TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DO CENTRO CONVIVENCIA DA MATURIDADE

Por:   •  8/9/2015  •  Artigo  •  4.922 Palavras (20 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP

OS BENEFICIOS DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA MATURIDADE PARA A TERCEIRA IDADE

DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

PROFESSORA EAD: Ma. EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA

ACADÊMICAS:

Alba Dulcimária Oliveira Bueno Novaes – 359529

Maria Adijania Freire – 358962

Palmas – TO Junho/2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................... 03

1.1 PROBLEMA ....................................................................................... 05

1.2 HIPÓTESES ....................................................................................... 05

1.3 OBJETIVOS ....................................................................................... 06

1.3.1 OBJETIVO GERAL ............................................................................ 06

1.3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS ............................................................. 06

1.4 JUSTIFICATIVA ................................................................................. 06

2 REFERENCIAL TEÓRICO ................................................................. 08

3 METODOLOGIA ................................................................................. 13

4 CRONOGRAMA.................................................................................. 17

5 ORÇAMENTO .................................................................................... 17

6 REFERÊNCIAS .................................................................................. 18

7 APÊNDICES ...................................................................................... 19

1 INTRODUÇÃO

Os idosos nesta sociedade atual, ainda continua sendo a população que menos produzem, e por conta disso não merecem a preocupação social, é nesse momento que grande parte da população idosa vivencia o processo de exclusão social. Nesse processo de exclusão social em que os idosos estão inseridos, surgem os grupos para a terceira idade que podem ser um espaço importante para desencadear, tanto na pessoa idosa quanto na sociedade, uma mudança comportamental diante da situação de preconceito que existe nesta relação.

Sendo o Brasil futuramente com a maior população idosa do mundo é importante a sociedade ter conhecimento dos espaços em que os idosos estão inseridos, saber sobre a importância dos grupos de terceira idade e a sua importância para o idoso e para a qualidade de vida dos mesmos.

Os grupos para a terceira idade podem ser um espaço importante para desencadear, tanto na pessoa idosa quanto na sociedade, uma mudança comportamental diante da situação de preconceito que existe nessa relação.

Os grupos de convivência ou da terceira idade, voltados para o idoso estão promovendo a renovação dos conceitos que se tem sobre o envelhecimento, tanto social como individualmente, ao transmitir conhecimentos que consideram o envelhecimento como uma etapa normal da vida, cheia de possibilidades e capacidades, tanto para o idoso como para a família e a sociedade.

A pesquisa será realizada no Centro de Convivência da Maturidade, localizada na Quadra 306 Sul, Alameda 12, APM 03 do município de Palmas. O Centro de Convivência trata-se de uma instituição destinada a ofertar atividades educativas e recreativas para o idoso, com intuito de garantir-lhes o aprendizado ou aperfeiçoamento de um conhecimento, bem como favorecer o entrosamento social com os demais integrantes do grupo, estimulando a interação social.

O espaço desenvolve ações como educação, inclusão digital, saúde e lazer. A maioria das atividades está relacionada ao bem estar e a qualidade de vida dos idosos.

Segundo a assistente social, Jocelaine Lago Dalanora, a procura pelas atividades desenvolvidas no CCM teve um crescimento significativo nos últimos meses. Na maioria das vezes essas procuras estão relacionadas às ações que levam a promoção da saúde física. “Temos uma programação diversificada com os grupos, que estimulam melhor condição física e funcional. Temos realizado também palestras sobre segurança alimentar, pois, são esses conhecimentos que os idosos vêm buscando com maior frequência em nossos programas. E como não poderia deixar de ter, o baile dos Idosos que acontece uma vez por mês com música ao vivo”, destacou.

Para a neuropsicóloga, mestre em gerontologia, do CCM, Maíra Dias, o envelhecer é um processo lento em que as mudanças acontecem de forma contínua e torna-se necessário adaptar-se a elas durante toda a vida. “O CCM promove a inclusão social, educação da cidadania e saúde aos idosos que se encontram susceptível aos agravos da saúde. Conforme, os idosos se familiarizam com o ambiente e mantém contato com outras pessoas da mesma faixa etária, menos se sente sozinho, o encontro grupal resgata a importância significativa no sentido de promover a reconstrução de sua identidade e propicia a construção de vínculos”, enfatiza.

Segundo a professora de Pilates, Irany Galvão Sales, cada vez mais os idosos buscam atividades físicas para amenizar e reverter os efeitos do tempo sobre o corpo. “São muitos os benefícios proporcionados pelo Pilates aos idosos: alívio da dor, principalmente as lombares, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade (musculatura mais alongada), alívio do estresse, entre outros. A grande vantagem está na melhora da autoestima do praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com