TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Burguesia Fede

Por:   •  21/6/2016  •  Resenha  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 7

O termo burguês descende dos moradores que viveram nos burgos (cidades protegidas por muralhas) no fim da Idade Média, logo após o Feudalismo. Originalmente, uma classe social surgida na Europa Ocidental, a burguesia descreve uma classe social caracterizada por sua propriedade de capitais, sua relacionada “cultura” e sua visão materialista do mundo.

Na filosofia Marxista, o termo “burguesia” denota a classe social que detém o meio de produção, e cujas preocupações sociais são o valor da propriedade e da preservação do capital, a fim de garantir a sua supremacia econômica.

A burguesia desempenhou um papel revolucionário na história invadindo o mundo inteiro e essa expansão acabou por proporcionar uma epidemia de superprodução deixando a sociedade numa barbárie momentânea. Ela, ao sentir-se ameaçada, passa a destruir forças produtivas com violência, conquistar novos mercados e a explorar mais os antigos, forjando crises gerais e violentas. Mas a burguesia não forjou apenas as armas, ela também produziu os homens que as empunharam: Os operários modernos ou proletários.

Com o desenvolvimento da história moderna, o trabalho dos operários homens passa a ser substituído por uma mão-de-obra mais barata: As mulheres e as crianças que passam a ser vistas como meros instrumentos de trabalho.

A luta do proletariado contra o burguês é ferrenha uma vez que seus interesses e condições de existência igualam-se à medida que a máquina apaga todas as diferenças entre eles.

A superação proletária frente à burguesia

A história de todas as sociedades que existiram até os dias de hoje é a história de luta de classes em que opressores (homens livres, patrícios, senhores, mestres) e oprimidos (escravos, plebeus, servos, oficiais) travaram uma guerra ininterrupta, que acaba sempre revolucionando e transformando toda a sociedade.

A sociedade burguesa recém-saída do Feudalismo não aboliu os antagonismos de classes, mas sim substituiu velhos costumes por outros novos. Contudo, o caráter distintivo da época da burguesia foi o de dividir a sociedade cada vez mais em dois vastos campos: a burguesia e o proletariado.

A burguesia moderna é produto de um desenvolvimento longo, de uma série de revoluções no modo de produção e trocas. À medida que a burguesia evoluía, o processo político acompanhava essa evolução e só depois do estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial, conquistou por fim a hegemonia exclusiva do poder político no estado moderno. Esse novo governo não é mais do que uma junta que administra os negócios comuns de toda a classe burguesa.

A burguesia desempenhou um papel revolucionário na história, não podendo existir sem revolucionar constantemente os instrumentos de produção e o conjunto das relações sociais. A conservação do antigo modo de produzir era, pelo contrário, a primeira condição de todas as classes industriais anteriores. Uma revolução contínua na produção comove todo o sistema social, uma agitação e uma insegurança constantes distinguem a época burguesa de todas as anteriores. As antigas relações sociais dissolvem-se e as que surgem em seguida envelhecem antes de se solidificarem. Tudo o que era permanente, esfumaçam-se; o sagrado vira profano e os homens se veem obrigados a encarar suas novas condições de existência.

Com a necessidade de dar cada vez mais saída aos produtos, a burguesia invade o mundo inteiro implantando-se, explorando e estabelecendo relações por toda a parte.

Ao explorar o mercado mundial, ela deu um caráter cosmopolita à indústria e sua base nacional. As velhas indústrias nacionais são suplantadas por outras novas a cada dia; indústrias que já não empregam matérias-primas indígenas, mas sim aquelas vindas das regiões mais longínquas do mundo e cujos produtos se consomem não só no próprio país, mas em todas as partes do globo. As antigas necessidades satisfeitas com os produtos nacionais são substituídas por outras novas, que reclamam para sua satisfação produtos das regiões e climas mais longínquos. Ao invés de regiões isoladas que se bastavam, estabelece-se um intercâmbio universal, uma interdependência das nações.

Preços baixos de mercadorias fazem capitular até os bárbaros mais hostis aos estrangeiros. Sob pena de corte, faz com que todas as nações adotem o modo burguês de produção, introduzindo-se assim a chamada civilização, ou seja, tornando-as burguesas.

No interior da sociedade feudal é que foram criados os meios de produção e de troca em que se baseia a burguesia e que ao se desenvolverem esses meios, as relações feudais de propriedade, deixaram de corresponder às forças produtivas em pleno desenvolvimento. Travavam na produção em vez de fazer progredir, transformando-se em cadeias, cadeias essas que precisam ser quebradas e de fato são quebradas cedendo lugar à livre concorrência, com uma constituição social e política apropriada, com supremacia econômica e política da burguesia.

Desde sempre a história da indústria e do comércio não é mais do que a história das forças produtivas modernas com as relações de produção atuais, contra as relações que condicionam a existência da burguesia e sua dominação. Basta mencionar as crises comerciais que, com seu retorno periódico ameaçam, cada vez mais, a existência da sociedade burguesa. Cada crise destrói tanto os produtos já criados quanto uma parte grande das forças produtivas gerando uma epidemia: a epidemia da superprodução. A sociedade encontra-se em um estado de barbárie momentâneo: a indústria e o comércio parecem aniquilados. E isso, devido a uma demasiada civilização da sociedade, onde as forças produtivas de que dispõe não servem mais o desenvolvimento, pelo contrário, tornam-se poderosas demais para estas relações, que constituem um obstáculo ao seu desenvolvimento; a cada superação de um obstáculo, uma desordem surge e ameaça a existência da propriedade burguesa e que acaba tornando-a estreita para conter as riquezas criadas em seu seio.

Como a burguesia supera isso? Destruindo forças produtivas com violência conquistando novos mercados e explorando intensamente os antigos. A que conduz isso? A preparar crises mais gerais e mais violentas e a diminuir os meios de preveni-las.

Mas a burguesia não forjou apenas as armas, ela também produziu os homens que as empunharam: Os operários modernos, os proletários.

Quanto maior o desenvolvimento da história moderna, maior a produção em que o trabalho de homens é substituído pelo de mulheres e crianças, fazendo diferenças de sexo e idade perderem toda a significação social, sendo todos reduzidos a meros instrumentos de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com