TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIFICULDADE NO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA PARA OS IDOSOS

Por:   •  19/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 6

        [pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ALUNO (A) ALINE RODRIGUES MENDES RU: 589249

A DIFICULDADE NO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE

PÚBLICA PARA OS IDOSOS.

CAMAÇARI - BA

2022

TÍTULO: A DIFICULDADE NO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA PARA OS IDOSOS.

        

 PROBLEMA: COMO GARANTIR O DIREITO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA AOS IDOSOS:

PROBLEMATIZAÇÃO: especialistas consultados pela Agência Brasil, no Entanto garantem que é possível envelhecer com qualidade de vida.

Segundo o médico Geriatra e diretor cientifico da Sociedade Brasileira de Geriatria e gerontologia (SBGG) Renato Bandeira de Mello, qualidade de vida e algo subjetivo: depende da percepção do individuo sobre o que é felicidade.

Mas, em termos gerais acrescenta o geriatra, qualidade de vida na velhice está associada á vida ativa, a busca por hábitos saudáveis como: atividade física, alimentação saudável, e manter a mente estimulada com novas atividades. Outro fator associado á qualidade de vida, na terceira idade são as relações sociais. “isso significa “contato com a família, amigos, colegas de trabalho, resume” Mello”. O papel da família para a qualidade de vida do idoso  alem de relevante está previsto em leis,mais do que um papel, os familiares tem obrigação com os idosos.Isso inclusive é respaldado no Estatuto do Idoso”explica o Diretor do (SBGG) Nesse sentido,o Estatuto prevê que a família se envolva nos cuidados e na proteção do idoso”respeitando seus limites e autonomia a fim de não o cercar de suas liberdades e desejos acrescenta” Mello” a Coordenadora-Geral do Conselho Nacional do Direito do Idoso,Eunice Silva destaca ser o ambiente familiar o que registra a maioria das violações de direitos da pessoa idosa.Segundo ela entre os fatores que resultam em enfermidades,quedas,demência e internamentos prolongados,estão á violência domestica,os maus tratos e o abandono.É obrigação da família,da comunidade,da sociedade e do poder público.

Assegurar ao idoso com absoluta prioridade, a efetivação do direito a vida, á saúde, á alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho, cidadania,

Liberdade e dignidade, ao respeito e as convivências familiar e comunitária, argumenta a coordenadora do conselho que é vinculado ao Ministério da Mulher, da Família, e dos Direitos Humanos (MMFDH). De acordo com o médico geriatra e diretor da (SBGG), No caso de idosos doentes que precisam de cuidado especial, alem do apoio familiar é necessário o apoio da sociedade, que precisa está atenta também ás próprias mudanças que acontecem ao longo do tempo. Ha que se pensar que no futuro os núcleos familiares serão menores. “Precisaremos encontrar meios pra construir uma sociedade que possa cuidar do idoso” disse ao lembrar que a qualidade de vida dos idosos depende ainda da infraestrutura e de relações que enxerguem esse público não apenas como consumidor mais como potencial colaborador.

Estar antenado com relação ás políticas públicas pode ajudar a melhorar a

Qualidade de vida do idoso. No âmbito do Ministério da Mulher, da família e do.

Direitos Humanos (MMFDH) Eunice Silva destaca o programa viver-envelhecimento saudável. ““ Ele representa a aplicação, na pratica do Estatuto do Idoso” explica a coordenadora referindo-se ao documento que preconiza o envelhecimento como direito personalíssimo e que sua proteção representa um direito social”.Segundo Eunice em2019,a Secretaria Nacional de promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa(SNDPI) tem atuado no sentido de levar a capitais e Municípios mais distantes,a inclusão na tecnologia digital para pessoas idosas”Na avaliação da coordenadora,esse tipo de tecnologia que vem sendo disponibilizada pelo programa viver,representa um instrumento libertador e emancipa tório voltado á autonomia é a ampliação dos limites de convivencia familiar,da educação, da saúde e da mobilidade física.

Dados Apresentados pelo Ministério Público da Saúde apontam que anualmente os idosos representam 14,3% dos brasileiros, o que correspondem a 29,3 milhões de pessoas. Segundo um estudo longitudinal da saúde dos idosos Brasileiros (ELSI) Brasil divulgado em 2018, 75,3% dos idosos brasileiros dependem “exclusivamente dos serviços prestados pelo (SUS) Ainda segundo um levantamento 83,1% realizam pelo menos uma consulta médica nos ultimos12 meses. tendo por base dados obtidos por meio de pesquisa Nacional de Saúde. o MS informa que 24,6% dos idosos tem diabetes, 56,7% tem hipertenção, 18,3% são obesos e 66,8% tem excesso de peso. As doenças do aparelho circulatório são a principal causa de internação entre os idosos em 2018 foram 641 mil internações registradas no Sistema Único de Saúde (SUS) de Pacientes acima de 60 anos.

Segundo a (SBGG) as principais causas de morte acidentais de idoso são: atropelamento e quedas, a maior parte das quedas da própria altura ocorre em casa por falta de adaptação do ambiente, excesso de obstáculos, falta de barra de apoio, presença de piso sem anti derrapante e que são perigo constante na vida do idoso “acrescenta o médico geriatra” A fim de prevenir esse tipo de acidentes, que podem resultar em fraturas, traumatismo craniano, contusão muscular, e principalmente o medo de cair novamente.

Objetivamente assim, apartir da produção de conhecimento e processo de trabalho do serviço social no atendimento as pessoas idosas na atenção básica de saúde, desenvolver algumas propostas de atribuições profissionais que poderão dar embasamento a atuação do assistente social nesse espaço sócio ocupacional.

Propostas de atribuições do Assistente social na atenção básica no atendimento a saúde da pessoa idosa, com base na análise do caderno de atenção básica “envelhecimento e saúde da pessoa idosa” (2006) Ministério da Saúde:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com