TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO CENSO ESCOLAR

Por:   •  29/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  5.065 Visualizações

Página 1 de 6

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA/FNDE

CURSO: CENSO ESCOLAR

Fabiana Rodrigues Silva De Sousa

Leonilda Carvalho Santos

Werbeth Rodrigues De Oliveira

A IMPORTÂNCIA DO CENSO ESCOLAR

Amanda Maia Da Silva

GRAJAÚ, MA – 30 de JUNHO de  2017.

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA/FNDE

CURSO: CENSO ESCOLAR

Fabiana Rodrigues Silva De Sousa

Leonilda Carvalho Santos

Werbeth Rodrigues De Oliveira

A IMPORTÂNCIA DO CURSO CENSO ESCOLAR

Trabalho final de conclusão do curso censo escolar no âmbito do programa formação pela escola.

Amanda Maia Da Silva

GRAJAÚ, MA – 30 de JUNHO de  2017.

1 INTRODUÇÃO

O Curso Censo Escolar da Educação Básica sistema educacenso é indispensável para os profissionais que atuam direta ou indiretamente no sistema de Educação Básica de nosso município, onde visa capacitar para o correto preenchimento do mesmo. O sistema ainda colabora para a analise do nível da educação basica do  nosso município, e ainda oferece esclarecimento de todas as etapas do censo escolar e do funcionamento  do sistema de inclusão de dados.

Com este curso houve uma facilidade no preenchimento do censo escolar, que nos trouxe uma certa segurança tirando grande parte dos problemas enfrentados antes.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado anualmente, sob a responsabilidade das escolas públicas e privadas, coordenado pelo INEP e as secretarias estaduais e municipais de educação.

Através dos dados do CENSO é calculado o coeficiente de distribuição dos recursos do FUNDEB, que são repassados para as Secretárias estaduais e municipais, com base na relação de valor per capta/aluno e a quantidade de matrículas.

PLANO OPERACIONAL

Identificação

Instituição de Ensino/Órgão ligado à Educação: ESCOLAS DO MUNICIPIO DE GRAJAU

Responsável: FABIANA RODRIGUES SILVA DE SOUSA

LEONILDA CARVALHO SANTOS

WERBETH RODRIGUES DE OLIVEIRA

Objetivo geral do plano

Descrever as etapas do processo censitário levando em conta os procedimentos adotados para a realização de atividades de cada uma delas, listando os recursos utilizados e apresentando os prazos para realização de cada etapa.

ETAPAS

Procedimentos/Ações

 Verificar através do Censo Escolar o nível de escolaridade dos pais dos alunos da escola.

 Promover um encontro entre escola e comunidade para explicar e ouvir opiniões sobre o assunto salientando a necessidade do conhecimento para apoiar os filhos em

Período escolar.

Recursos

Computador

Papel

Mídia/propaganda/Orientações

Prédio escolar

sala de aula

PERIODO

Fevereiro  a Março de 2017

MARICULA INICIAL

Planejamento (anterior ao início da coleta do Censo)

Periodo de Coleta

Retificação

Renovar as matrículas dos alunos que já estudam na instituição conforme cronograma da SEMED.   Seguidamente as matrículas dos alunos pré  matriculados no sistema on-line municipal.

Coletar informações sobre a escolaridade dos pais mediante documentação exigida no ato da matrícula. Todos os dados informados serão encaminhados ao Censo Escolar.

Os dados informados serão revistos pelo secretario geral e comparados os coletados com os lançados no Censo Escolar

Durante o período estabelecido pelo cronogramada SEMED. (Secretaria Municipal de Educação)

Durante o período estabelecido pelo cronogramada SEMED. (Secretaria Municipal de Educação)

SITUAÇÃO DO ALUNO

Confirmação de matrícula

A análise do comportamento da matrícula não pode prescindir da comparação entre o contingente atendido pelo sistema educacional e o tamanho das respectivas consideradas  e adequadas a cada etapa de escolarização. Com a ampliação do ensino fundamental para 9 anos, parte da população de 6 anos, que antes era atendida na educação infantil, passou a ser matriculada no ano inicial desse ensino de 9 anos, o que explica a estabilidade da matrícula na pré-escola.

