TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS -

Por:   •  2/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS

FRANCIELE VANESSA RODRIGUES

ARTE DE SER MULHER

                                                     CAÇADOR

2015

l- IDENTIFICAÇÃO

-Centro de Referência de Assistência Social – CRAS - MARTELLO

-Secretária Municipal de Assistência   Social- Caçador- SC

-Programa: PAIF. Programa de atendimento individual e familiar

-Projeto: A Arte de ser Mulher

-Equipe Técnica :

-Responsável pela coordenação do Projeto: Franciele Vanessa Rodrigues.

Sumário da Proposta

Este projeto destina – se as mulheres beneficiarias do bolsa família do CRASS Martello do município de Caçador.

Este projeto visa promover a auto - estima das mulheres beneficiarias  do bolsa familia  por meio da interação de lazer, dinâmicas, exercícios físicos, palestras, excursões com trilha dentre outras atividades.

Buscando o desenvolvimento do auto – conhecimento da auto valorização. E consequentemente melhorando a autoestima  

III CONSIDERAÇÕES GERAIS (cras)

Centro de Referência  de Assistência Social

        O Centro de  Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política Nacional de Assistência social (PNAS). O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS),  dada sua  capilaridade nos territórios e é responsável  pela organização e  oferta de serviços da Proteção Social Básica nas areás de vulnerabilidade e risco social.    

        Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização  e a articulação das unidades a ele referenciadas eo gerenciamento dos processos nele envolvidos. O principal serviço ofertado pelo Cras  é o serviço de proteção e atendimento integral á Familia (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado  que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

        O Cras é uma unidade pública estatal que é responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social ás famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, com matricialidadade sócio familiar e que organiza a vigilância social    em sua areá de abrangência. Se constitui em unidade efetiva Dora    de referência e contra referência do usuário na rede sócio assistencial do SUAS e unidade de referência para os serviços das demais políticas públicas. Equipamento onde são necessariamente ofertados os serviços do programa de Atenção Integral á família-PAIF e onde podem ser prestados outros serviços, programas e projetos e benefícios de proteção social básica  relativos as seguranças de rendimento, autonomia, acolhida,  convívio  ou vivência familiar comunitária e de sobrevivência a riscos circunstanciais.

        Todo trabalho visa promover a emancipação social das famílias, desenvolvendo a cidadania para cada um de seus membros. Fundo Nacional de Assistência  Social  co-finacia as ações e serviços complementares e exclusivamente no território de abrangência do CRAS, por meio  do piso Básico Fixo.

Fonte: Ministério do desenvolvimento Social.    

IV- JUSTIFICATIVA

As atitudes das mulheres beneficiárias do bolsa família residentes no bairro Martello, demonstram grandes níveis de baixa autoestima. As condições precárias visíveis no grupo familiar contribui para o agravamento dessa situação. As mulheres  desta  comunidade acabam passando para sua família uma falta  de esperança de dias melhores.

Esse projeto visa contribuir para melhorar a autoestima  das mesmas, oferecer atividades físicas, mentais e sociais e melhorando a saúde exercendo a cidadania.

A expectativa de atendimento é de 40 mulheres.

V- OBJETIVO GERAL

Proporcionar a qualidade de vida para mulheres  por meio de atividades realizadas em prol de sua autoestima.

VI- OBJETIVO ESPECIFICO

  • Conhecer o grupo
  • Realizar palestras dinâmicas referentes  a autoestima
  • Promover atividades Fisicas
  • Realizar passeios, excursões dentre outras atividades

META

O projeto a Arte de Ser Mulher apresenta a meta de atender aproximadamente cinquenta e cinco mulheres beneficiarias do bolsa família visando  proporcionar  qualidade de vida para as mulheres por meio de atividades realizadas em prol de sua autoestima.

VI- REFERENCIAL TEÓRICO

A auto-estima por meio de praticas sociais

No contexto histórico, muitas mulheres brasileiras vem apresentando índices elevados de baixo auto-estima. A auto-estima pode ser definida como a visão que o individuo tem sobre si mesmo.

Segundo Moysés (2001) a autoestima é a percepção que o indivíduo possui de seu próprio valor e auto-conceito é a percepção que a pessoa possui de si própria. Marsh (1988, apud Belo e Almeida, 2002) acrescenta que o auto-conceito é o conceito que o indivíduo forma de si mesmo.

É visível na sociedade brasileira que as raízes da baixa autoestima esta inserida nas relações sociais e familiares, pois sabe-se que o meio social influencia no modo de ser do individuo.

Ainda pode se dizer que a baixa auto estima está presente em famílias de diversos níveis sociais, porem é nas famílias que apresentam uma condição econômica desfavorável se torna mais visível.

Segundo Humphreys (2000) a baixa auto-estima surge em famílias nas quais existem discrepâncias visíveis entre como seus membros se vêem e como os outros esperam que eles sejam. O nível de auto-estima dos pais pode estar intimamente relacionado com o desenvolvimento da auto-estima dos filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com