TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Política

Por:   •  4/11/2019  •  Artigo  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 7

Explique, a partir do debate sobre o trabalho, da teoria da exploração marxiana e da sua fórmula da circulação capitalista, como o dinheiro se valoriza e se transforma em capital?

No processo de formação da sociedade é possível notar que, existiram diferentes formas que se deram as relações para circulação de mercadorias, seja ela para subsistência ou com fins lucrativos. Inicialmente, foi predominante a relação de troca entre produtores locais voltados apenas para suprir as necessidades de determinados produtos vitais para reprodução humana e, posteriormente, se estabeleceram relações que designavam como seu objetivo a produção de dinheiro, que se expressa em forma de mercadoria. Assim, é possível entender como o capital teve sua gênese em forma de dinheiro.

É fundamental o entendimento dos conceitos de trabalho e de mercadoria dentro da sociedade capitalista e sua importância para a estruturação da mesma. A seguir, um trecho da obra, Marx e a Economia Política: a crítica como conceito, de Aloísio Teixeira onde ele afirma a presença de expropriação e exploração como criadora de valor.

“Ao se tornar dominante, o capital subsume o trabalhador, aprisiona o trabalho, mercantiliza a força de trabalho e torna o processo de trabalho meio de produção de mais-valia e, portanto de capital. Por isso a troca, nas sociedades em que rege a produção capitalista, não se dá, como na sociedade mercantil simples, proporcionalmente à quantidade de trabalho, mas proporcionalmente à quantidade de capital investido na produção.” (TEIXEIRA, 2000, p. 103-104)

Tendo em vista que, o desenvolvimento da sociedade capitalista baseia-se na exploração da força de trabalho do proletariado e o trabalho sendo o principal criador de valor, partindo de um referencial marxista, é possível afirmar que, o modo de produzir capitalista tem a sua principal fonte de lucratividade baseado na acumulação de riquezas, mercadorias que se expressam em forma de dinheiro.

Para explicar esse processo, seu caráter e significado, é importante lembrar que, o dinheiro é utilizado como equivalente geral, meio de troca, meio de circulação e reserva de valor, e surgiu como demanda das relações de troca de mercadorias para obter um equivalente comum que facilite e torne um processo mais justo. A primeira relação econômica onde o dinheiro se faz presente é M-D-M, que é o processo de venda de mercadoria destino a garantir o dinheiro que será investido na compra de mais mercadoria sem a sua acumulação. Em seguida, existe outra fórmula dessa relação que é a D-M-D, onde o dinheiro inicial, provindo de expropriações, é usado para a compra de mercadorias, como força de trabalho e meios de produção, e sua venda gera mais dinheiro do que obtido inicialmente, em sua obra, O Capital, Marx exemplifica essa questão.

"Se compro 2 mil libras de algodão por £100 e revendo as 2 mil libras de algodão por £110, o que faço no fim das contas é trocar £100 por £110, dinheiro por dinheiro. Ora, é evidente que o processo de circulação D-M-D seria absurdo e vazio se a intenção fosse realizar, percorrendo seu ciclo inteiro, a troca de um mesmo valor em dinheiro pelo mesmo valor em dinheiro, ou seja, £100 por £100. Sendo assim, o dinheiro neste último passo é chamado de capital, pois o que o difere dos outros são os fins acumulativos" (MARX, [1867] 2013, p. 193-194)

Então, as mercadorias nesses dois processos têm valores distintos, a primeira relação M-D-M a mercadoria atende um valor de uso, pois é voltada para suprir uma necessidade humana e tem um valor qualitativo. Já na relação D-M-D, a mercadoria exerce o valor de troca e quantitativo, pois é comprado com objetivo final de venda.

Baseado na obra de Marx é entendível que o início da formação do capital se dá devido à circulação de mercadorias que podem ser caracterizadas por quantitativas/valor de troca ou qualitativa/valor de uso. O comerciante investe seu dinheiro em produtos nos quais são vendidos por um valor maior para obter sua parcela de lucro. Portanto, o processo do valor inicial acrescido da mais-valia, é a transformação do dinheiro em capital.

Questão 2. Explique a teoria do valor-trabalho em Adam Smith, enfatizando o papel do trabalho na geração de valor e da organização política na distribuição da riqueza entre as classes sociais (2 pontos)

A divisão do trabalho foi o elo fundamental para que as forças produtivas de trabalho fossem aprimoradas. Segundo SMITH, a crescente quantidade de trabalho é pertencente a três episódios distintos: O primeiro é o aumento da quantidade de atividade que ele pode realizar, em detrimento do aperfeiçoamento da destreza do mesmo. O segundo é poupar tempo ao evitar uma mudança de um tipo de trabalho para o outro, ou seja, é impedir com que o trabalhador desenvolva uma tarefa diferente daquela com a qual ele já estava acostumado a realizar por anos. Já o terceiro episódio, refere-se à utilização das máquinas para facilitação do trabalho, de forma a diminuir o tempo de produção e aumentar ritmo de produtividade nas indústrias.

O valor na concepção de SMITH possui dois sentidos: O primeiro diz respeito ao “valor de uso”, que seria a utilidade que determinado objeto possui para diferentes pessoas e o segundo sentido refere-se ao “valor de troca”, que significa o poder de compra que o referido objeto apresenta em relação a outro objeto. Assim, se a pessoa visa somente à troca da mercadoria que possui, o valor da mercadoria é igual à quantidade de trabalho que essa possui.

De acordo com SMITH, “O trabalho é a medida real do valor de troca de todas as mercadorias”, ou seja, o produto do trabalho dos outros que definirá a quantidade de riqueza que o homem detém. Dessa forma, pode-se adquirir pelo trabalho tudo que é comprado através de dinheiro, o que faz com que o dinheiro seja apenas uma representação do trabalho. Conforme se dá a organização política da riqueza na sociedade, acaba por existir uma taxa comum para salário e para o lucro, ocorrendo uma regulação natural dessa taxa por meio da conjuntura da sociedade.

Portanto, na organização do trabalho entre proletariados e patrões fica claro que o intuito dos trabalhadores é sempre estar procurando alternativas para aumentar seus salários, enquanto que os patrões buscam o inverso, como consequência os trabalhadores estão sempre se organização por meio dos sindicatos para estarem discutindo sobre seus direitos.

Questão 3. Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com