TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização Socioinstitucional

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.796 Palavras (8 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

Caracterização Socioinstitucional

O Município de Porto Velho, inaugurou a primeira unidade de referência de apoio psicológico e social aos dependentes de álcool e outras substâncias psicoativas do Estado de Rondônia, e seus familiares, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), no dia 26 de novembro de 2009, localizado na avenida Lauro Sodré, nº 1.964 – bairro Liberdade, na cidade de Porto Velho, em uma estrutura improvisada, e seu funcionamento era das 07h:00min às 19h:00min.

 Após cinco anos de funcionamento no local acima citado, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), foi reinaugurado em sede própria, no dia 16 de dezembro de 2014, na avenida Guaporé, nº 3929 – bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho. O novo prédio, foi construído com recursos de compensação social da Usina Hidrelétrica de Jirau.

A instituição atualmente tem um espaço amplo e apropriado para atender os pacientes, a estrutura possui consultórios médicos, sala de estabilização, posto de enfermagem, sala de acolhimento, sala multifuncionais (para testes rápidos e grupos de tabagismo), SAME, sala para grupos terapêuticos, como o Projeto Começar de Novo, que auxilia na reintegração social de ex-dependentes químicos.

O CAPS AD possui uma equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar, composta por médico psiquiatra, médico clínico geral, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, auxiliar/técnicos de enfermagem e pessoal de apoio, totalizando 24 funcionários efetivos concursados, além de 4 funcionários vigilantes e 2 auxiliares de serviços gerais com vínculos terceirizado. Onde realiza o atendimento prioritariamente as pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Os funcionários efetivos do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), são divididos em três turnos, onde atualmente a unidade funciona das 07h:00min às 21h:00min.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS – AD), é mantido pelo Município de Porto Velho, sendo o principal gestor a Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA. O Centro conta com suporte administrativo da Direção Geral da unidade a Sra. Doralice Borges da Silva.

Esta unidade oferece um serviço específico de atenção integral e continuada, destinada a pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool e outras substâncias psicoativas, que são encaminhadas de outras unidades de saúde, ou que se apresentam espontaneamente, promovendo o apoio aos usuários e familiares, buscando a sua reinserção social, resgatando laços familiares, sociais e da potencialidade do sujeito.

A unidade do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas, para desenvolver as atribuições que lhe cabe dispõe de uma equipe multidisciplinar, que junto a coordenação, tem como desenvolver ações a fim de garantir aos pacientes, orientações e o apoio necessário para que os leve a refletir, argumentar e interagir em diversas situações da sua vida.

        O objetivo institucional da unidade do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas -  CAPS AD, é oferecer atendimento à população com acompanhamento clínico, e promover a reinserção social dos usuários, bem como oferecer suporte emocional às famílias envolvidas neste aspecto da questão social.

        O CAPS AD é uma instituição que está articulada a política social antidrogas, onde conta com Programa de Teste Rápido, e o Programa Antitabagismo, que foi desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho desde 2010. É um programa destinado a pessoas que tenham interesse em parar de fumar. O processo inicia com uma palestra aberta, e no primeiro mês as sessões são semanais, após o segundo mês passam a ser mensais, até completar 1 (um) ano de acompanhamento. Atualmente as sessões acontecem as terças-feiras, onde são repassados aos pacientes 4 (quatro) cartilhas com orientações do Ministério da Saúde, que abordam temas diferenciados sobre o assunto, e ainda orientações sobre como proceder para acabar com o vício, e adotar novos hábitos para ajudar no tratamento. O centro oferece ainda os medicamentos quando forem necessários, além de acompanhamento médico clínico, psicólogos e assistente social. E

        O município de Porto Velho é o principal gestor do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD, e recebe recursos financeiros do Governo Federal. Porém, tem como apoiadores e parceiros não financeiros, as faculdades que dispõe de seus alunos estagiários para terem o acesso ao cotidiano do campo profissional.

        O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD, recebe, civis, funcionários públicos, comunidade em geral e seus dependentes, com idade acima de 17 anos e adultos, homens e mulheres, que necessitam de atendimento e acompanhamento médico por problemas decorrentes ao abuso do uso de álcool e outras drogas, para prestar atendimento clínico de atenção diária, atendimento e acolhimento a esses pacientes. Porém, vale ressaltar que o uso de substâncias psicoativas é utilizado por uma parcela considerável da população, que expressam te iniciado o uso na infância e adolescência. Comumente as características dos pacientes são de famílias de baixa renda, em vulnerabilidade social e indivíduos em situação de rua, porém atualmente um novo mapa mostra que boa parte da população de classe média, está tendo mais contato com essas substâncias. É uma oportunidade de apoio, que esses pacientes têm para repensarem na sua vida, façam uma autoavaliação, que desenvolvam pensamentos positivos e possam estabelecer uma relação de encontros com outros usuários e profissionais, fazendo uma troca de experiencias, histórias e conhecimentos.

        O processo decisório da instituição cabe diretamente a diretora Sra. Doralice Borges da Silva, referente a questões burocráticas da instituição. Porém, existe a questão de paciente, onde possa haver necessidade da realização de reunião dos profissionais envolvidos no caso específico, onde juntos consigam tomar a melhor decisão, assim, a diretora acatará tal decisão.

        O Serviço Social e Enfermagem trabalham juntos no acolhimento do paciente no CAPS AD, neste atendimento o paciente fornece as informações pessoais necessárias para identificação e suas referências familiares. A partir daí o atendimento social procura conduzir o paciente e se necessário a família, por meio da intervenção, ao tratamento de aspectos médicos, psicológicos, acompanhamento da evolução do paciente, trazendo a participação da família no tratamento para que tenham perspectiva de reinserção social. Podendo assim, promover a universalização dos direitos sociais dos usuários, buscando formas de mudanças da situação social vivida pelos usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com