TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA SOLIDÁRIA

Por:   •  22/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.786 Palavras (28 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIDADE CAMPO LIMPO

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

SERVIÇO SOCIAL AO CONTEXTO URBANO E RURAL

PROF.°

ECONOMIA SOLIDÁRIA

São Paulo

Setembro, 2016

SUMÁRIO

  1. Introdução..................................................................................................03
  2. Economia Solidária.....................................................................................04
  3. O que são a Economia Social e a Economia Solidária...............................05
  4. Objetivos e Princípios.................................................................................06
  5. A Economia Social e a Economia Solidária funcionam?.......07.08,09,10,11
  6. Legislação e Normas......................12,12,14,15,16,17,18,19,20,21,22,23,24
  7. Economia solidária promove inclusão social..............................25,26,27,28
  8. Conclusão..................................................................................................29
  9. Referências Bibliográficas........................................................................30

INTRODUÇÃO

   Neste trabalho iremos apresentar o conceito de Economia Solidária, sua contextualização e características, visando esclarecer este novo modelo de convivência.

ECONOMIA SOLIDÁRIA

A economia solidária é um novo modelo de convivência entre pessoas. Muito diferente do capitalismo, modelo que visa somente lucro para o proprietário e exploração da mão de obra de outras pessoas.

Ela pode acontecer de várias formas, pode ser um grupo de funcionários que se unem para salvar uma empresa de encerrar suas atividades, e, a fim de garantirem sua sobrevivência, se unem para que a empresa continue trabalhando e gerando ganho não mais para o patrão, mas para eles mesmos, muda assim o pensamento de não se trabalhar mais uma pessoa, mas trabalhar para seu próprio bem, deixar de ser empregado e virar patrão. Outro ponto positivo é que se evita o desemprego.

Economia solidária também pode ser em forma de cooperativas que visa o trabalho em comum para o bem de todos, às pessoas reúnem seus esforços, trabalham juntas e dividem lucros e perdas, porém o pensamento é um só o bem estar coletivo.

Há ainda pessoas que se unem e criam uma moeda própria, criando um mercado independente um mercado diferente, onde o real não é a moeda usada. As pessoas dividem tudo que tem e trocam seus produtos pela moeda criada por eles, assim quem tiver interesse em comprar mercadorias não usa o real mais sim à moeda que criaram.

O principal ponto da economia solidária, segundo Paul Singer, é o social, é o trabalho que visa o bem coletivo, é a união das pessoas que deixam de pensar no bem próprio e passam a desempenhar suas funções pelo coletivo. Com isso as pessoas mudam sua mentalidade de querer caminhar sozinhas achando que podem conseguir vencer sem a ajuda de outros. Isso mexe com a sensibilidade do ser humano aprendendo a ver o próximo como um amigo e não como inimigo.

O que são a Economia Social e a Economia Solidária?

     A Economia Social e a Economia Solidária são formas alternativas de compreender a economia, colocando as pessoas e o ambiente em primeiro lugar.

     Isto pode parecer complicado, mas de certeza que já ouviste falar de atividades de Economia Social e de Economia Solidária – alguns exemplos incluem, lojas de Comércio Justo, bancos éticos, associações mutualistas, cooperativas – só para nomear alguns exemplos! Estes modelos sociais e de solidariedade também se tornaram populares noutras áreas, tais como no software livre, crowdfunding, ecoturismo, agricultura, reciclagem e energias renováveis. A Economia Social e a Economia Solidária estão a tornar-se uma parte cada vez mais importante de todas as nossas vidas, às vezes sem nos sequer apercebermos!

    A Economia Social e a Economia Solidária são transformadoras porque colocam as pessoas, as suas necessidades, capacidades e trabalho acima da acumulação de capital. Estas alternativas defendem um modelo socioeconômico mais equitativo e redistributivo. A Economia Social e a Economia Solidária são formas econômicas inovadoras que promovem a co-produção de bens, conhecimento e serviços sociais com base na cooperação entre diferentes setores e atores. Promovem a inclusão social e a coesão social de uma forma contínua e sustentável.

A Economia Social e a Economia Solidária incluem organizações sem fins lucrativos que:

  1. Têm objetivos econômicos, sociais e ambientais específicos;
  2. Envolvem diferentes graus e formas de relações de cooperação, solidariedade e associativismo entre trabalhadores, produtores e consumidores;
  3. Praticam formas de trabalho democráticas e de autogestão.

Objetivos

A Economia Social e a Economia Solidária:

  • Estimulam a participação democrática nas decisões econômicas;
  • Lutam por sistemas de gestão participativos e transparentes;
  • Tornam possível o acesso a recursos por parte de todas as pessoas;
  • Promovem o respeito pelos direitos individuais, sociais e econômicos;
  • Influenciam a adoção de critérios de responsabilidade social e ambiental na produção, distribuição e consumo;
  • Lutam pela igualdade, nomeadamente pela igualdade social e de gênero na distribuição da riqueza nas gerações atuais e futuras a nível local e global.
  • A Economia Social e a Economia Solidária são universais – podem ser aplicadas a nível global. São tão úteis na europa como no “sul global”. De uma forma simples: colocam as pessoas em primeiro lugar.

Princípios:

A Economia Social e a Economia Solidária têm várias definições, contudo o seu objetivo último é satisfazer as necessidades dos indivíduos e das comunidades em todo o mundo.

Os seus valores fundamentais são: Direitos Humanos, Democracia, Solidariedade, Inclusão, Diversidade, Desenvolvimento Sustentável, Igualdade, Equidade e Justiça para todos.

A Economia Social e a Economia Solidária funcionam?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.8 Kb)   pdf (214.3 Kb)   docx (54.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com