TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

Por:   •  17/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

DANIELLE DA SILVA GOMES

CARACTERIZAÇÃO SÓCIOINSTITUCIONAL

[pic 3]

Palmeira dos Índios - AL

2017

DANIELLE DA SILVA GOMES

CARACTERIZAÇÃO SÓCIOINSTITUICIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio em Serviço Social I.

Prof. Nelma dos Santos Assunção Galli

Palmeira dos Índios - AL

2017

Caracterização Socioinstitucional

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO
  1. Identificação da Instituição:

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é uma instituição pública mantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), criado para fins de assistência especializada à pessoas que sofrem de transtorno mental, neuroses graves, psicoses e dependentes químicos, como álcool e outras drogas (AD).  Iniciado no intuito de substituir os manicômios, o CAPS tem a capacidade de ajudar o indivíduo a se socializar e ter sua própria autonomia.

Através de oficinas terapêuticas, o CAPS usa como perspectiva de inclusão, o funcionamento de oficinas de artesanato e música, esporte e lazer, com o intuito de qualificar o indivíduo com transtorno mental, ressocializando-o no meio social, como também no desenvolvimento de terapia educacional, objetivando a educação e inclusão do paciente. Estas oficinas, chamadas de Terapia Ocupacional, permitem que, além de ressocializados e educados, os pacientes tenham o direito de manter-se ocupados, fazendo algo útil durante o dia, e recebam a atenção que merecem, fazendo-os sentir-se úteis e essenciais na vida cotidiana.

O CAPS Geraldo Francisco Sobrinho, situado no município de Estrela de Alagoas, foi fundado no dia 26 de Outubro 2015, e mantém-se aberto de segunda a sexta, das 8:00 às 17:00, com atendimentos divididos em três modalidades, sendo elas: Intensivos (Diários), Semi Intensivos (Semanal) e os Não Intensivos (Ambulatorial).

Tendo a sua sede localizada na área urbana do município, na Rua Rozenda Alves Duarte, nº 37, Centro, local mantido através de aluguel.

  1. Estrutura Organizacional

O Centro de Atenção Psicossocial Geraldo Francisco Sobrinho foi criado no intuito de substituir o hospital psiquiátrico, evitando assim a internação do paciente portador de transtornos mentais, como também usuário de drogas,  melhorando evidentemente sua perspectiva de vida. (Instituição criada baseada na Portaria / GM Nº 336, De 19 de Fevereiro de 2002).

        Fundamentado na Lei Nº 10.216, De 6 de Abril de 2001, que “dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais”, a sua meta tem como objetivo prestar um atendimento humanizado a cada individuo, dando-o proteção e ajudando na recuperação da sua saúde física e mental, trabalhando individualmente e coletivamente nas habilidades de cada usuário, capacitando sua autonomia e ressocialização no meio social e familiar.

Sua estrutura física é constituída por:

01 Recepção

01 Sala de Espera

01 Sala de Serviço Social / Psicologia / Farmácia

01 Cozinha

01 Sala de Arquivo

01 Sala de Coordenação

01 Consultório Psiquiátrico

01 Sala de Enfermagem

01 Sala de Observação

03 Banheiros (1 feminino, 1 masculino e 1 dos colaboradores)

01 Pátio

01 Refeitório

01 Dispensa

Sua Equipe de referencia composta:

01 Coordenadora (Nível Superior)

01 Assistente Social (Nível Superior)

01 Médico Psiquiatra (Nível superior)

01 Enfermeira (Nível Superior)

01 Psicólogo (Nível Superior)

01 Farmacêutico (Nível Superior)

01 Nutricionista (Nível Superior)

01 Educador Físico (Nível Superior)

01 Agente Administrativo (Nível Superior)

02 Técnicos em Enfermagem (Nível Médio)

02 Monitor (Nível Elementar)

01 Cozinheira (Nível Elementar)

01 Motorista (Nível Elementar)

01 Auxiliar de Serviços Gerais (Nível Elementar)

Organograma do CAPS Geraldo Francisco Sobrinho

[pic 4]

  1. OBJETIVO INSTITUCIONAL:
  1. Natureza dos programas e projetos:

        O CAPS como instituição terapêutica busca meios estratégicos para desenvolver com seus pacientes, com o intuito de abranger as suas terapias e trabalhar juntamente com eles em diferentes áreas.

Através desse cuidado com cada usuário, a instituição proporciona a aplicação de projetos, estes elaborados e executados pela equipe multidisciplinar, juntamente com a inserção de programas e políticas públicas sociais e de saúde, da rede pública com o intuito de atender as necessidades dos usuários, melhorando a qualidade de vida e a alto estima, objetivando assim o cuidado de todos.

 

  1. Política Social:

        Os projetos realizados no CAPS Geraldo Francisco Sobrinho têm como finalidade desenvolver uma política com o intuito de promover meios interacionais desenvolvidos através de terapias lá articuladas. Estas terapias são responsáveis no desempenho dos pacientes, de acordo com suas limitações, visando assim melhorar seu estilo de vida, sua reintegração na sociedade e ainda, na conscientização para uma vida mais qualificada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com