TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CARACTERIZAÇÃO SÓCIOINSTITUCIONAL

 

PALMAS-TO

2015/2

[pic 2]

CARACTERIZAÇÃO SÓCIOINSTITUCIONAL

MARIA IODETE CARDOSO LEÃO

PALMAS-TO

2015/2

INSTITUTO LAR DONA GERALDA ALDIRA (IGA) também denominado LAR DONA GERALDA, fundado no dia 03 de agosto de 2005, hoje situado na quadra 104 Sul, Rua SE 05, Lote 39, Centro, Palmas/TO. No dia 19 de janeiro de 2005 foi feita uma reunião, com alguns senhores e senhoras com o objetivo de realizar uma assembleia de Constituição, Aprovação do Estatuto Social, Eleição e Posse da Diretoria do INTITUTO LAR - DONA GERALDA ALDIRA.

De uso da palavra à senhora BERNADETE SANTANA DE SOUZA informou que a presente Assembléia visava deliberar os seguintes assuntos: 1. Discussão e votação da proposta de fundação do INSTITUTO LAR DONA GERALDA ALOIRA, sociedade civil, sem fins lucrativos; 2. Discussão e votação do Estatuto Social; 3. Eleição e posse da 1ª Diretoria. Dona Elizabeth pediu licença para que antes de iniciar os trabalhos fosse lido um versículo da Bíblia Sagrada para os presentes, o que foi aceito e feito. Abordando o item primeiro da pauta, a Senhora Presidente declarou abertos os trabalhos explanou quanto à necessidade da criação do Instituto para um maior envolvimento da- comunidade junto aos problemas sociais, culturais e esportivos da sociedade palmense em especial as crianças e idosos, população que mais sofre os efeitos da exclusão social e abusos, haja vista que se fazem necessárias ações que visem se não a sanar, mas pelo menos a amenizar o sofrimento de tantas pessoas e também para oportunizar através de cursos e oficinas meios de integrar o indivíduo na sociedade e também da necessidade da comunidade local organizar para conseguir apoio a projetos que sejam de interesse da comunidade palmense a senhora BERNADETE explanou ainda quanto à necessidade da organização dos profissionais liberais que podem ser parceiros do instituto como voluntários a senhora BERNADETE ressaltou ainda que através do Instituto os membros possam desenvolver um trabalho maior e garantir o crescimento de Palmas com mais justiça social. A seguir o senhor Leonardo Araújo pediu a palavra o que lhe foi concedido e disse que esta muito feliz de fazer parte do Instituto que esta sendo criado, pois agora organizados poderemos trabalhar com mais segurança e reconhecimento pela população e pelo Poder Publico. Em seguida a senhora BERNADETE colocou em votação a criação ou não do instituto, todos votaram a favor da criação do INSTITUTO LAR DONA GERALDA ALDIRA tendo como fundadores as pessoas que assinarem esta Ata de Criação e Fundação em seguida a Senhora BERNADETE SANTANA DE SOUZA pediu uma salva de palmas e declarou criado o INSTITUTO LAR DONA GERALDA ALDIRA. Nada mais havendo a tratar sobre o item primeiro da pauta, passou-se ao item segundo. A Comissão encarregada de elaborar o Estatuto Social do Instituto leu artigo por artigo e submeteu à aprovação dos presentes o Estatuto Social do INSTITUTO LAR DONA GERALDA ALDIRA. (SILVA, 2005).

O instituto é formado por uma quantidade ilimitada de sócios e contribuintes não tendo eles nenhum tipo de gratificação ou salário, sendo administrado por:

  • Assembléia Geral;
  • Diretoria;
  • Conselho Fiscal;

A assembleia geral é constituída pelos sócios, é o principal orgão da instituição, cabe à assembleia geral, eleger e destituir a Diretoria e o Conselho Fiscal entre outros deveres.

O IGA em sua criação veio com a proposta de:

  • Promover a geração de emprego e renda para seus Associados através da prestação de serviços e elaboração de projetos para este fim,
  • Desenvolver e incentivar a produção cultural do município de Palmas;
  • Promover a inclusão digital de jovens e adultos;
  • Apoio a crianças e adolescentes carentes através de atividades culturais, esportivas e beneficentes;
  • Desenvolver projetos sociais as camadas mais carentes da sociedade; Promover cursos, oficinas, encontros, seminários e palestras;
  • Ministrar cursos profissionalizantes a jovens e adultos carentes em parcerias com outras entidades e Poder Publico;
  • Promover a inclusão social dos jovens que vivem em áreas periféricas e que não são assistidos pelo Poder Público, através do primeiro emprego;
  • Trabalhar conjuntamente com outras entidades, órgãos públicos que promovam ação social.
  • Promover ações de ocupação e lazer para pessoas da terceira idade em risco de exclusão social ou abandono;
  • Promover ações e desenvolver projetos de assistência a adolescente e a mulher gestante carente;
  • Fundar e manter asilos, creches e orfanatos;
  •   Editar e publicar material gráfico de divulgação das Ações do Instituto;

             Sua missão é minimizar a exclusão social possibilitando uma cidadania conhecedora de boas ações, através de praticas que conscientizam e humanizam, incentivando o trabalho, a boa conduta, e cooperando para a desenvoltura e independência financeira do cidadão. 

           Em sua breve trajetória o IGA, em parceria com outras instituições, tem contribuído para a dissipação do sofrimento, e amenizar os efeitos quase irremovíveis da exclusão social que tanto se assemelha as classes menos favorecidas.

Para alcançar tais objetivos, pode desenvolver atividades de apoio, desenvolvimento e execução de projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão, além de captar recursos externos junto a entidades de cooperação técnica e financeira nacionais e organismos internacionais, aproveitando a disponibilidade de linhas de crédito, para a viabilização de estudos, planos, programas e projetos, de acordo com  suas finalidades.

Pode estabelecer com as entidades públicas ou privadas, nacionais e internacionais, através de contratos, convênios e outras formas de cooperação, objetivando o desenvolvimento ou a transferência de tecnologia e conhecimento, visando incrementar programas de intercâmbio técnico e cultural com instituições congêneres nacionais ou internacionais. (INSTITUTO GERALDA ALDIRA.ORG)

Dentre os projetos sociais:

 O IGA visa ajudar pessoas vulneráveis ou portadores de deficiência por meio da inserção social pela alfabetização, pelo acesso ao ensino , lazer e a cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (243.6 Kb)   docx (138.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com