TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia e Sociedade

Por:   •  6/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

                                               
                                                                                                   
[pic 1]

                                                                                               

Aluno(a)

INEZ NAIARA BRASIL DA LUZ

RA

21102834-5

Disciplina

POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS

ATIVIDADE DE ESTUDO 1

RELATÓRIO INDIVIDUAL DA ATIVIDADE  - MAPA

Política Pública é a ação do governo para solucionar problemas da sociedade, de modo que gere, ou pelo menos aumente, o bem-estar social. Porém, temos dois grandes tipos principais de políticas públicas: a econômica e a social. Ambas devem exercer a mesma função e se complemetam.

Há uma forma ampla para definição  de familia ,a que temos em mente como modelo padrão instituida Por avós, primos, pais e filhos. Outras definições populares,como por exemplo pessoas que moram debaixo do mesmo teto e tem o mesmo sangue.

Segundo a Politica Nacional de Assistência Social-PNAS (2004) na sociedade capitalista, a familia é fundamental para proteção social,sendo ela mediadora das relações entre sujeitos e a coletividade. Então, se familia ocupa papel de cuidado sobre seus membros, entende-se que ela também precisa ser cuidada e protegida.

A visita domiciliar é um instrumento que potencializa o  conhecimento do cotidiano da pessoa em seu ambiente familiar, tem como objetivo conhecer as condições de vida em que essas pessoas vivem, para que o profissional tenha uma compreensão  mais clara e definidade de toda a situação. Alguns detalhes  fogem quando a entrevista é feita somente no gabinete.

Ela deve ser utilizada a partir de uma análise feita pelo profissional, sobre uma situação que esta sob seus cuidados e é de sua inteira responsabilidade intervir. É de suma importância que o profissional que irá exercer essa abordagem informe com clareza o motivo da visita, tendo com o principal objetivo conhecer os fatos  para analisar os elementos importantes. O respeito pelas pessoas no momento da visita é de extrema importância.

Abordagem feita pela equipe não está de todo modo errada, tendo em vista que a pessoa em questão a recebeu prontamente. Entretanto, usar a abordagem da visita domiciliar para  entender a situação e não dar o retorno necessário demonstra despreparo podendo dificultar outra possível visita em um momento em que de fato essa familia poderá ser atendida. A falta do retorno esperado pode descredibilizar o trabalho de uma outra equipe, trazendo dificuldades para inserção dessa familia em politicas públicas importantes.

REFERÊNCIAS:

Brasil. Constituição Federal.1988

- Cress 10ª Região. Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais. Coletânea de

leis.2005

- Guerra, Yolanda. Instrumentalidade do Processo de Trabalho e Serviço Social. In:

Serviço Social e Sociedade n.º 62. 2000

- Amaro, Sarita. Visita Domiciliar: G uia par a uma abordagem complexa. Porto Alegre.

AGE. 2003

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com