TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização do Espaço Socioinstitucional

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

                        VANDA SUELY DOS SANTOS SILVA

Caracterização do Espaço Socioinstitucional

Castanhal-PA 2015

VANDA SUELY DOS SANTOS SILVA

Caracterização do Espaço Socioinstitucional 

 Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Instrumentalidade em Serviço Social; Movimentos Sociais; Políticas Setoriais Contemporâneas; Pesquisa Social e Oficina de Formação

Prof. Amanda Boza, Maria Angela Santini, Maria Lucimar Pereira, Rodrigo Zambon

Castanhal-PA 2015

SUMÁRIO

1- Contextualização histórica da instituição em que está estagiando.

2- Objetivo institucional

3- Âmbito Institucional

INTRODUÇÃO

Esse relatório tem como principal objetivo descrever um pouco sobre a Secretária Municipal de Saúde e da Diretória de Regulação Controle e Avaliação onde eu realizei o meu estágio obrigatório supervisionado referente ao 4º semestre. Que foi realizado do dia 1º de Abril a 08 de Maio das 08 hs as 14 hs.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTA IZABEL DO PARÁ

A Secretária Municipal de Saúde de Santa Izabel do Pará,  tem como secretário de Saúde o Doutor Mario Oscar.

A Secretária Municipal de Saúde de Santa Izabel do Pará tem como objetivos: Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações do município, organizando o SUS no âmbito municipal, viabilizar o desenvolvimento de ações de Saúde através unidades estatais ou privadas, priorizando as entidades filantrópicas, visando a promover o atendimento integral à saúde da população nos níveis: Atenção Primária; Secundaria; Terciária e Vigilância em Saúde, participar na constituição do SUS, de forma integrada e harmônica com os demais sistemas municipais.

A Secretaria Municipal de Saúde tem por atribuições:

Manter integrados ao SUS os órgãos de saúde existentes no município, coordenar o planejamento das ações de saúde individual, coletiva e ambiental, acompanhar permanentemente as ações e atividades dos serviços de saúde integrantes ao SUS, assessorar tecnicamente os serviços de saúde existente no município, promover a organização da atenção primária no município, implantar e/ou implementar as Estratégias de Saúde da Família no município, orientar e acompanhar os serviços de saúde nos cumprimentos das normas técnicas de conformidade com as diretrizes do SUS, implantar a articulação intersetorial que permita a consolidação do SUS, a promoção da saúde e a melhoria na qualidade de vida das pessoas; coordenar a avaliação do impacto das políticas de saúde sobre as condições de saúde da população, avaliar conjuntamente com o Conselho Municipal de Saúde a organização e funcionamento do Sistema Municipal de Saúde, apoiar técnica-administrativamente o Conselho Municipal de Saúde e as Conferências Municipais de Saúde, o estudo e a elaboração das políticas públicas municipais relativas à saúde, planejar as ações para detecção dos problemas de saúde do Município e a proposição das medidas para a prevenção e solução dos mesmos, o planejamento, a organização, o controle e a avaliação das ações e dos serviços de saúde de competência do Município, o gerenciamento e coordenação das ações do Sistema Único de Saúde no Município e a gestão do Fundo Municipal de Saúde, a execução de programa de ação preventiva, de educação sanitária e de vacinação, a administração e a supervisão das unidades de saúde, sob responsabilidade do Município, o encaminhamento de pacientes para tratamento em outros Municípios (referenciados), as atividades de vigilância sanitária para assegurar o cumprimento da legislação sanitária em vigor, acompanhar a fiscalização dos prédios para fins de licenças sanitárias e habite-se a serem concedidos;, a negociação e implementação de convênios com órgãos públicos e privados para implementar os programas e projetos de saúde, articular com as demais entidades municipais visando a promoção, prevenção da saúde coletiva e individual, fomentar junto ao Ministério da Saúde recursos através de projetos para investimento na saúde da população.

NN

LLBB

A

DIRETORIA DE REGULAÇÃO, CONTROLE, AVALIAÇÃO E AUDITORIA

OBJETIVO:

Planejar, orientar, controlar e avaliar a coleta e análise de informações, elaboração e realização de programas e serviços de saúde, análise de contas.

Compete a Diretoria de Controle, Avaliação e Auditoria:

  1. Controlar a execução e atualizar o Plano Municipal de Saúde.

  1. Verificar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Municipal de Saúde.

  1. Efetuar ajustes no Plano Municipal de Saúde, conforme alterações de prioridades.

4. Elaborar plano de saúde em conjunto com as demais ações da Secretaria e de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Municipal de Saúde e Assessoria Técnica.

5. Controlar a execução das atividades de supervisão e avaliação dos serviços de saúde.

6. Elaborar relatórios para subsidiar as análises de exeqüibilidade e viabilidade das ações propostas no âmbito das estratégias políticas, administrativas, técnicas e operacionais.

7. Controlar os contratos de prestação de serviços, previstos pelo Sistema Único de Saúde - SUS, no âmbito do Município.

8. Controlar a elaboração de relatórios de caráter epidemiológico e implantação de programas de saúde.

9. Organizar e coordenar o sistema de informações em saúde.

10. Realizar pesquisas e estudos na área de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com