TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEFINIÇÃO DE PAÍS EM DESENVOLVIMENTO

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

DEFINIÇÃO DE PAÍS EM DESENVOLVIMENTO

Termos como País em Desenvolvimento e País emergente são utilizados para definir o padrão de vida entre baixo e médio de um país, uma base industrial em desenvolvimento e um IDH alternando entre médio e elevado. Categorizar países é uma tarefa difícil, pois os níveis de desenvolvimento econômico e social podem alternar dentro de um grupo de países em desenvolvimento. Os autores partem da opinião de que alguns países sofreram grandes danos com relação a saúde e educação, o que nos revela que o crescimento econômico tem sido notavelmente desigual, tanto nos países com rápido crescimento quanto nos grupos que são beneficiados com o progresso nacional. Os textos nos mostram que a desigualdade é enorme e que o número de pessoas em situação de pobreza é imenso. Celso Furtado se posiciona sobre o subdesenvolvimento afirmando que é um desequilíbrio na compreensão dos avanços tecnológicos produzidos pelo capitalismo industrial.

Dessa forma, o crescimento industrial não ultrapassa o desenvolvimento e a dependência. De acordo com Furtado, “[...] toda economia subdesenvolvida é necessariamente dependente, pois o subdesenvolvimento é uma criação da situação de dependência [...]” (Furtado, 1974.p.87) e “[...]O fenômeno da dependência do aparelho produtivo se manifesta inicialmente sob a forma de imposição de externa de padrões de consumo que somente podem ser mantidos mediante a geração de um excedente criado no comércio exterior. É a rápida diversificação desse setor de consumo que transforma a dependência em algo dificilmente reversível[...]”(Furtado, 1974.p.88). Quando é observada a essência do desenvolvimento, temos o conceito de que apenas é desenvolvido que um dia já foi carente daquele. Sendo assim, o subdesenvolvido é "[...] um processo histórico autônomo, e não uma etapa pela qual tenham necessariamente passado, as economias que já alcançaram grau superior de desenvolvimento [...]" (Furtado, 1961.p.180). Porém não é obrigatório passar pela fase de subdesenvolvimento para chegar ao desenvolvimento, para Bresser, o desenvolvimento acontece após um processo de transformação na economia, politica e na sociedade, no qual o aumento do padrão de vida da população tende a se tornar um processo autônomo e contínuo, social e global, onde estruturas econômicas, politicas e sociais do país passam por continuas transformações. Em sua versão nacional, ele defende um novo desenvolvimento, onde o mercado tem um papel mais relevante, sempre conciliador a um estado forte e regulador. Durante esse período, se falou de desenvolvimento como sinônimo de crescimento. É claro que se pensava em qualidade de vida, saúde, etc., mas era como se essas mudanças viessem automaticamente a partir de altas taxas de crescimento da renda per capita.

Não foi bem assim que aconteceu em alguns países, mas foi a partir desse conceito que o Brasil perseguiu sua industrialização pouco se importando com a distribuição de renda ou para a educação. No ponto de vista de Bresser, não tem sentido falar-se em desenvolvimento apenas econômico, ou apenas político, ou apenas social. Não é possível um desenvolvimento setorizado a não ser para fins de exposição didática. Se o desenvolvimento econômico não possuir transformações de caráter social e politico, então não é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com