TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO A FAMÍLIA

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 7

 FACULDADE ECOAR – FAECO ( EXTENSÃO – PI)

 CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

 DISCIPLINA: TCC I – PROJETO DE PESQUISA

 PROFESSORA: JACKELINE DA SILVA MOURA

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO A FAMÍLIA

                 

                              ACADÊMICA: MARTTA JACKELINY MENDES DE MACÊDO

         

                     VALENÇA DO PIAUÍ /FEVEREIRO DE 2016

1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

O presente estudo traz à discussão a família, visualizando-a na perspectiva critica como uma construção histórica. Analisamos que em cada momento histórico a família teve a sua configuração e sua função, como respostas aos interesses e ideologias da época, com o propósito de dar base à sociedade. A partir da desmistificação do conceito de família compreendemos a família e os processos de exclusão social, entendemos assim a exclusão que esta sofre da sociedade e a exclusão social intrafamiliar. Compreendemos que os laços familiares que foram construídos socialmente também criaram funções sociais, no entanto a família pode ou não mostrar-se capaz de cumprir sua função social, devido à exclusão social quem deveria prover cuidados também necessita destes. Quando a família não consegue cumprir sua função social aparecem as demandas para o Serviço Social. Problematizamos, apontamos as demandas do Serviço Social advindas das famílias propondo uma intervenção do profissional de Serviço Social.

                      A família como demanda para o Serviço Social será conceituada com suas funções sociais buscando pela efetivação desta, lembrando que a família que tem o papel de proteção e cuidado, contudo também precisa de cuidados. Será ressaltado o trabalho do Assistente Social com as famílias buscando a autonomia, a equidade, a qualidade de vida e desenvolvimento humano desta família que é sujeito com o qual o profissional trabalha.

2- JUSTIFICATIVA

                Este estudo discorre sobre os desafios enfrentados pelos assistentes sociais, no trabalho com famílias que aparece como demanda para o Serviço Social quando ocorre algum problema ou conflito na função social, ou seja, quando a família por um  certo motivo não consegue cumprir o seu papel. Deve-se apreender a família do ponto de vista teórico com um pensamento crítico, desvelando a realidade, analisando as relações de totalidade e principalmente considerando as determinações históricas, para não culpa-las e nem fazer julgamentos das questões que são sociais.

                  No Brasil as politicas sociais vêm ganhando destaque recentemente, por causa do aumento das diferentes formas de violência contra as crianças e adolescentes no seu seio familiar e pela sociedade marcada por desigualdades sociais e condenadas a pobreza.

        Tomando como base a realidade o Assistente Social faz o papel de integra-los e acompanha-los, levando a eles seus direitos.

        O Assistente Social atua através de pesquisas e analises da realidade social, na formação, execução, avaliação de serviços, programas e politicas sociais no desenvolvimento de um trabalho social, buscando melhoria na qualidade de vida da família.

       

 3.OBJETIVO

 3. 1 Objetivo Geral

Analisar o trabalho realizado pelo assistente social junto a família para transformação, buscando a emancipação e o autodesenvolvimento da família.

 3.2.Objetivos Específicos

          Conhecer o trabalho do Assistente Social junto a família;

·         Identificar as dificuldades de intervenção do assistente do profissional e suas demandas;

       Refletir sobre o papel do Assistente Social no que se refere intervenção as necessidades sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  4 REFERENCIAL TEÓRICO      

        4.1 FAMÍLIA COMO DEMANDA PARA O SERVIÇO SOCIAL

                        Com a construção do conceito da família foi se configurando também o papel destas, isto quer dizer que os laços familiares que foram reconhecidos socialmente também criaram funções sociais, suas funções são como por exemplo a responsabilidades com o apoio e a proteção de todos seus membros.

                                                           [...] são funções básicas da família: prover a proteção e a socialização de seus membros; constituir-se como referências morais, de vínculos afetivos e sociais; de identidade grupal, além de ser mediadora das relações dos seus membros com outras instituições sociais e com o Estado.

                         E também se reconhece na família funções fundamentais como a função sexual-reprodutiva, que é essencial para a existência da sociedade, a função econômica, para a manutenção da vida, e a educacional, uma função de manutenção da cultura.

         A família independente das estruturas e das funções sociais assumidas, adquire o papel de mediadora entre os sujeitos e a coletividade, vincula o privado e o público, seus membros com o Estado e além disso a família se caracteriza como um espaço contraditório, onde a convivência é marcada por conflitos e desigualdades.

              4.2  A FAMÍLIA E O SERVIÇO SOCIAL

                A família aparece como demanda para o Serviço Social quando ocorre algum problema ou conflito na função social, ou seja, quando a família por um certo motivo não consegue cumprir o seu papel.

                Deve-se apreender a família do ponto de vista teórico com um pensamento crítico, desvelando a realidade, analisando as relações de totalidade e principalmente considerando as determinações históricas, para não culpabiliza-la e nem fazer uma psicologização das questões que são sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (179.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com