TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.998 Palavras (12 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

I

A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL – LOCAL/REGIONAL NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE HABITAÇÃO

[pic 3]

2015

PRODUÇÃO INDIVIDUAL

Trabalho de Produção textual  Individual  disciplinas de: Oficina de formação, Projeto de intervenção a Realidade regional e o Serviço Social Planejamento Social, Estágio Curricular Obrigatório II: do Serviço Social da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná,

Profº Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kemkamp, Rosane Ap. B. Malvezzi, Valquiria A. Dias Caprioli

2015

        SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................

DESENVOLVIMENTO.........................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................

REFERÊNCIAS....................................................................................

        INTRODUÇÃO

        O problema das questões habitacionais pode ser apontada como uma questão social , que desde o século XIX, a população vem enfrentando grandes batalhas  na luta por conquista de moradia de um lugar que possibilite dignidade.

         Pois o processo de exclusão social, além de vários fatores  colocam os trabalhadores brasileiros num processo de exclusão do mercado imobiliário, o que os fazem a fazerem ocupações ilegais, em lugares de risco, ou aumentar o cinturão de pobrezas na favela.  Conforme Iamamoto 2004,

“ o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém –se privada monopolizada por uma parte da sociedade”.

        Sendo que o trabalho apresenta dados , importante para a compreensão do diagnostico das questões habitacional do município de Cruz Alta RS, com número de jovens com menos de 18 anos, população, programas de habitação vigente , e o lugar da Cidade de Cruz Alta na região e sua função.

DESENVOLVIMENTO

Cruz Alta

        Cruz Alta tem uma população que esta estimada em torno de 62.821 , habitantes destes sendo aproximadamente 5,500 jovens até 18 anos,  com uma área de 1.360,370 km2 e  conta com um aspectos diferente , tem dois biomas o Mata Atlântica e o Pampa. A cidade esta localizada no estado do Rio Grande do Sul no Noroeste gaúcho a 450 metros do nível do mar.

Cruz Alta, tem uma formação constituída por basalto, arenito de Botucatu,  sua hidrografia apresenta pequenas bacias fluviais e rios pequenos permanentes,  estando localizada em cima das bacias do rios Uruguai e Jacuí.

Apresentando um relevo ondulado, situando- se entre 400 e 500 metros em relação ao nível do mar, com variações de altitudes de 390 a 480 metros do nível do mar.

Os índices de desenvolvimentos da cidade se fazem presente com analise de alguns fatores fundamentais, e necessário para a compreensão deste trabalho , como compreender a renda percapta dos moradores não são muito elevada pois pela falta de indústria  e ser uma cidade que sua economia esta fundamentada na agricultura, e pecuária, como gerador de renda para a sua população apresenta um comércio que é responsável pela contratação de uma parcela bem significativa dos trabalhadores de Cruz Alta.

Outro fator é que o servidores públicos são outros  que em parcela acentuada e com um salário maior que os trabalhadores da iniciativa privada, também possibilitam um gasto maior e vendas no comércio.

Já nas questões educacionais da para dizer que Cruz Alta é um polo regional, pois tem diversas escolas e Universidades tanto particular como públicas, que possibilitam uma circulação de alunos da região, tendo como destaque a Unicruz, UERGS, Polo UFSM, Universidade Federal de Pelotas, Fagepe, Uninter, Seg, entre outros que colaboram para o desenvolvimento na área de educação da cidade.

Já no tocante das questões habitacional, os primeiros projetos a serem desenvolvidos na cidade foram no Governo do Estado do Jair Soares, tendo como coordenador deste processo em Cruz Alta o Falecido Vereador Pedro Perceverano Marques, que organizou a construção e os sorteios das casas da Vila Rocha, e Bairro de Fatima e também dos apartamentos da Cohab.

Com distribuição de quase mil  (1000) casas e apartamentos, posteriormente o governo do Estado mediante politicas de habitação em convenio com a extinta Caixa Estadual construiu diversas casas financiadas em 25 anos para os funcionários  do estado em diversos pontos da cidade.

Já a âmbito municipal a âmbito municipal pelo prefeito Homecher foi construído mediante orçamento participativo aproximadamente  noventa casas no Bairro Tamoio, e o prefeito Vilson Roberto mais cinquenta casas todas elas fruto da organização das associações de vila, mediante o orçamento participativo, ainda no governo Vilson Roberto, foi distribuída mais 50 casas, para os moradores que encontravam-se em áreas de risco e preservação permanentes.

Desta forma Percebe-se que mesmo modificando os governos as ações de moradias e qualidade de vida ainda continuam a ser desenvolvidas, na busca de retirar estas pessoas de lugares sem mínimas condições para viver, acrescentando uma qualidade de vida, dignidade e compromisso social para com eles.        

        A Secretaria de Habitação de Interesse Social

        É da competência desta Secretária, executar e avaliar a política habitacional do Município, bom como a politica fundiária , a política Municipal de habitação, e políticas de Desenvolvimento urbano,  proceder a gestão e ao controle financeiro dos recursos orçamentários previstos na sua Unidade, bem como á gestão de pessoas e recursos materiais existentes em consonância com as diretrizes e regulamentos emanados do Chefe do Poder Executivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (308.1 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com