TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

Por:   •  5/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.160 Palavras (9 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

GEINIFFER CAROLINA MENEZES

CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS

BAURU - SP

2019

GEINIFFER CAROLINA MENEZES

CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera – Uniderp para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I, sob a orientação do coordenador do curso: Nelma dos Santos assunção Galli.

.

BAURU - SP

2019

Resumo

Este relatório refere-se se às atividades desenvolvidas na instituição do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, durante o estágio obrigatório curricular I da Faculdade Anhanguera de Bauru. O estágio tem duração de 150 horas e foi realizado durante o período de 05/08/2019 à 06/09/2019.

1- Contextualização histórica da instituição que está estagiando;

1.1- Identificação da Instituição:

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade e risco social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

O CRAS da cidade de Pederneiras é uma unidade pública e deu início às suas atividades no bairro Cidade Nova no dia 12/12/2006, o seu objetivo é prevenir a ocorrência de vulnerabilidade e risco sociais, com meios de desenvolvimento de potencialidades e obtenção do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, da ampliação da cidadania.

O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família PAIF e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos SCFV. No CRAS, os cidadãos são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A oferta do PAIF se da através dos serviços socioeducativos, de convivência, socioassistenciais de projetos de capacitação com promoção a inclusão produtiva direcionado para as famílias de baixa renda, especialmente as famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada BPC, entre outros.

1.2 – Estrutura Organizacional

O CRAS de Pederneiras fica situado na Rua Felisberto José Magnani, O – 602 no bairro Cidade Nova, é composto por uma equipe multidisciplinar e seu funcionamento é de 08 horas por dia, com a presença da coordenação e assistentes sociais. A equipe técnica é formada por 02 assistentes sociais, 01 psicólogo, 01 coordenadora de programas e projetos, 01 auxiliar de serviços gerais, 01 auxiliar administrativo. A equipe realiza encontros mensalmente para estudo de caso e planejamento das atividades .

A estrutura física é composta por:

01 sala para recepção

01 sala para reuniões e grupos

03 salas para atendimento

01 cozinha

04 banheiros

2 – Objetivo Institucional

2.1 Natureza dos programas e projetos:

O Ministério de Desenvolvimento e Combate a Fome – MDS, aponta que o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

No CRAS Cidade Nova, a Proteção Social Básica funciona através dos programas: Benefício de Prestação Continuada – BPC, Bolsa Família, Programa de Proteção Integrada a Família – PAIF, e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos SFCV.

Todos os serviços estão divididos da seguinte maneira:

- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para idosos à partir de 60 anos;

- Oficina para geração de renda;

- Grupo de gestantes

- Projeto Movimente – Intergeracional – à partir de 12 anos;

- Projeto Superação – jovens de 14 à 20 anos;

- Projeto Reunidos na Amizade – À partir de 60 anos;

- Grupos jovens aprendizes – À partir de 21 anos;

- Questões de mulheres PAIF – mulheres à partir de 20 anos – quinzenal.

2.2 Política Social

As políticas sociais são ações dos governos no enfrentamento da questões sociais pela via de equipamentos de políticas sociais, a educação a saúde, a inclusão social entre outras. O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada, unificada dos usuários da política de assistência social para a rede de proteção básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial. É a unidade local do SUAS - Sistema Único de Assistência Social. Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico é compatível com o trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com