TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISPARIDADE DE PROCEDIMENTOS DA GESTÃO NO COMBATE AO USO DO CRACK E NARCÓTICOS ENTRE A CASA DE RECUPERAÇÃO DE BELÉM EM MERUOCA-CEARÁ E O CAPS DE SOBRAL-CEARÁ.

Por:   •  13/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.476 Palavras (14 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

PROJETO DE PESQUISA

LUIZ GUSTAVO GOMES VASCONCELOS

A DISPARIDADE DE PROCEDIMENTOS DA GESTÃO NO COMBATE AO USO DO CRACK E NARCÓTICOS ENTRE A CASA DE RECUPERAÇÃO DE BELÉM EM MERUOCA-CEARÁ  E O CAPS DE SOBRAL-CEARÁ.

OBS: ESTÁ FOLHA NÃO DEVERÁ SER CONTADA NA NUMERAÇÃO DA PAGINA

SOBRAL - CE

2015[pic 2]

FIED – FACULDADE IEDUCARE[pic 3][pic 4]

A DISPARIDADE DE PROCEDIMENTOS DA GESTÃO NO COMBATE AO USO DO CRACK E NARCÓTICOS ENTRE A CASA DE RECUPERAÇÃO DE BELÉM EM MERUOCA-CEARÁ  E O CAPS DE SOBRAL-CEARÁ.

Projeto de Pesquisa Apresentado pelo aluno Luiz Gustavo Gomes Vasconcelos à coordenação Acadêmica do Ieducare como parte das Exigências para Obtenção do Título de Especialista, outorgado pela Faculdade Ieducare.

ORIENTADOR. Ms. Professor: José Brasil de Matos Filho

SOBRAL - CE

2015[pic 5]

FACULDADE IEDUCARE[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

GESTÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

A DISPARIDADE DE PROCEDIMENTOS DA GESTÃO NO COMBATE AO USO DO CRACK E NARCÓTICOS ENTRE A CASA DE RECUPERAÇÃO DE BELÉM EM MERUOCA-CEARÁ  E O CAPS DE SOBRAL-CEARÁ.

Autor:

Defesa em: ____/____/_______      Nota obtida:  8,5  (oito e meio)

Banca Examinadora

[pic 11]

Professor. Ms. José Brasil de Matos Filho

____________________________________________

1º AVALIADOR (A)

____________________________________________

2º AVALIADOR (A)

SOBRAL, CEARÁ

2015[pic 12]

ÍNDICE

INTRODUÇÃO................................................................................................................5

JUSTIFICATIVA............................................................................................................11

OBJETIVO GERAL........................................................................................................11

OBJETIVOS ESPECIFICOS...........................................................................................12

METODOLOGIA............................................................................................................12

REFERÊNCIAS...............................................................................................................13

[pic 13]

INTRODUÇÃO

O Presente Projeto de pesquisa é intitulado “A disparidade de procedimentos da gestão no combate ao uso do crack e narcóticos entre a casa de recuperação de Belém em Meruoca-Ceará  e o Caps de Sobral-Ceará”.

Sua linha de pesquisa situa-se na Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (GSSS): Investiga a organização dos sistemas e serviços de saúde, com enfoque na Estratégia de Saúde da Família, visando qualificar a gestão da Atenção Básica à Saúde no âmbito do SUS. Avalia os saberes e as práticas de gestão, bem como as tecnologias leves na promoção, na proteção específica da saúde, na prevenção das doenças e agravos, no alívio do sofrimento e na luta pela qualidade de vida, com vistas à redução das desigualdades e a ampliação do controle social sobre o destino coletivo das pessoas envolvidas.

O lócus de execução do referido projeto será nos Município de Meruoca e Sobral – Ceará, na Casa de Recuperação Belém e no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS respectivamente.

A Casa de Recuperação Belém situa-se nas proximidades da Serra da Meruoca, aproximadamente 5 km do Município de Meruoca, seu trabalho está focado no tratamento de dependentes químicos e álcool principalmente os dependentes de crack, por meio de internação, seu trabalho volta-se a gestão religiosa evangélica, onde seu acompanhamento interno permanente se dá por seus organizadores e sua supervisão de profissionais como psicólogos, enfermeiros, pedagogos e terapias ocupacionais é assistida pelo Município de Meruoca, bem como o fornecimento de medicamentos e atenções básicas à saúde, mas vale salientar que não apenas o município de Meruoca presta atenções básicas, como municípios vizinhos atendem pessoas principalmente quando são oriundos deste. Na pagina na web da Casa de Recuperação diz:

“Sejam BEM VINDOS, este Blog foi criado com o objetivo de divulgar os trabalhos da Casa Belém e arrecadar doações, visto que não temos apoio de nenhum órgão governamental.Esta instituição foi fundada pelo Pr. Eziel Santiago (Assembléia de Deus Montese Sobral-CE) e Irmã Ivone dando inicio no dia 21 de abril de 2009 à Casa Belém, nisto iniciam os trabalhos com apenas uma cadeira e muita disposição, tendo como propósito abrigar e recuperar homens que excluídos da sociedade perderam sua dignidade através das drogas, que tanto mata hoje em dia e também como principal a pregação da PALAVRA DE DEUS que é a verdadeira libertação.”                                                                                                                                                                                                              (http://centroderecuperacaobelem.blogspot.com.br/)   [pic 14]

     

Outro órgão a ser feito a disparidade com seus procedimento é o CAPS de Sobral, e principalmente se o método que está sendo realizado em ambos têm resultados satisfatórios para comunidade que seja assistida por tais organizações particulares e públicas que cuidam e tratam de pessoas com problemas psíquicos e mentais ocasionados por substâncias químicas principalmente o crack.

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, seu surgimento vem “romper com paradigmas obsoletos, mostrando ser possível uma sociedade sem manicômio, alicerçada em dispositivo de base comunitária e na inclusão social da pessoa com o transtorno mental” (Maria Suely, 2005/2007). Com a visão de atender uma população que possa apresentar transtornos sociais, o CAPS é formado por uma equipe de profissionais os quais são Enfermeiros, Assistentes Sociais, Terapêuticos, Psicólogos e Coordenadores multifuncionais, com a visão de manter o atendimento a pessoas que necessite de atenções especiais, um dos principais surgimento do CAPS é a inexistências dos manicômios, assim explica Tenório (2001) afirma que a demanda não era mais aperfeiçoar os manicômios, mas criar dispositivos extra hospitalares que assegurassem a cidadania da pessoa com transtorno mental e sua inclusão social. O CAPS é segundo o Blog Diário do Nordeste na pagina Regional:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (253.4 Kb)   docx (64.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com