TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos Estudos Antropológicos e Sociológicos

Por:   •  25/8/2021  •  Artigo  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

           

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER

CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EaD

Polo Linhares

Nome do tutor local: Lucimara Rodrigues de Souza

 

A Importância dos Estudos Antropológicos e Sociológicos

Daiane Cristina Magalhães RU 2406296

1. Introdução

Essas disciplinas desse módulo, trazem um pouco sobre Fundamentos da Antropologia que trouxe como principal pensador, Auguste Comte que fala sobre as Lei dos Três Estados que está relacionada diretamente ao Evolucionismo e suas fases de estágio de desenvolvimento, como: primitivismo, a barbárie e civilização.

Outra disciplina ao qual estudamos foi a de Fundamentos de Sociologia se conceitua inicialmente com histórias das concepções míticas que sofriam por meio de acontecimentos sobrenaturais, que através de estudos das Ciências passou por um processo de racionalização, seus principais pensadores desde o surgimentos foram: Durkheim, Marx e Weber, que é reconhecida no século XVI, com o Renascimento.

2. Conceituando Cultura

Segundo Roberto da Matta um antropólogo que remete muito sobre o comportamento da povo brasileiro, que tenta compreender os pontos primordiais da cultura do povo brasileiro, e ele traz de modo mais prático dois conceitos para se explicar o comportamento. A casa e a rua, mas não de forma a definir espaços físicos e sim conceituais das esferas do pensamento, diferenciando a existência, material da existência intelectual. A casa é o lar, onde se encontra tranquilidade, morada e a rua onde ocorre a vida social, os desafios, o trabalho, a agressividade. Esses espaços sociais são os pares da oposição o mundo da rua é do agito, da competição, da batalha, conflitos e disputo, o munda da casa é da família, do bem querer, onde temos um nome.

O mundo da casa está atrelado a como devemos agir, como devemos ser, a moralidade está presente, onde aprendemos o certo e errado e o onde a mulher domina como as condutoras da moralidade. A sociedade brasileira ainda é machista de forma que define a mulher como um indivíduo de paz e tranquilidade do lar e o homem da batalha e do trabalho fora. A mulher é subordinada as consequências de estar na rua, no mundo social da rua ela não é respeitada.

Temos o costume de associar cultura há momentos e materiais artísticos, mas também conceituamo-la como conhecimento, ou seja a pessoa que tem cultura é culta, porque estudou-se muito.

Na sociologia a cultura se difere, a cultura é vista de maneira artística e não de conhecimento, se referindo a simbolismo e significados, que cidadãos compartilham sua vida social. A cultura inclui a materialidade que são os objetos que podem ser trabalhados como os símbolos e a tecnologia, tanto quanto o imaterial que são as crenças e valores, e hábitos de um povo. Sendo assim a maneira a qual pensamos e agimos, determinam a cultura a qual pertencemos.

A cultura é algo que não se vive isoladamente, compartilhamos ideias e comportamentos, costumes, hábitos e crenças, e não é compartilhado de maneira genética dentro de uma família e sim com ensinamentos e práticas cotidianas. Então tudo aquilo que vamos aprendendo com o passar dos anos, com as pessoas a nossa volta, acabamos compartilhando e continuando nesse ciclo vicioso, mostrando que a vida em sociedade nos permite compartilhar experiências e histórias recontadas por nossos ancestrais e passadas para nossas próximas gerações sanguíneas ou não sanguíneas.

A cultura se faz de maneira associativa, de modo que quando virmos alguém fazendo, vestindo, falando, comendo, logo associamos aquela ação a há alguma coisa, lugar, pessoa, ou costume.

E a cultura é algo bem antigo que sempre sofrerá influências de outros lugares e outras pessoas, tudo ao nosso redor representa a uma cultura anterior, como as comidas típicas que foram criadas de outros povos e outras descendências, as músicas que hoje são de outro ritmos, surgiram de uma maneira diferente até ir se adequando ao século em que estamos vivendo sobre fortes mudanças tecnológicas, os teatros que surgiram na Grécia antiga e até hoje são apresentados, tudo que temos nos dias atuais veio de uma cultura antiga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com