TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIMENSÃO INVESTIGATIVA E INTERVENTIVA DO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  27/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

PATRÍCIA DE S F

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL I

A DIMENSÃO INVESTIGATIVA E INTERVENTIVA DO ASSISTENTE SOCIAL

[pic 3]

SAQUAREMA

2021

PATRICIA DE S F

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL I

A DIMENSÃO INVESTIGATIVA E INTERVENTIVA DO ASSISTENTE SOCIAL

Trabalho de Estágio Adaptado,  apresentado ao Curso Serviço Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para fins avaliativo do quarto  semestre da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I .

SAQUAREMA

2021

SUMÁRIO

Pág.

INTRODUÇÃO ..........................................................................................

03

DESENVOLVIMENTO...............................................................................

04

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................

07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................

08

INTRODUÇÃO

O Serviço Social faz parte do rol das profissões da saúde, o que reforça a importância do trabalho do/a assistente social em situações de emergência como a atual.

O Assistente Social , enquanto profissional que, tem o compromisso de exercer seu trabalho apontado para a transformação social,o Serviço Social tem como seu objetivo de intervenção a questão social enquanto síntese das determinações no conflito entre o capital e o trabalho.

O assistente social no hospital serve para utilizar seu olhar critico social para oferecer suporte aos pacientes até a alta medica. Este suporte pode ser relacionado a apoio psicológico, orientações, mobilização de recursos e etc.

DESENVOLVIMENTO

Assistentes sociais exercem uma profissão regulamentada e, em seu cotidiano de trabalho, conhecem de perto as necessidades da população e o território em que vivem. De acordo com nossa Lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8.662/1993) e com o Código de Ética Profissional, não podemos negar atendimento à população, mesmo numa situação de calamidade pública, em que nossas vidas também correm riscos. No artigo 3° do nosso Código de Ética Profissional, consta que é dever do/a assistente social, na relação com a população usuária, “participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidade”. É nosso dever ético continuar prestando auxilio à população brasileira. Isso não quer dizer que devamos pôr em perigo as nossas vidas, pelo contrário. Devemos nos resguardar de todas as formas possíveis, nos protegendo.

Era 1919, um grupo de mulheres de Curitiba começou a construir a história do Hospital Pequeno Príncipe: elas se mobilizaram para oferecer atendimento de saúde à população carente da cidade, especialmente para as crianças.

Esse grupo se uniu a médicos e autoridades locais e, assim, conseguiu inaugurar o Dispensário Infantil, que passou a receber os primeiros pacientes em outubro de 1919. A semente estava lançada: nascia aí o projeto para um hospital infantil. Após onze anos de muita dedicação e trabalho, a instituição é inaugurada em 1930.

Em 1951, a organização passa a se chamar Hospital de Crianças Dr. Cesar Pernetta e, 20 anos depois, eles inauguram o Hospital Pequeno Príncipe — atualmente chamado de Complexo Pequeno Príncipe, pois abriga, além do hospital, as Faculdades Pequeno Príncipe (2003) e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (2005). A mantenedora da entidade é a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro.

O crescimento do hospital se deve à mobilização dos voluntários, ao intenso trabalho de profissionais de saúde e colaboradores, além do apoio da sociedade e de empresas, que se uniram à causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com