TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Homofobia

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos foram criados vários mecanismos para garantir a integridade física e moral do ser humano, como a Declaração da UNESCO e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Porém, ainda sim, no século 21 são presenciadas práticas bárbaries provocadas pelo homem, violando os direitos humanos fundamentais.

As práticas de violação dos direitos humanos e discriminação contra os grupos minoritários tem sindo algo que vem acompanhando toda a evolução humana, tendo um caráter de violência e desprezo com o que não vai de encontro com o que a sociedade dita. E é neste contexto que entra a homossexualidade e as questões de gênero, sendo mortificados diarimente como alvo de uma cultura discriminatória e preconceituosa que vem alcançando o ato do atentado contra a vida destas pessoas.

Esta relação de rejeição a homossexualidade vem ao longo dos séculos sendo um evento dominado pelas classes sociais orientadas pelas igrejas, e religiões que tenham aversão a questões de gênero, vendo isto como uma ameaça a sua relação de poder e monopólio sobre a sociedade.

A questão de gênero, principalmente a homossexualidade, vem presenciando ao longo da história os mais diversos momentos sociais. Atualmente tem se tornado motivo de preocupação, pois de um lado encontra-se a igreja atribuindo um carater satânico a estas questões, e do outro lado a sociedade que tem dado um caráter promíscuo, motivos pelo qual acreditam que deve ser banido e punido estas pessoas do meio social, caracterizando assim a face do preconceito em razão da orientação sexual.

No Brasil é agravante esta condulta agressiva contra o grupo LGBTQIA+, onde pesquisas mostram anualmente números elevadissimos de agressões e mortes contrários a esta população. O Brasil tem como cenário marcado a violência e um forte poder do machismo enraizado em diversas esferas sociais, onde apenas é aceitável e bem visto o homem como “macho alpha” tendo que agir como detentor do poder e da palavra. Sendo assim, pesquisam apontam que o Brasil é o país dominante de episódios de homicídios de homossexuais, onde a cada 5 gays (ou transgêneros) mortos no mundo, 4 são no Brasil.

Não aceitar a diferença significa perpetuar a violência e gerar uma violência maior em nome do preconceito. O Estado e a sociedade, portanto, devem contribuir para melhorar as condições de vida dessa população historicamente marcada pelos males sociais, dentre eles a repressão aos portadores desse fenômeno. É necessário promover um combate ao preconceito que alcançou todos os quadrantes da terra e buscar exercitar a cidadania homossexual que tem sua base fundamentada na cidadania do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com