TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vulnerabilidades Apresentadas pelas Gestantes Acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social-Cras

Por:   •  14/9/2016  •  Artigo  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

As Vulnerabilidades Apresentadas pelas Gestantes Acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social-Cras do Município de Cruz Machado-Pr.

RESUMO:

    O Estudo refere-se ás Vulnerabilidades Apresentadas pelas Gestantes Acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social- Cras do Município de Cruz Machado, nos dias atuais, em nossa cultura, a gravidez é considerada como um período marcante na vida de qualquer mulher e família. Uma vez que com o decorrer do tempo o papel da mulher no meio familiar foi mudando, passando de mera figura submissa ao homem da casa, que simplesmente era vista como a matriz da reprodução para hoje possuir maior destaque e autonomia no sistema familiar, pois com as mudanças em relação à visão de infância, a mulher-mãe tornou essencial para o cuidado dos filhos, tornando-se responsável pela continuidade da família, ganhando assim, mas respeito dentro do sistema familiar.

           Assim, o objetivo deste estudo é resgatar os sentimentos e expectativas de mães primíparas bem como observar as vulnerabilidades das usuárias dos serviços da assistência social que se encontram no período gestacional e agora sentem as transformações do tornar-se mãe, considerando que cada mulher possui sua história, que é única e intransferível, e que serve de base para as representações construídas frente ao seu bebê.

Toda gravidez é única. Uma mulher pode ser mãe solteira, pode estar grávida do décimo filho, pode ter engravidado com os recursos da ciência, pode ser uma gravidez planejada ou indesejada. A gravidez é vista como no que resultará em uma criança. Mas cada gravidez tem sua história. Cada mulher sente os primeiros sintomas de formas diferentes, dá significações diferenciadas para este momento, fato este que pode ser observado durante gestações de uma mesma mulher: cada gestação foi diferente da outra. É um momento complexo na vida da mulher: para algumas, algo mágico e maravilhoso, já para outras, algo sem cor.

justifica-se verificar os sentimentos e as expectativas que as gestantes primíparas tem em sua fase do período gestacional e como se preparam , como o principal meio do fortalecimento do vínculo da mãe e do bebê, pois como mostram os diversos estudos e trabalhos como Coldebella (2006) em sua pesquisa “expectativas e sentimentos acerca do bebê em gestantes primíparas e sedundíparas”, e Winnicott (1988) em “Os bebês e suas mães” este vínculo inicial é primordial para o desenvolvimento da criança e seu devido acolhimento no sistema familiar, destacando ainda que, essas mães estão inseridas em um contexto social fragilizado e merecem um olhar mais atento.

Palavras Chaves: Vulnerabilidades, Gestantes, Fortalecimento de vínculos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com