TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Censo Escolar da Educação Básica

Por:   •  16/12/2015  •  Resenha  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  1.174 Visualizações

Página 1 de 3

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA/FNDE

CURSO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA-EDUCACENSO

RELATO DE EXPERIÊNCIA

FRANCIESME DE BARROS DA TRINDADE

PIRACURUCA, PI – 16 de DEZEMBRO de 2015.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo fazer um breve relato de minha experiência profissional com  o Censo Escolar da Educação Básica.   Sou gestora há mais de seis anos numa escola de Ensino Médio Regular no Estado do Piauí, que possui uma demanda de aproximadamente um mil e duzentos alunos.

Diante do exposto, pretende-se fazer uma breve conceituação do venha a ser o Censo Escolar da Educação Básica e  a sua importância para a coleta de dados e  informações educacionais que servirão para melhor a qualidade da educação do Brasil.

O Censo Escolar da Educação Básica no Brasil

O Censo Escolar da Educação Básica no Brasil é coletado por meio do Sistema Educacenso, que é um sistema eletrônico de coleta de informações educacionais composto por um aplicativo web, que permite a coleta, migração e alteração de dados educacionais das escolas em todo o território nacional, e por um banco de dados relacional, que armazena de forma sistemática todas estas informações.

As informações que são alimentadas no Educacenso são fundamentais para o planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas educacionais. É importante que as escolas brasileiras todo ano prestem essas informações com fidelidade para que os dados registrados possam servir de suporte para poder mapear cerca de 50 informações cadastrais, 10 informações para cada turma da escola, e cerca de 30 para cada aluno e profissional escolar em sala de aula vinculado na escola.

O Educacenso , constitui-se no mais completo cadastro de escolas, alunos e docentes do país. A construção de um banco de dados com informações individualizadas amplia as possibilidades de comunicação com outras bases de dados do governo federal. O novo desenho metodológico e a utilização de recursos de tecnologia da informação permitiram ampliar a precisão e a fidedignidade dos dados do Censo Escolar, o que possibilita realização de ajustes na política educacional e maior efetividade do gasto público com a educação básica.

Percebi ao longo de minha experiência que com a prestação dessas informações é fundamental para mapear a realidade de uma escola, de um aluno e um docente que pode mudar de um ano para outro. Essas informações podem melhorar a situação das escolas brasileiras. Pode ajudar na formação e aperfeiçoamento de docentes, na melhoria da infraestrutura das escolas, entre outros benefícios.

Por fazer parte de banco de dados nacional, todas as informações prestadas estão disponíveis, o que significa dizer que as escolas podem pesquisar e vincular em suas turmas, profissionais escolares que atuam também em outra instituição de ensino do país e qualquer alteração que essa instituição fizer poderá modificar o cadastro do profissional escolar.  È preciso que as escolas tenham a consciência e a responsabilidade de prestarem  essas informações a cada ano; pois o não fornecimento dessas informações pode interferir negativamente  em vários fatores: indicadores sobre docência, repasse federais para a escola, oferta de cursos de formação continuada e acadêmica, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com