerca da ação profissional dos assistentes sociais com estes sujeitos, reconhecendo a violência, como demonstração da questão social, objeto de seu trabalho profissional.

        

Palavras-Chaves: Ação do assistente social, violências, crianças e adolescentes, Legislação e direito.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................ 07

2 A VISÃO HISTÓRICA E SOCIAL DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA.................................................................................................09

2.1 TIPOS DE VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES................................................................................................11

2.1.1Formas de Agressão: Agressão Física, Psicológica e Sexual.....................12

2.2 ASSISTENTES SOCIAIS NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL

CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTES............................................................17

2.2.1 Ação do assistente social frente a situação/realidade.................................21

2.3 GARANTIAS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE...........22

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..............................................................................26

4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ................................................................. 27

  1. INTRODUÇÃO

 

A violência é um problema que afeta muitas pessoas no mundo. Determinados episódios chegam a ser informados aos órgãos públicos, a boa parte continua omitindo por múltiplas questões de cunho particular, por temor das implicações, timidez social, entre diversos.

Para encararmos essas violências, distinguimos as políticas já viventes e que devem com urgência ser fortalecidas, para que possamos unidos arquitetar respostas que diminuam as violências que sofremos. A violência pode ser considerada como uso da força física ou do poder, que resulte ou tenha qualquer probabilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação.

A violência que aflige crianças e adolescentes na realidade brasileira atual é de tal forma extraordinária que movimenta todos os campos da sociedade.

Na atualidade, têm instituições brasileiras que vêm discutindo, estudando e promovendo ações voltadas para o combate à violência contra crianças e adolescentes. Portanto, a noção sistematizada sobre o contexto, ainda que de feitio fragmentada, se acha na atualizada de determinadas instituições mais direcionadas para ensino, pesquisa e assistência.

Ainda com as políticas públicas voltadas para essa expressão da questão social ainda não foram satisfatórias para eliminar esses acontecimentos que a cada dia faz mais vítimas. Ante do notório, abrangemos ser indispensável nos ajustarmos sobre a atuação do assistente social no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência, por ser um profissional com base nas dimensões ético-político, técnico-operativo e teórico-metodológico tornando-se um dos comediantes essenciais para a garantia de direitos diante da problemática da violência contra a criança e adolescente.

Neste assunto o objetivo e estudar a atuação do assistente social por meio da operacionalização de políticas públicas que afastam crianças e adolescentes das condições desumanas onde se encontram envolvidos, a fim de realizar com as vítimas um trabalho visando à socialização, mudança de vida; identificar quais são os tipos de violência contra a criança e o adolescente; realizar investigações científicas, visando compreender, analisar, subsidiar e monitorar o planejamento e a execução das ações de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes;perceber quais as atribuições e competências do assistente social no atendimento a essas crianças e adolescentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)   pdf (310.9 Kb)   docx (293.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com