TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DIMENSÕES E APLICABILIDADE DE TÉCNICO-OPERATIVO

Por:   •  6/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.280 Palavras (14 Páginas)  •  4.240 Visualizações

Página 1 de 14

Gestão, dimensões e aplicabilidade técnico-operativas

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

        

RESUMO

Com o presente trabalho, pretende-se apresentar através de pesquisa bibliográfica e artigos cientificamente postado, o trabalho profissional bem como o desenvolvimento da gestão, dimensões e aplicabilidade técnico-operativas do serviço social. Ter o conhecimento do trabalho profissional que é modificado colocando-se em conta a necessidade das exigências e das contradições da sociedade capitalista, assim como uma profissão que opere de forma integral com o indivíduo social. Por se caracterizar e aprofundar o conhecimento da gestão, dimensões e aplicatividade técnico-operativas sobre a profissão como novos paradigmas.

Palavras-chave: Trabalho Profissional, Gestão, Dimensões, Aplicabilidades técnicas operativas.

1. INTRODUÇÃO

Neste artigo temos a intenção de debater o Serviço Social na Contemporaneidade, e contribuir com uma reflexão crítica do modo de agir e pensar do profissional assistente social, tem por fundamento a perspetiva teórico e prática. Não é uma evolução das contradições existentes no movimento da ação profissional, e cria as possibilidades de influir sobre o profissional.

 A trajetória do Serviço Social enquanto profissão regulamentada, fazendo uma ligação com as expressões da questão social Objetiva da Prática profissional do assistente social, também contextualizamos as formas equivocadas da interpretação ligada a profissão.

 Uma breve análise, sobre a reconceituação do serviço social. Nos meados dos anos 70/80, primeiramente falaremos sobre o projeto ético politico, gestão, dimensões e aplicabilidade técnicas operativas. No Brasil, o projeto ético politico do assistente social deu-se em meados da década de 70 e início da década de 80. Este ficou marcado pela história da profissão. A partir da década de 70 um projeto ético politico foi constituído de uma forma contínua, homogênica expressando o compromisso da categoria com a elaboração de uma nova ordem societária, com justiça e igualdade de direitos universais. Quanto aos instrumentos normativos da profissão, observamos ainda inúmeros equívocos no âmbito do entendimento do projeto ético politico.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Serviço Social e a construção de um projeto profissional na década de 1980/90.

Ao decorrer da história do Serviço Social, enquanto profissão teve sua trajetória voltada para as ações de caridade e filantropia, com perspectiva assistencialista, de favor e troca. Com o processo de urbanização e industrialização, em meados da década de 30, o Estado assume o papel de regulador das questões sociais. Porém, atuava com ações emergenciais que atendiam a população somente em situações momentâneas e de necessidades sociais básicas. Ficaram responsáveis por atuar junto as demandas sociais, entidades caritativas que desenvolviam o trabalho voluntariamente para a população menos favorecida.

  Concordo com Iamamoto (2015, p.23), A abordagem do Serviço Social, como trabalho supõe apreender a chamada “prática profissional” profundamente condicionada pelas relações entre o Estado e a Sociedade Civil, ou seja, pelas relações entre classes na sociedade, rompendo com endogenia no Serviço Social. De acordo com Iamamoto (2015, p.24), esta é uma visão de dentro e por dentro das fronteiras do Serviço Social, como se fosse fruto de uma evolução interna e autônoma das formas de proteção e de apoio social. Portanto, a constituição e a institucionalização do Serviço Social como profissão na sociedade depende, ao contrário, de uma progressiva ação do Estado na regulação da vida social, quando passa a administrar e gerir o conflito de classe, o que pressupõe, na sociedade brasileira, a relação capital/trabalho constituída por meio do processo de industrialização e urbanização.

  Com a Carta Constitucional de 1988, fruto do protagonismo da sociedade civil nos anos de 1980, preserva e amplia algumas conquistas no campo dos direitos sociais. Prevê a descentralização e a municipalização das politicas sociais, que institui os Conselhos de Politicas e de Direitos. Aos quais são outras possibilidades de trabalho abertas ao nível dos municípios, de reforço do poder local, ampliando os canais de participação da população na formulação, fiscalização e gestão de politicas sociais. Tais oportunidades podem representar formas de partilhamento do poder e, portanto, de aprofundamento e expansão da democracia. Mas podem, também, ser um reforço dos popularismos, da pequena politica que se move em função de interesses particularistas e demarca a tradição politica brasileira. De acordo com Ruaro e Lazzarini (2013, p. 3). O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio politico, crítico e interventivo, que atua nos segmentos público, privado e terceiro setor nas mais variadas áreas de atuação, (crianças, adolescentes, idosos, saúde, educação, habitação, assistência social, forense) com sua prática profissional pautada pelos princípios e direitos firmados pela constituição federal de 1988. Como profissional, o assistente social tem a “função de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar politicas, programas e serviços sociais, o assistente social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho socioeducativo e de prestação de serviços”(CRESS, 2009). Sendo assim o profissional para sua atuação tem que estar informado sobre a realidade econômica e social do Pais, além de ter clareza das Politicas Públicas existente, de habilidades técnicas que permitam ao mesmo desenvolver as ações profissionais junto a população usuária e as instituições contratantes (estado, empresas e organizações não governamentais etc.).

1. GESTÃO: É um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes e fracos da empresa, e das oportunidades e ameaça do meio ambiente com o intuito de estabelecer objetivos, estratégias e ações que possibilitem um aumento da competitividade empresarial, constantemente o âmbito interno e externo da organização,

1.1 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: É primordialmente exercida por órgão e agentes que desenvolvem suas atividades em prol do bem público.

2.2 ESFERA PÚBLICA: é a dimensão na qual os assuntos públicos são discutidos pelos atores públicos e privados. Tal processo culmina na formação da opinião pública que, por sua vez, age como uma força oriunda da sociedade civil, em direção aos governos no sentido de pressioná-los

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (245.2 Kb)   docx (271.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com