TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Censo Escolar

Por:   •  20/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 4

Programa Formação pela Escola

Curso: CENSO ESCOLAR

Cursista (s): Gleidson José dos Santos Oliveira

Josina Bispo da Silva

Tutora: Mônica Clara 

Data: 20 de Abril de 2016

Atividade Final do curso CENSO ESCOLAR

Relato de Experiência

O Censo Escolar é uma importante ferramenta de pesquisa que tem como principal finalidade, a realização um amplo levantamento sobre as escolas de educação básica no País, com o objetivo de fazer o levantamento estatístico das diversas situações e sistemas educacionais brasileiro abrangendo as diferentes etapas e modalidades de ensino da educação Básica e profissional.

A coleta de dados adquiridas através deste instrumento é classificada em quatro demissões a serem trabalhadas durante o processo de cadastro e  atualização e movimentação que são eles: escola, turmas, alunos e profissional docente em sala de aula.

Na identificação da escola é necessário constar todas as informações sobre  espaço físico e dependências existentes, como: (diretoria, secretaria, sala de professores, cantina, tipo de banheiro, laboratório, sala de acessibilidade, quadra de esporte. Etc. o código do Inep, situação de funcionamento, nome da escola, endereço completo, tipos de abastecimento de água e energia, destinação do lixo e esgoto sanitário, e todos os dados complementares, assim como os equipamentos de multimídea (computadores, aparelhos de rádio, tv e dvd) se tem acesso a internet, e ainda etapas e modalidades de ensino oferecidas pela Instituição e entidade mantenedora. E ainda se a Unidade de Ensino oferece Atendimento Especializada (AEE). As turmas devem ser devidamente cadastradas no sistema com o nome atribuído a turma (identificar ciclo/série/ano e turno, horário de funcionamento (hora inicial e final) e tipo de atendimento e ainda se a turma participa de alguma atividade complementar;

Com relação ao cadastro dos alunos e profissional docente em sala de aula, os dados são específicos com identificação única (código gerado pelo Inep), nome completo, no caso do profissional é necessário o número do CPF, data de nascimento, filiação, nacionalidade e endereço, deve-se sinalizar se o aluno (a) ou professor é portador de necessidades especiais ou se possui algum tipo transtorno ou limitações entre outros dados complementares, inclusive do profissional em sala de aula deve constar formação, etapa e modalidade de ensino em exercício, turmas e disciplina que ensina.

O Censo Escolar é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia Federal vinculada ao Ministério da Educação, e é realizado em parceria entre a União, Estados, Municípios e o Distrito Federal. A coleta tem caráter declaratório e é executada mediante levantamento de dados descentralizados, englobando todos os estabelecimentos públicos e privados da educação básica.

O Censo Escolar é indispensável para os diversos seguimentos educacionais e a sociedade em geral, possa conhecer os avanços educacionais no País, dos Estados, Municípios e Distrito Federal. O Inep calcula um conjunto de dados que possibilitam monitorar e acompanhar o desenvolvimento da educação brasileira, como o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb),as taxas de rendimento, distorção idade/série e movimentação final, entre outros que servem de referência para a construção das metas e ações do Plano Nacional da Educação (PNE).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com