TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geração e Renda

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.319 Palavras (10 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

Franklin de oliveira Pereira

PROJETO DE PESQUISA: GERAÇÃO E RENDA, UMA INSERÇÃO INFORMAL NO MERCADO, SOBRE POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL DAS FAMILIAS DE BAIXA RENDA DO MUNICIPÍO DE MACARANI – BA.

[pic 3]

Vitória da Conquista – BA.

2015

Franklin de oliveira pereira

PROJETO DE PESQUISA: GERAÇÃO E RENDA, UMA INSERÇÃO INFORMAL NO MERCADO, SOBRE POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL DAS FAMILIAS DE BAIXA RENDA DO MUNICIPÍO DE MACARANI – BA.

Trabalho de Franklin de oliveira Pereira apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de: Instrumentalidade em Serviço Social; Movimentos Sociais; Politicas Setoriais Contenporâneas; Pesquisa Social e Oficina de Formação.

Orientador: Prof. Amanda Boza; Maria Angela Santini; Maria Lucimar Pereira; Rodrigo Zambon.

Vitória da Conquista – BA.

2015

SUMÁRIO

1- Introdução: ..................................................................................................... 1

2- Desenvolvimento: .............................................................................. 2 – 6

3- Proposta de Projeto: ................................................................................ 7 – 8

3- Conclusão: ..................................................................................................... 9

4- Bibliogafia: ................................................................................................... 10

1

INTRODUÇÃO:

O presente trabalho busca compreender a Política de Assistência Social do Município de Macarani – Bahia, buscando realizar pesquisas no município sobre dados da cidade e empresas que atuam na proteção social básica das famílias com baixa renda e sem qualificação profissional.

No entanto as pesquisas irão abordar a caracterização da comunidade, a renda econômica do município, os indicadores econômicos, as classes sociais e a composição familiar. Logo após os resultados das pesquisas realizadas podemos observar que o desemprego é um fator evidente na população de baixo poder aquisitivo igualmente sem qualificação profissional.

Embora a geração de empregos tenha aumentado nos últimos anos, graças ao crescimento da economia, ainda existem milhões de brasileiros desempregados. A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil. A falta de uma boa formação educacional e qualificação profissional de qualidade também atrapalham a vida dos desempregados. Muitos têm optado pelo emprego informal (sem carteira registrada), fator que não é positivo, pois estes trabalhadores ficam sem a garantia dos direitos trabalhistas.

2

DESENVOLVIMENTO:

O município de Macarani esta situado na região Sudoeste da Bahia, este município do estado da Bahia possui aproximadamente 17.088 habitantes de acordo com dados do IBGE 2010. O município possui uma área de 1.371,657 km², sua densidade é de 12,46 hab. /km². Esse é um município de costumes tradicionais, onde a população vive de modo simples. As habitações são estruturadas com blocos, tijolos, adobe ou taipa.

Macarani (sede) possui três distritos sendo: Vila das Graças, Vila Izabel e Itabaí. Fica localizado a 616 km da capital, Salvador. Seus vizinhos são Itapetinga, Ribeirão do Largo, Itambé, Encruzilhada, Maiquinique, Itarantim e Bandeira. (Sendo que Maiquinique e Itarantim já foram distritos de Macarani).

O Município apresenta renda per capita de R$ 222.84, estabelecendo-se por todas as regiões pequenas e médias propriedades rurais. Os indicadores econômicos em relação a 65% da população economicamente ativa de Macarani encontram-se no patamar remunerativo igual ou inferior a um salário mínimo, ficando os outros 35%, que não recebem nenhum tipo de rendimento.

A composição familiar geralmente é grande, o que deixa a renda per capita baixa. As residências são na maioria de adobe ou taipa. Inúmeros procedentes da zona rural chegam à cidade sem qualificação profissional e sem perspectiva de trabalho. Alguns sobrevivem da aposentadoria dos genitores.  

A classe pobre do município caracteriza-se pela ausência de renda, na sua maioria, sobrevivendo do Programa Bolsa Família, muitos são trabalhadores rurais, diaristas, biscateiros e poucos funcionários públicos municipais, recebendo um salário mínimo.

                                                                                                    3

A classe média são funcionários do Banco do Brasil, ou ate mesmo os da Prefeitura pessoas graduadas. Também da Fabrica Barbara Kras, em cargos mais altos de chefia, geralmente habitam em imóveis de blocos ou tijolos, com mais espaços e com saneamento básico. Possuem veículos e aparelhos eletrodomésticos mais sofisticados. Nessa classe inclui também os pequenos proprietários de terra.

A classe alta, este, a minoria, são os grandes fazendeiros da região, possuem imóveis em outras cidades, veículos de luxo e sobrevive com conforto e bem estar.

Atualmente, a Pecuária de corte e leite e a extração de minérios são as maiores rendas econômicas do município. Macarani possui algumas fabricas que se instalaram na cidade como: Barbara Kras (produtora de calçados), a Indústria de laticínios e indústrias de menor porte que fomentam o comércio local, ajudando o desenvolvimento do mesmo.

A Prefeitura Municipal de Macarani também possui suas secretarias como a de: Educação, Saúde e Desenvolvimento e Ação Social.

Em especifico a Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social tem sua cede situada à Rua Encruzilhada, S/N, Bairro: Centro, sua localização é bastante compatível para o acesso de seus usuários. A instituição foi fundada em 1982, é um órgão governamental considerado o principal instrumento da proteção social básica mantido pelo Governo Federal, MDS, Governo da Bahia e possui regime interno próprio.

Tem como objetivo proporcionar atendimento e acompanhamento social, psicológico e orientações pedagógicas, têm seu foco voltado ao atendimento familiar. Atua na área assistencial fornece benefícios à população carente através do levantamento socioeconômico que são materiais que fica arquivado para posterior atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com