Planejamento (anterior ao início da coleta)

O Censo Escolar é realizado anualmente. O período de coleta é definido por Portaria, e, nos últimos anos, o início da coleta tem sido a última quarta-feira do mês de maio, nomeada como o Dia Nacional do Censo Escolar. Essa data de referência foi escolhida para se adequar ao calendário escolar de um país com a grandeza e a diversidade do Brasil.

Computador

Internet/Papel/Tonner

Comunicação através de bilhetes para os pais dos alunos veteranos, com as datas previstas para as realizações das matrículas.

Através do cronograma da Secretaria Municipal de Educação efetivar as matriculas dos candidatos pré-escritos on-line.

Os sistemas de ensino (estaduais ou municipais) que possuem sistemas próprios de coleta podem migrar os dados para o banco de dados do lnep.

O Educacenso é um sistema de fácil operação e com funcionalidades que permitem avaliar em tempo real a consistência das informações prestadas. Além disso, o sistema permite a disponibilização de relatórios com informações consolidadas da escola que possibilitam a verificação e análise dos dados declarados.

Durante o período estabelecido pela SEMED. (Secretaria Municipal de Educação)

Período de Coleta

 A chamada de Situação do Aluno, realizada em fevereiro e março do ano posterior, são informados a situação de rendimento e/ou

movimento dos alunos e que servirão de base para admitir no Censo, aqueles alunos matriculados na escola  e identificar a escolarização dos pais,

junto com as dificuldades após a data base. Essa etapa é de grande importância, pois os seus resultados – rendimento (aprovação e reprovação e movimento (abandono) escolar dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio – juntamente com outras avaliações do INEP (SAEB e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que será publicado, em maio de 2016. Estes indicadores são os que servem de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação

Durante o período em que o sistema estiver disponível, as escolas deverão preencher o Educacenso considerando as informações existentes na data de referência, ou seja, o Censo Escolar.

De acordo com a Portaria nº 196 de 27 de maio de 2015, que estabelece o Cronograma do Censo Escolar 2015, o período para coleta das informações sobre o módulo Situação do Aluno é de 01 de fevereiro a 18 de março de 2016. Os dados de rendimento e movimento escolar, bem como as taxas de rendimento, serão divulgados no dia 01 de abril e o sistema será reaberto para conferências e retificações até o dia 15 de abril de 2016.

Rendimento Escolar

Compreende os resultados obtidos pelos alunos ao término do ano letivo.

Aprovado: o aluno alcançou os critérios mínimos para a conclusão satisfatória da etapa de ensino que estava cursando

e está apto para ser matriculado na etapa seguinte.

Reprovado: o aluno não alcançou os critérios mínimos para a conclusão da etapa de ensino que estava cursando e, portanto, não está apto para ser matriculado na etapa seguinte.

Concluinte: o aluno foi aprovado e concluiu, com emissão de certificado, a etapa que estava cursando (ensino fundamental, ensino médio e educação profissional) nas modalidades ensino regular, educação especial — modalidade substitutiva e educação de jovens e adultos.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Compreendemos com a experiência deste Curso sobre Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso a importância do trabalho censitário no desenvolvimento da Educação no Município de Grajaú-MA, e ainda o desenvolvimento e conclusão de cada etapa do processo censitário atentando para que fica a cargo da “Secretaria de Educação”, o cumprimento dos prazos estipulados e a definição dos responsáveis para cada uma das atividades. O acompanhamento da declaração dos dados no Censo Escolar nos permite verificar se as informações declaradas realmente representam a realidade de nosso município e, pode ser feito por qualquer pessoa devidamente cadastrada no sistema. É importante para averiguar, por exemplo, se todas as escolas estão declarando seus dados ou até mesmo se estão declarando alguma informação de maneira indevida de forma a prejudicar o município, ou mesmo as pessoas que fazem parte das comunidades escolares. Dessa forma, contribuirão para a melhor execução das políticas públicas e para a fiscalização dos recursos públicos distribuídos aos estados e municípios, como prevenção da corrupção e fortalecimento da cidadania. Encerramos retomando a relevância do censo escolar que permitem o esclarecimento das consequências das políticas educacionais e também abrem possibilidades de acertos e a criação de novas medidas a partir do conhecimento das ações que fazem diferença no sucesso escolar, visando aperfeiçoar o ensino que tem sido ofertado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com