TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gravidez na Adolescencia

Por:   •  21/6/2016  •  Monografia  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO ALCANCE DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA DO MARANHÃO – IES ALCANCE

Rita Maria Furtado Gonçalves Alves

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Icatu/ Maranhão

2016

Rita Maria Furtado Gonçalves Alves

A REPRESENTAÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCECIA

Monografia entregue ao curso de Serviço Social do Instituto Alcance para obtenção do grau de Assistente Social.

Orientador: Jeans Agreian

Icatu / Maranhão

2016

Agradecimento

Ao meu querido Deus por ser minha fortaleza nos momentos de dificuldade e pela eterna proteção.

Ao meu amado marido Riba, pelos momentos de compreensão e companheirismo.

A minha filha Maria Rita agradeço, o afeto e a compreensão por tantos momentos de ausência.

As amigas Maria Raimunda e Sônia, que sempre me ajudaram com a minha filha nos momentos de ausência.

Aos amigos(a) que fiz durante o curso, em fim a cada um que sempre me estendeu a mão amiga.

Ao meu orientador, professor Jeans Aguiar pelo ensinamento e dedicação.

Por fim, a todos que contribuíram direta ou indiretamente para que esse trabalho fosse realizado o meu eterno AGRADECIMENTO.

“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer. ”

(Aristóteles)

RESUMO

1 - INTRODUÇÃO

A adolescência corresponde ao período que vai dos 10 aos 19 anos de idade e pode ser definida como sendo a etapa da vida entre a infância e a idade adulta, caracteriza-se por alterações em diversos níveis, físicos, mental e social e representa para um indivíduo um processo de distanciamento de forma de comportamento e privilégios típicos de infância, assumindo os deveres e papeis sociais do adulto.

Esta faze caracteriza-se pelo inicio da puberdade, momento em que as mudanças fisiológicas e morfológicas começam a impor-se fortemente afetando o desenvolvimento de personalidade, o adolescente não sabe direito quem ele é, percebe que está deixando de ser criança, mas não sabe bem o que está se tornando é uma fase de experimentações.

 É definida também como uma importante etapa de desenvolvimento do ser humano para atingir a maturidade biopsicossocial. Nessa forma a sexualidade manifesta-se em novos e surpreendente necessidade e situações corporais, com desconhecidos desejos e na busca de relacionamentos interpessoal ocasionados pelas ações hormonais de puberdade, sendo foco importante de preocupação e curiosidade para adolescente de ambos os sexos.

Neste processo, conflitos podem acontecer como busca pela identidade, pela sexualidade que quase sempre resulta em uma gravidez na adolescência causando assim, preocupação aos pais, profissionais e comunidade em que esses jovens vivem. A maneira como esse adolescente vai lidar com a sua sexualidade, como vai vive-la é influenciada por vários fatores entre os quais estão a qualidade do relacionamento com pessoas significantes na sua vida, as transformações corporais e psicológicas traduzidas pelo crescimento pelo crescimento e desenvolvimento, até os valores, as normas e culturais e crenças da sociedade na qual estão inseridos. A descoberta da sexualidade associada ao momento histórico em que influências relacionadas ao convívio social, aos valores presentes, à mídia, dentre outros, tem como resposta uma iniciação sexual cada vez mais precoce, tendo como consequência o aumento do número de adolescentes grávidas. A gravidez na adolescência é um fator que pode trazer dificuldades psicossociais e biológicas, por isso a preocupação especial das várias especializações sociais para com esse fenômeno. A gravidez na adolescência se apresenta como uma expressão da questão social no cotidiano da sociedade a compreensão dessa problemática sequer considerar a realidade a classe social, a estória de vida que está sendo referida pois uma gravidez precoce pode causar impressões distintas na adolescência.

Segundo Joffily (2003), a gravidez entre adolescentes nem sempre é fato inconsequente ou desastroso, principalmente quando ocorre com adolescentes que tenham uma vida afetiva estável. Essas adolescentes encontram na gestação um impulso para alcançar sua autonomia, independência e liberdade, contrariando assim, o senso comum que julga a gravidez adolescente como um sério problema social. Porém é imprescindível que se tenha um acompanhamento e que se ofereça subsídios para aquelas adolescentes que são obrigadas a sair de casa expulsas pelos pais vendo ameaçados seu bem-estar e futuro devido aos riscos físicos, emocionais e sociais acarretados por este fato.

De acordo com Abramovay, Castro e Silva (2004), a socialização é realizada, simultaneamente, pela família, pela escola, pela mídia e pelo grupo de iguais, entretanto, a família é o primeiro grupo de referência e seus valores perpassam as definições de papéis diferenciados de acordo com o gênero e a idade, desde a infância. Em algumas famílias, com a gravidez adolescente, a relação entre pais e filhas ganha uma significativa melhora. Diante de tantas consequências psicológicas adversas, torna-se relevante o estudo de aspectos emocionais de gravidez na adolescência.

Neste sentido ações de interação tanto de prevenção de gravidez adolescente como um tratamento diferenciado durante as consultas de pré-natal e acompanhamento da gestante e do bebê. Devem ser alvos de programas de saúde principalmente nos serviços públicos. Em geral os serviços de saúde ao se depararem com a situação sistemas adolescente gravidas referem-se a essas adolescentes como adultas, não costume haver por exemplo uma assistência pré-natal diferenciada para sua faixa etária que antecede ao ser adulto, se não há essa diferenciação de cuidados no período do pré-natal por parte dos serviços adolescentes. “A palavra adolescente tem dupla origem etimológica e caracteriza muito bem as peculiaridades dessa etapa da vida, ele vem do latim ad (a, para) e descer (crescer) significa a condição ao processo de crescimento, em resumo, o indivíduo apto a crescer. (Outeiral, 1994. P. 06) ”.

Deve-se levar em consideração quando se pensa em adolescência dois princípios básicos = o primeiro é considerar que existem distinta experiências adolescentes e estes embora com elementos em comum dependem dos aspectos psicológicos e sociais de onde vive o adolescente. O segundo princípio básico que se deve levar em consideração ao pensar em adolescência e a compreensão das diferentes etapas e suas características peculiares.

Segundo Outeiral (1994) a adolescência está dividida em:

  • Adolescência inicial (de 10 a 14 anos): é caracterizada, basicamente, pelas transformações corporais e as alterações psíquicas derivadas desses acontecimentos. Fase marcada pelo aparecimento de pêlos, desenvolvimento dos genitais, a palavra chave dessa fase é “corpo”.
  • Adolescência média (de 14 a 16/17 anos): tem como seu elemento central as questões relacionadas à sexualidade, em especial a sua passagem da bissexualidade para a heterossexualidade. Fase marcada pela diferenciação de masculino e feminino, a palavra chave dessa fase é: “sexualidade”.
  • Adolescência final (de 16/17 a 20 anos): tem vários elementos importantes, entre os quais o estabelecimento de novos vínculos com os pais, a questão profissional, a aceitação do “novo” corpo e dos processos psíquicos do “mundo adulto”. Fase marcada pela independência e definição de novos papéis. Palavra chave dessa fase: “independência”.

O estatuto da criança e do adolescente (de 13 de julho de 1990, lei nº8.069) determina:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com