TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONCENTRAÇÃO DE RENDA

Por:   •  30/11/2022  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  71 Visualizações

CONCENTRAÇÃO DE RENDA

Concentração de renda é definida como a distribuição desigual de renda por unidade residencial ou indivíduo entre os diferentes participantes de uma economia. A concentração de renda é apresentada como uma proporção entre renda e população.

No sistema capitalista, há basicamente duas formas de apropriação de rendas. Uma ocorre por meio do trabalho pago sob a forma de salário. A outra é o lucro gerado pela propriedade de indústrias, fazendas, lojas ou bancos. Aqueles que vivem do salário são os operários (proletariado), os funcionários públicos e os que trabalham em empresas de prestação de serviços (classes médias). quem obtém os lucros é a burguesia (empresários, grandes fazendeiros, os "patrões").

Essas diferenças na forma de obter dinheiro provoca maneiras diversas de distribuição da renda social. Infelizmente, essa distribuição não é feita em partes iguais pra nós: alguns poucos possuem a maior parcela da renda social (concentração da renda); a maioria da população fica cada vez mais pobre e com dificuldade para poder suprir as necessidades básicas.

A desigualdade atinge diferentes aspectos, como culturais e sociais. O que é incontestável, é que a desigualdade social, e uma de suas causas, a concentração de renda, são prejudiciais para a democracia e possuem sérias consequências na vida das pessoas. A desigualdade é injusta porque impede o desenvolvimento das capacidades individuais, o acesso a direitos humanos básicos, como saúde, educação e segurança. O que nota-se a questão de como os riscos ficam cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com