TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desigualdade Social, Capitalismo e Marginalização

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

POLO: Juazeiro Do Norte

Curso: Serviço Social

Disciplina : Fundamentos das Politicas Sociais

Cristina David de Andrade – 363503

Greyce Bezerra Barbosa  - 354640

Maria das Dores da Silva – 386282

Maria do Socorro Leite Sampaio – 368498

Raianny Araújo Serafim – 385069

Gandhi

Profa. Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Juazeiro do Norte -  CE

Setembro de 2013

RESUMO

O presente artigo desenvolvido fala de questões sociais que envolve o capitalismo como principal responsável pelas lutas e causas que afeta o ser humana em todo o seu existi como pessoa, necessitado de educação, saúde, moradia entre tantos outros direitos que são negados aos cidadãos.

Palavras Chaves: Desigualdade Social, Capitalismo, e Marginalização.

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho aprofundamos um pouco mais sobre a atuação do Assistente Social junto as politicas sociais. O Assistente Social tem conhecimentos técnicos que são necessários para atender e buscar, solucionar ou amenizar problemas sociais que já existem ou venham a surgir no dia a dia dessas pessoas. Sendo  assim, o Assistente Social usa o seu profissionalismo para que esses cidadãos usufruam o que lhes é de “ direito ”.

DESEMVOLVIMENTO

O termo política é derivado do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos à polis, ou à cidade-estado. Assim, pode se referir tanto ao estado, quanto á sociedade, comunidade e definições que se referem á vida humana.

Segundo a autora Hannah Arendt, filosofa alemã ( 1906 – 1975 ), política “ trata-se da convivência entre diferentes ”, pois a politica “ baseia-se na pluralidade dos homens” , assim, se a pluralidade implica na coexistência de diferenças, a igualdade a ser alcançada através desse exercício de interesses, quase sempre conflitantes, é a liberdade e não a justiça, pois a liberdade distingue “ o convívio dos homens na polis de todas as outras formas de convívio humano bem conhecidos pelos gregos”.

Denomina-se politica a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder publico, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo.

  A política social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. Debater a política social como política no âmbito da sociedade capitalista é buscar resgatar seu caráter de classe social – ou seja, uma política que responde, principalmente, aos interesses das classes políticas e econômicas dominantes. Assim, a política tem como objetivo estabelecer os princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo, tanto mais perfeitos, quanto seja o desejo de conduzir o Estado ao cumprimento de suas precípuas finalidades, isto é, em melhor proveito dos governados.

Quando o Estado busca, em suas realizações, o atendimento a necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações concernentes à assistência social, saúde, educação, segurança etc., verifica-se a implementação e efetivação da política social por parte daquele. portanto, apresentam claro e inequívoco conteúdo de classe social, e respondem, em última instância, aos interesses das classes dominantes. Isto não significa que se deve, neste momento histórico, negar uma ou outra – ou ambas. O que é fundamental é o fortalecimento daqueles que se encontram fora dos processos decisórios que se dão, em última instância, no âmbito político. Os espaços políticos já existentes – sindicatos, associações, conselhos – e a busca incessante de criação de novos espaços de participação, podem se constituir em um caminho possível de fortalecimento dos indivíduos para que reconheçam sujeito coletivo e imponham mudanças importantes em ambas as políticas, mudanças estas que venham a favorecer a maioria da população.

O profissional de Serviço Social está capacitado sob o ponto de vista teórico, político e técnico, a investigar, formular, gerir, executar, avaliar e monitorar políticas sociais, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência, previdência social, empresas, habitação, entre outras. Realizam consultorias, assessorias, capacitações, treinamentos gerenciamento de recursos, favorecendo o acesso da população e usuários aos direitos sociais; e trabalhos em instituições públicas, privadas Organizações não Governamentais e juntos aos movimentos populares. Compreendemos que o profissional de Serviço Social tem um papel relevante a desempenhar. Sua prática e convivência social podem construir e fazer a história da profissão, na medida em que à atuação comprometida de cada Assistente Social com dimensão ético-política posta no Código de Ética do Assistente Social, aponta uma direção social que poderá, de forma efetiva, responder as necessidades. O assistente social é o profissional que, com base em conhecimentos técnicos adquiridos na faculdade, atua no atendimento individual ou coletivo de pessoas, buscando nos próprios participantes a solução ou a minimização de problemas sociais, a fim de promover neles e gerar habilidades, fazendo com que consigam resolver os seus problemas, se tornando mais independentes, seguros e conscientes das suas próprias capacidades e atitudes.

  O filme retrata a história de uma das figuras mais emblemáticas dos tempos modernos. E a pergunta que se faz é como um jovem idealista advogado indiano, ao ser expulso da 1ª classe de um trem, inicia um processo de auto-avaliação, incluindo aí a sua vida na Índia, e culminando em tornar-se um líder espiritual de hindus e muçulmanos, com colocações não-violentas, mas de extrema coerência e verdade. Esse é o início ,que fez da sua vida na terra um exemplo a ser seguido.

   O filme estava Retratando um tempo de adversidades, e mostrando um povo que sofria, mas que teve um líder que pela força da palavra “coloriu” a vida de tantos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com