TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concepções de Estado em Gramsci

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

ALINE DE FÁTIMA ALVES

CONCEPÇÕES DE ESTADO E SOCIEDADE EM GRAMSCI

PONTA GROSSA

2016


AS CONCEPÇÕES DE ESTADO: GRAMSCI

Antonio Gramsci foi um importante filosofo, trabalhou como jornalista de esquerda e ajudou a fundar o Partido Comunista da Itália.

Gramsci refletia o Estado no princípio da totalidade, para ele política e Estado estavam totalmente ligados, não podendo tratá-los de forma isolada. Gramsci participou de revoluções operárias, os trabalhadores europeus se manifestaram para reivindicar seus direitos, mas acabaram perdendo para a classe burguesa e com isso houve uma reformulação da política burguesa e Gramsci se pôs a refletir o motivo desta perda.

Para Gramsci o partido político era o caminho para melhorar seus governantes e capacitá-los a tomar frente do Estado. Gramsci propunha que o partido progressista construísse a coletividade da nação e intervisse com uma reforma econômica. Além do partido progressista, Gramsci trata do partido totalitário, que traz uma política mais indireta e técnica, tendo como diretrizes: a política, segurança, cultura. E o partido tradicional que trataria da elite, da educação dos homens cultos e também trataria da massa e sua disciplina.

Gramsci foge do teor econômico e apela para questões científicas e lógicas, na teoria e na prática. Fazendo uma análise da política na Itália vê-se o materialismo, construindo um pensamento de que o governo se desenvolve a partir da divisão social. E que o político tem uma autonomia econômica.

Para compreender a autonomia do Estado e do político é necessário fazer uma análise de conjuntura, compreender os processos históricos do país que permitiu essa autonomia.

Gramsci refere-se da importância do consenso e da força, ou seja, o povo precisa ter espírito de liderança e participar das questões políticas. Neste contexto existem duas características, uma é a sociedade política com o poder repressivo e a sociedade civil com o poder democrático.

O Estado é organizado a partir da sociedade soberana, compreendida historicamente nas revoluções de classes, disputa de poder e visando seus próprios interesses.

Gramsci contribui para uma análise crítica do Estado moderno e a sociedade. O Estado observado por Gramsci, não apenas cuidava dos interesses  da burguesia, mas aderiu à classe subalterna.

A organização social ficou por conta do Estado, que tratou de determinar os valores da sociedade, políticas e cultura, pois a coerção e a violência já não eram suficientes.

GRAMSCI

Gramsci se baseava nas publicações marxistas. A prática da profissão se moldava no pensamento gramsciano, que deixava de ser uma prática básica.

A questão socioeconômica e política ainda são debatidas em congressos e mostra que as pessoas possuem certo ponto de vista gramsciano.

As transformações sociais ocorreram historicamente e estão intimamente ligadas à política do país.

Gramsci tem uma característica revolucionária e reformista, que contribuem para uma ocupação dentro do Estado. Seu pensamento marxista vai muito além de leituras e teorias, mas ele coloca em prática a analise da realidade do sujeito social. É um meio científico de ajustar as relações do individuo e sociedade, historicamente analisar o meio em que vive. As contradições de sua realidade e para o Serviço Social fica viável essa mediação de realidade e sujeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com