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A INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  3/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  384 Visualizações

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FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAJAZEIRAS – FESC

  FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS – FAFIC

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL

Aluno (a): ________________________________________________________

Unidade I

Atividade Avaliativa e Individual

Com base na leitura do texto “Na prática a teoria é outra” (FORTI; GUERRA, 2009) bem como, nas discussões realizadas em sala de aula, responda as questões abaixo de forma reflexiva.

  1. “Diferentemente de exigências restritas ao padrão técnico-instrumental, o que o Assistente Social enfrenta nas duas esferas da vida profissional requer ações abalizadas, intelectualmente responsáveis e fecundas, analíticas e críticas, capazes de lhe proporcionar compreensão suficiente para uma ação efetiva e qualificada na realidade social” (pág. 01). De acordo com a citação acrescente em pontos objetivos o que as autoras apresentam como imprescindível para essa compreensão da realidade social.

Resposta:  ● ações abalizadas;

              ● responsabilidade intelectual e fecunda;

              ● compreensão suficientemente qualificada;

              ● análise crítica com vistas à uma compreensão totalitária acerca da realidade social circundante;

                 ● ação interventiva efetiva e qualificada com o fito de transformação da realidade encontrada.

  1. “Não é demais ratificarmos que a cisão entre a teoria e a prática encontra-se subjacente à racionalidade hegemônica do capitalismo. Isso repõe sobre [...]. Complete a citação das autoras buscando compreender as bases para o jargão “na prática a teoria é outra?”.  

“[...] bases mais complexas a alienação essencial do capitalismo — separação entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção — de modo que a cisão entre os que pensam e os que executam, que fundamenta a alienação no trabalho, é particularizada na ordem burguesa — constituída como processo de reificação.5 Ao suprimir as mediações sociais constitutivas e constituintes dos processos, o pensamento reificado não ultrapassa a aparência dos fatos, não supera o âmbito da experiência imediata e se limita a conceber os fenômenos em sua positividade, descartando o seu movimento de constituição. Sem fundamentos substanciais, a elaboração teórica é débil e pode negar a si mesma. Conforme afirma Lukács (1988, p. 103), esta forma de produção do conhecimento pode tornar-se instrumento de manipulação, pois, na medida em que o conhecimento não buscar desvelar substancialmente a realidade, “a sua atividade se reduz a sustentar a práxis no sentido imediato. Se a ciência não pode ou, talvez, conscientemente não quer ir além deste nível, a sua atividade se transforma em uma manipulação dos fatos que interessam aos homens na prática”.

Por meio dessa citação, é possível percebermos que para compreensão do real e sua elaboração para produção de conhecimento, a prática é referência da teoria.” (p.5-6).

  1. [...] “para o pragmatismo o significado de uma concepção ocorre em consequência das experiências exitosas vividas por meio de sua aplicação.” (pág. 04). Com base na afirmação, marque a alternativa correta:

( )  Concepção da relação entre teoria e prática que parte da premissa de que o valor da teoria não está condicionado exclusivamente à sua capacidade de responder imediatamente à realidade.

(X) Para o pragmatismo a verdade fica subordinada à utilidade, entendida esta como eficácia ou êxito da ação do homem.

( ) Um modo de pensamento que eleva as atividades prático-utilitárias e o valor das normas e princípios que tenham como verdade o útil e o êxito individual, não corresponde ao pragmatismo.

  1. [...] “qual é o papel da teoria para uma profissão interventiva como o Serviço Social? Qual é a concepção de teoria a que nos referimos? Por que há tendência à dicotomia e à hierarquização entre a teoria e a prática? O que são projetos sociais e projetos profissionais? O que é práxis social? O que são o teoricismo e o praticismo? Ambos são aspectos que se relacionam com o Serviço Social? Por quê?” (pág. 07). A partir das indagações das autoras, encontre no texto as reflexões que as mesmas apresentam e destaque as citações.

R- “Cabe observar que aqui estamos nos referindo ao Assistente Social, um profissional de nível superior que, apesar de ser trabalhador assalariado e dos limites definidos pelas instituições empregadoras, tem responsabilidade e chance de escolha, de imprimir sentido, direção valorativa e finalidade às suas ações, uma vez que portador de relativa autonomia na execução da sua atividade. Todavia, para isso é crucial capacidade intelectual — busca de substanciais conhecimentos teóricos e metodológicos (inclusive ético-políticos) que lhe permitam situar o seu papel como profissional na realidade social — sem o obscurecimento de idealismos e dos limites das intervenções que não ultrapassam o plano das intenções, pois desconexas da realidade. Isso requer a busca de conhecimentos que qualifiquem intelectualmente o profissional para escolha responsável do rumo que ele irá tomar, pois o Serviço Social, conforme Iamamoto (2007), é profissão que participa de um mesmo movimento que tanto possibilita a continuidade do nosso modo de sociedade como cria possibilidades para a sua transformação, e as conjunturas não condicionam, não obstante a imposição de limites e possibilidades, unilateralmente as perspectivas profissionais (id., 1998). Desse modo, o Assistente Social que situa a dimensão intelectual que lhe compete compreende que operações particulares têm conexão com a totalidade e requerem a aquisição de preparo teórico (ético-político) e metodológico capaz de desvelar e efetivar sua atividade profissional.

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