TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENSO ESCOLAR - FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  1.930 Visualizações

Página 1 de 6

FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Jone Gonçalves dos Santos

Jota Júnior Gonçalves

Ivone Gonçalves dos Santos

CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

SISTEMA EDUCACENSO

Tutor Raphael dos Santos

Adustina-BA

2017

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

[pic 1]

Jone Gonçalves dos Santos

Jota Júnior Gonçalves

Ivone Gonçalves dos Santos

CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

SISTEMA EDUCACENSO

Atividade final de conclusão do Curso Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso no âmbito do Programa Formação pela Escola.

Tutor Raphael dos Santos

Adustina-BA

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO............................................................................................05

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................07

 

4. REFERÊNCIAS..........................................................................................................08

1. INTRODUÇÃO

O Programa Formação pela Escola, mas especificamente Censo Escolar da Educação Básica, é curso fundamental para todos aqueles profissionais que estão atuando direta ou indiretamente na coleta de informações para alimentação do Sistema do Educacenso dentro do município.

Este processo tem o intuito de capacitar todos os envolvidos dando a ideia de como é o real preenchimento das informações coletadas do Censo Escolar, como também os conselheiros e cidadãos com a finalidade de conscientizá-los sobre a importância do acompanhamento e do controle social para o cuidado e a fidelidade do preenchimento dos dados. O sistema ainda colabora para a análise do nível da educação em nosso município e é pelo meio desses resultados que serão implantados políticas para melhoria do ensino, oferecendo esclarecimentos a respeito de todas as etapas do censo escolar e do funcionamento do sistema de inclusão de dados.

Hoje, esse sistema é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da educação básica e da educação profissional.

As informações solicitadas e fornecidas no Censo Escolar da Educação Básica são obrigatórias para as escolas públicas e privadas, estabelecido no art. 4º do Decreto n° 6.425, de 4 de abril de 2008.

Os dirigentes escolares dos estabelecimentos de ensino são os responsáveis pelas informações declaradas. A veracidade dessas informações é de responsabilidade solidária entre as escolas e os gestores dos entes federados (estados e municípios), sendo estes responsáveis também pelo acompanhamento de todo o processo censitário no âmbito de sua responsabilidade.

Por trabalhar dentro do município de Adustina há alguns anos como gestor máster e acompanhar a evolução do Sistema Educacenso, considero uma ferramenta indispensável para que os diversos atores educacionais e a sociedade em geral possam conhecer a situação educacional do País, do Distrito Federal, dos estados, dos municípios e das escolas e acompanhar a efetividade das políticas públicas, materializadas nas ações desenvolvidas pelo FNDE.

2. DESENVOLVIMENTO

Este curso Censo Escolar da Educação Básica permite a nós cursistas conhecer e aprimorar os conhecimentos já alcançados no que diz respeito ao preenchimento e acompanhamento do programa Educacenso. No nosso caso, adquirir conhecimentos vai muito além do que apenas conhecer as informações contidas no módulo, faz com que uma pessoa sem o conhecimento devido, adquira as habilidades necessárias para entender o funcionamento do programa.

As etapas do processo censitário levando em conta os procedimentos adotados para realização das atividades de cada uma delas, listando os recursos utilizados e apresentando os prazos para realização de cada procedimento dos passos. Passo este que se dar a partir de um planejamento descrito na Matrícula Inicial e Situação do aluno destacados nos itens abaixo:

  1. MATRÍCULA INICIAL
  • Planejamento: Esse planejamento deve ser feito de preferência antes do período de coleta para que não haja atraso no cronograma.
  • Período de Coleta: Data Inicial: 31/05/2017 e Data Final: 31/07/2017
  • Retificação: 30 dias após a publicação dos resultados preliminares no D.O. da União.
  • Confirmação de Matrícula: 10 dias a contar do prazo final para verificações dos dados
  • Publicação Final: previsto para o final de janeiro de 2018
  1. SITUAÇÃO DO ALUNO
  • Planejamento: preferencialmente antes da data de 01 de fevereiro de 2018
  • Período de Coleta: Previsto para a data inicial: 01/02/2018 e data final: 17/03/2018
  • Retificação: Previsão para: 03/04/2018 à 17/04/2018
  • Resultados Finais: Previsto para dia 12 de maio de 2018

O módulo além de trazer esses parâmetros descritos acima necessário para o levantamento de dados ano a ano, aborda também questões históricas desde do surgimento dos censos no mundo até o controle social, pois foi a partir daí que se descobriu uma ferramenta importantíssima para o bom andamento de uma sociedade organizada e participativa.

Essas leituras, tem uma linguagem simples, direta e objetiva, que tem por intuito capacitar profissionais da área da educação assim como todo e qualquer cidadão que queira se inteirar e adquirir conhecimentos neste campo, facilitando o estudo das características do processo censitário, de seus conceitos, objetivos e das funcionalidades do Sistema Educacenso, permitindo um conhecimento maior na preparação enquanto Operador Master e de colaboração como membro de uma sociedade decisiva para o sucesso do Censo Escolar no meu município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com