TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA NA FORMAÇÃO DO SER HUMANO

Por:   •  30/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS CAPIM GROSSO [pic 1]

NÚCLEO DE NOVA FÁTIMA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CULTURAL

PROFESSORA: JOSÉ PEDRO NETO  

A CULTURA E A FORMAÇÃO DO SER HUMANO

Nova Fátima-Bahia

MAIO / 2018

FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS CAPIM GROSSO

SONIA REGINA FERREIRA BONFIM MORAIS

A CULTURA E A FORMAÇÃO DO SER HUMANO

Dissertação solicitada pelo professor José Pedro Neto, com fins avaliativos, para a disciplina Antropologia Cultural da grade curricular do curso de Serviço Social.

        

Nova Fátima-Bahia

MAIO/2018        

A CULTURA E A FORMAÇÃO DO SER HUMANO

                                           

                                   

                                                          EPÍGRAFE

“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade”.

                                                                                                                                                           Paulo Freire

INTRODUÇÃO

         Neste trabalho abordaremos de forma dissertativa, com base em um texto de Márcia Tiburi, mestra e doutora em filosofia, a influência da cultura na formação do ser humano e, em um pensamento mais crítico, veremos os reflexos que a mesma exerce sobre a nossa vida, frente a atuação que, como assistentes sociais, poderemos ter neste contexto.

Como vimos no estudo da matéria, com o Professor José Neto, para definirmos “cultura” não estaremos longe de nos referirmos também a “formação” e a “educação”. Portanto, se faz necessário, primeiramente entendermos o que é CULTURA e o que a sociedade coloca como cultura, e o que essa mesma sociedade, coloca como os outros dois, para, a partir desse entendimento, percebermos o que a cultura pode fazer pela formação dos indivíduos para além da sua educação e para além da sua formação geral, e até que ponto ela pode influenciar a inclusão e a exclusão de indivíduos e grupos ao poder, pois também o poder mantém, de certa forma, a sociedade afundada em interpretações, objetivos, condutas e, principalmente num jogo capitalista  de força que levam o ser humano a se parecerem com marionetes nas mãos do que o detém.

DEFININDO CULTURA...

Quando ouvimos na escola, nos encontros ou na televisão, qualquer coisa que se refira a conhecimento, arte, costumes, ética, moral, crenças, hábitos e aptidões adquiridos pelo homem, estamos ouvindo sobre “cultura”.

Essa é a maneira mais popular para definirmos cultura, mas em um pensamento mais crítico, “Cultura” também pode ser um conjunto de ideias, atitudes, comportamento e condutas sociais, adquiridos pelo ser humano, desde o nascimento, passadas de geração a geração, em uma determinada sociedade, formando sua identidade cultural.

A Identidade Cultural de um país ou grupo social, pode ser construída por vários fatores que constituem características específicas, as quais afetam as suas interações em um sistema social. Algumas mais comuns são: valores, crenças, artes e esportes, entre outras. Assim a humanidade, é beneficiada por um grande mosaico, onde temos as manifestações culturais mais inusitadas possíveis.

A CULTURA E A FORMAÇÃO DO SER HUMANO

A cultura é um conjunto bem complexo que está sempre em desenvolvimento, com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano. O que há alguns anos era considerado direito de poucos, hoje quase todas as camadas sociais alcançam. Patrimônios que eram particulares, hoje fazem parte do patrimônio da cultura da humanidade. O analfabetismo, considerado normal antigamente, hoje é inaceitável. Incentivos à cultura e aos esportes fazem artistas das favelas alcançarem o mundo, como podemos assistir no início desse ano, Anitta palestrando em Harvard, falando sobre a cultura Brasileira, mostrando que de qualquer perspectiva, cultura é sempre Cultura e influencia na formação do ser humano nos seus mais variados aspectos.

  Assim, sendo a cultura um verdadeiro meio de formação e de transformação social, não poderiam os agentes que buscam essa transformação deixar de utilizá-la como ferramenta. Então, mesmo diante do imediatismo necessário no seu fazer cotidiano, o compromisso do Projeto Ético-Político de profissional empenhado na transformação dos sujeitos subalternizados pela cultura hegemônica do capital, e a opção pela construção de uma nova ordem societária, sempre levará o assistente social a buscar na Cultura um caminho para a resolução das questões sociais que enfrentamos no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com