TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Referência em Assitencia Social (CRAS)

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.026 Palavras (21 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA

JOESEL DE SOUZA FERREIRA

RA 1638673

Centro de Referência em Assitencia Social (CRAS)

PIM IV

SÃO LUIZ GONZAGA - RS

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

JOESEL DE SOUZA FERREIRA

RA 1638673

CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTENCIA SOCIAL (CRAS)

PIM IV

Projeto Integrado Multidisciplinar IV                                                                                                                                               para obtenção do título de Técnologo em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Orientador:

São Luiz Gonzaga

2016

RESUMO

Este Projeto integrado Multidisciplinar tem por objetivo mostrar de forma clara e objetiva a organização de uma entidade da administração pública, ressaltando a forma como podem ser aplicados os conhecimentos adquiridos nas matérias de Gestão Pública e Políticas Públicas no Brasil, Introdução à Teoria do Estado e Dinâmica das Relações Interpessoais, bem como proporcionar a possibilidade de desenvolver um levantamento das características e práticas das referidas áreas dentro da administração pública, elaborando um projeto que resulte da pesquisa exploratória e ainda proporcionar de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem.

Nesse sentido destaco o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), que encontra-se em plena atividade, buscando prestar excelente serviço aos cidadãos do município de São Luiz Gonzaga. Desta forma, o referido CRAS tem como planejamento estratégico, traçar rumos, em médio e longo prazo, buscando formas de aprimorar seus serviços tornando-os mais eficientes.  

Palavras-chave: Legalidade, eficiência, inovação, equipe.

SUMÁRIO

1.Introdução............................................................................................... 5

2 – Gestão Pública e Políticas Públicas no Brasil..............................6

                2.1 Modelos de Administração pública...........................7

                     2.2 Políticas Públicas..........................................................13

                

3. Dinâmica das Relações Interpessoais..............................................15

  1. O Homem e suas relações interpessoais...........................16

3.2 A comunicação nas relações interpessoais............................17

                3.3 As formas de comunicação.....................................................1818

        

4. Introdução à Teoria do Estado.................................................................19

                           

5. Conclusão .........................................................................................21

6. Referências Bibliográficas...............................................................22


        1 – INTRODUÇÃO        

O presente projeto externa a estrutura organizacional do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município de São Luiz Gonzaga, RS, localizado na Av. Senador Pinheiro Machado Nº , CEP 97800-000, Centro, O que é o CRAS - Centro de Referência da Assistência Social? O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social e Comunitária, é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência soial. Em 2008 após o Município de São Luiz Gonzaga ter perdido alguns coofinaciamentos devido à falta de estrutura física e pessoal, foi definido pela Administração Publica daquele ano que fosse tomada as providencias necessárias na Secretária de Ação Social e Comunitária - SEMASC as providencias necessárias para que não perder mais coofinanciamento. Foi feito o projeto de Lei e a busca de estrutura física e profissional para iniciar as atividades do CRAS, através da lei nº 4710 de março de 2009. Com a estruturação do CRAS o Município conveniou com o governo Federal para executar PAIF- Programa de Atenção Integral a Família (através do PAIF são atendidos os bairros com oficinas de artesanato, grupo de gestantes, crianças de 03 a 08 anos, adolescentes de 12 a 14 anos); PROJOVEM Adolescente; Equipe Volante de CRAS para atender o interior do Município, ampliação do recurso para atividades do grupo de convivência e fortalecimento de vínculos da 3º Idade. O CRAS possui atualmente 12 funcionários entre concursados, estagiários e cargos de confiança. Desta feita foram realizados estudos e pesquisas observando em sua estrutura questões voltadas a Gestão Pública re Políticas Públicas no Brasil, Dinâmica das Relações Interpessoais e Teoria do Estado, onde este projeto tem como principal objetivo proporcionar de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem.

2 – Gestão Pública e Políticas Públicas no Brasil

 “Gestão Pública” é um termo recente, que indica utilização de práticas  novas na administração do setor público, algumas importadas do setor privado, outras recuperadas dos porões da história, outras desenvolvidas nas últimas décadas. Do ponto de vista do ensino, é mais vinculado à praticas de gestão, à funcionalidades e situação atual do Estado.

Na esfera pública, reconhece-se o administrador como sendo o agente público responsável pelas funções gerais de planejamento, orientação, coordenação e controle das diferentes entidades e empresas. A alta administração, por seu turno, é composta por agentes públicos dotados de poder para as tomadas de decisões visando conduzir a entidade ao alcance de seus objetivos institucionais, crescimento e sustentabilidade. O termo administração costuma ser adotado em uma série de situações, tanto no sentido amplo quanto restrito de sua aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (252.7 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com