TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Instrumentalidade do Serviço Social

Por:   •  26/8/2021  •  Resenha  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ALUNA:

NOME DO TUTOR LOCAL:

RELATÓRIO DE PESQUISA DE PORTFÓLIO

CICLO II MÓDULO B FASE II

DISCIPLINAS: Instrumentalidade do Serviço Social e Instrumentais Técnicos e Operativos do Serviço Social

Itabira, Minas Gerais

2018

ALUNA:

RELATÓRIO DE PESQUISA DE PORTFÓLIO

CICLO II MÓDULO B FASE II

DISCIPLINAS: Instrumentalidade do Serviço Social e Instrumentais Técnicos e Operativos do Serviço Social

[pic 2]

Itabira, Minas Gerais

2018

1 - INTRODUÇÃO 

        

Este relatório tem como objetivo apresentar a pesquisa realizada na Instituição Pública da Prefeitura Municipal de Itabira, especificamente na área social, na atuação da instrumentalidade e instrumentais do Trabalho do Assistente Social, além de discussão teórica sobre a definição de instrumentalidade, instrumentos do trabalho do Serviço Social, frisando a importância de estudar as dimensões que compõem a formação e todo o processo de trabalho do Assistente Social.         

Válido ressaltar que de acordo com o conteúdo estudado, o assistente social utiliza de diversos instrumentos sociais para melhor desenvolvimento de seus trabalhos

 

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1 Debate Teórico

A instrumentalidade é a capacidade construtiva da profissão do Serviço Social em utilizar instrumentos para alcançar objetivos pautados na defesa de direitos do cidadão na situação de vulnerabilidade social.        

A instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas (neste caso, a instrumentação técnica, mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da    profissão, construída e reconstruída no processo sócio histórico. GUERRA (1999, p.1).

Considerando o trabalho do serviço social é importante ressaltar que a intervenção do assistente deve ser composta de três dimensões: a teorico-metodologica, a ético-política e a técnico operativa.

Segundo Guerra, essas dimensões devem ser sempre interligadas e complementar o trabalho do assistente social. O trabalho do Assistente Social deve ser pautado dentro destas três dimensões.

A Dimensão teorico-operativa deve ser concebida além das capacidades técnicas e instrumentais, incluindo ações e procedimentos adotados pelo assistente social, visando atingir a uma determinada finalidade, utilizando-se de intervenções técnicas, métodos e leis e realiza efetivamente a transformação do objeto e do Serviço Social, compondo-se de instrumentos como a entrevista, a observação, o estudo, o parecer social e os encaminhamentos, dentre outros. (Yamamoto, 1999a, p.60)

A Dimensão teorico-metodologica constituem no conjunto de conhecimentos e possibilitam a aproximação do conhecimento do objeto e descreve a teoria e métodos como instrumento de análise real, onde ocorre a intervenção do profissional do serviço social.

A Dimensão ético-política é comprometida com a materialização do projetos ético-politico do serviço social, se relaciona aos valores e princípios protegidos pelo código de ética, valores que são orientados pelo serviço social.

Considerando as dimensões: técnico operativa, metodológica e ético-política na atuação do assistente social analisa-se que elas refletem de forma intensa na atuação crítica e planejada do assistente social. Os instrumentais do serviço social são de imensa importância para ter um embasamento profundo na atuação do assistente social.

De acordo com Lisboa e Pinheiro (2005, p.205) afirmam que “os instrumentos ou meios de trabalho são elementos fundamentais de qualquer processo de trabalho. São eles que potencializam a ação do trabalhador sobre seu projeto de trabalho ou matérias prima. O ser humano é o único ser capaz de criar meios e instrumentos de trabalho.

Os Assistentes Sociais realizam o trabalho de forma educativa, por meio de diálogo, reflexões, entrevistas, sempre com incentivo a participação, com apoio coletivo, buscando informações sobre o cotidiano do usuário, como cidadãos de direitos e sempre pensando numa forma de efetivar esses direitos de acordo com legislação, com respeito pleno em relação a condição de gênero, deficiência, assegurando tratamento igualitário a todos.

Os instrumentos do trabalho do Serviço Social se dividem em observação, entrevista, grupos, reuniões, mobilização de comunidades, visita domiciliar e visitas institucionais, que se denominam instrumentos diretos. São também utilizadas atas de reuniões, livros de registro, diário de campo, relato de campo e parecer social, que são os instrumentos indiretos.

O Assistente Social tem a tarefa de responder com competência as demandas sociais apresentadas no seu cotidiano profissional, pois a natureza interventiva da profissão exige dos profissionais a utilização de instrumentos e técnicas articuladas com as dimensões teórica, ética e política. LISBOA E PINHEIRO (2005, p.205)

É importante ressaltar que o Serviço Social deve ser pautado sempre no Código de Ética, pois é um documento que descreve o processo de trabalho do Assistente Social e prescreve os direitos e deveres deste profissional

Os Assistentes Sociais trabalham diariamente tomando como base as dimensões da profissão (a teorico-metodologica, a ético-política e a técnico operativa) seguindo princípios e valores humanistas e objetivando desigualdades e injustiças sociais, nas situações de vulnerabilidade social e violação de diretos que atingem uma grande parcela da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com